180 likes | 373 Views
Fechamento Caso 4. Indicadores financeiros Caso 4 Administração financeira i. Índices Financeiros. A análise por meio de índices é usada para comparar o desempenho e a situação de uma empresa com outras empresas, ou consigo mesma ao longo do tempo.
E N D
Fechamento Caso 4 Indicadores financeiros Caso 4 Administração financeira i
Índices Financeiros • A análise por meio de índices é usada para comparar o desempenho e a situação de uma empresa com outras empresas, ou consigo mesma ao longo do tempo. • Ela não fornece evidências conclusivas sobre a existência de um problema, ela simplesmente dirige o analista à potenciais áreas de preocupação. • Um único índice geralmente não fornece informações suficientes para se julgar o desempenho global da empresa • As demonstrações financeiras que estão sendo comparadas devem ter a mesma data ou mês de encerramento • É preferível usar demonstrações financeiras auditadas, para assegurar que os números reflitam a situação real
Informações Contábeis para Gestão Empresarial • Trata-se de uma análise econômico-financeira baseada nas informações provenientes do Balanço Patrimonial e da DRE. • Os indicadores mais comuns são: • Liquidez: apontam a capacidade de pagamento da empresa; • Atividade: mostram a dinâmica de algumas atividades da empresa; • Endividamento: refletem o nível de endividamento da empresa; • Lucratividade: avaliam o desempenho econômico da empresa; • Rentabilidade: demonstram a estrutura de capital da empresa.
Indicadores de Liquidez Liquidez Imediata (LI): mede a capacidade financeira da empresa em honrar imediatamente seus compromissos de curto prazo contando apenas com suas disponibilidades, ou seja os recursos disponíveis em caixa ou bancos. Liquidez Corrente (LC): medequanto a empresa poderá dispor em recursos a curto prazo (caixa, bancos, clientes, estoques, etc.) para pagar suas dívidas circulantes (fornecedores, empréstimos e financiamentos a curto prazo, contas a pagar, etc.). Liquidez Seca (LS): medequanto a empresa poderá dispor de recursos circulantes, sem levar em consideração seus estoques, para fazer face às suas obrigações a curto prazo. Liquidez Geral (LG): mede a capacidade da empresa em honrar todas as suas exigibilidades, contando, para isso, com os seus recursos realizáveis a curto e longo prazos.
Indicadores de Atividade Prazo Médio de Recebimento (PMR): retrata quanto tempo a empresa leva para receber dos clientes, indicando o tempo decorrido entre a venda e o efetivo ingresso dos recursos. Prazo Médio de Pagamento (PMP): indica quanto tempo a empresa leva para pagar aos fornecedores suas obrigações decorrentes das compras de matérias-primas ou mercadorias. Prazo Médio de Estoque (PME): indica o tempo que a empresa precisa para renovar seus estoques. É o tempo decorrido entre a compra e a venda das mercadorias.
Indicadores de Atividade Ciclo Operacional (CO): indica otempo total das atividades operacionais. Indica o tempo entre a aquisição de matéria-prima até o recebimento relativo às vendas. Ciclo Financeiro (CF): indica o tempo entre o desembolso para a aquisição de matéria-prima até o recebimento relativo às vendas. Giro dos Ativos: indica o nível de eficiência do uso dos ativos para a geração de receitas. Giro do Patrimônio Líquido: indica o nível de eficiência do uso do capital próprio para a geração de receitas
Indicadores de Endividamento Financiamento de Terceiros: demonstra o grau de endividamento da empresa em relação ao capital de terceiros. Financiamento de Capital Próprio: demonstra o grau de endividamento da empresa em relação ao capital próprio.
Indicadores de Lucratividade Margem Bruta (MB): mede a porcentagem de cada unidade monetária de venda que restou, após a empresa ter pago seus produtos. Margem Operacional (MO): mede a porcentagem de lucro obtido em cada unidade monetária de venda, antes dos juros e do imposto de renda. Margem Líquida (ML): mede a porcentagem de lucro obtido em cada unidade monetária de venda, após a dedução de todas as despesas, incluindo o Imposto de Renda.
Indicadores de Rentabilidade Return On Assets (ROA): mede a eficiência global da administração na geração de lucros com seus ativos disponíveis. Return On Equity (ROE): mede o retorno obtido sobre o investimento (ações preferenciais e ordinárias) dos proprietários da empresa. Lucro por Ação (LPA): mede o valor ganho por ação ordinária e não o montante dos lucros distribuídos. Preço/Lucro (P/L): mede o palor pago para cada ação em relação ao seu lucro. Quanto maior o índice, maior a confiança do acionista na empresa.
Risco e Retorno Supondo: custo de crédito cp=15% lp=20% LAJIR=10000 AP: 1.200.000 PC/AT: 20% ELP/AT: 30% PL/AT: 50% Elevando o AC e o CCL Risco menor Retorno menor
Boa liquidez Mais eficiente Equilibrado Melhorou Melhorou