1 / 27

Agricultura e derivados

Agricultura e derivados. No concelho de Monchique.

presta
Download Presentation

Agricultura e derivados

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Agricultura e derivados

  2. No concelho de Monchique • Destaca-se uma forte produção silvícola (pinheiros e eucaliptos), e ainda algumas manchas de castanheiros e sobreiros, mas já com um menor peso na economia local. Associada a estas explorações, existe também uma produção significativa de mel e de medronho, com o qual se produz um dos produtos mais famosos do Algarve.

  3. Produtos de Monchique A Aguardente de Medronho. As batatas, o milho e alguns hortícolas são produzidos em pequenas unidades, muitas vezes em conjunto com os citrinos e o olival.

  4. A suinicultura de Monchique A suinicultura intensiva de tipo industrial, mas também extensiva de tipo familiar e subsistência, é claramente uma vocação dos produtores de Monchique.

  5. A suinicultura de Monchique Complementar à produção intensiva de suínos, existe, também em Monchique, uma importante actividade artesanal de produção de enchidos de muito boa qualidade a partir da criação extensiva do “Porco Preto da Montanheira”.

  6. A apicultura em Monchique A apicultura é também uma actividade típica da Serra de Monchique, sendo o “Mel das Serras de Monchique” um produto com denominação de Origem protegida.

  7. Medronho de Monchique O fabrico de Aguardente de Medronho, outro produto de elevada qualidade, específico deste território, é uma actividade tradicional da Serra, que contribui de forma muito significativa para a economia familiar e empresarial.

  8. concelho de Monchique • Trata-se portanto de um território, em que a actividade dos agricultores é globalmente extensiva e, apesar da suinicultura ser, em Monchique (onde se criam mais de 50% dos suínos da região) uma actividade marcadamente intensiva, a bovinicultora e ovicultura de carne são também extensivas.

  9. Produtos químicos mais utilizados na agricultura Os pesticidas são classificados de acordo com as pragas que eles atacam. Herbicidas:São usados para o controle de ervas daninhas; Fungicidas:São usados para o controle de fungos; Fertilizantes:São usados para fortalecer a terra; Insecticidas:São usados para o controle de insectos; Acaricidas:São usados para o controle de ácaros;

  10. Produtos químicos mais utilizados na agricultura • Bactericidas:São usados para o controle de bactérias; • Nematicidas:São usados para o controle de nematóides (vermes); • Rodenticidas:São usados para o controle de ratos e outros tipos de roedores; • Muluscicidas:São usados para o controle de moluscos.

  11. Equipamentos agrícolas usados na agricultura Antigamente usava-se a charrua ou o arade (que era puxada pela tracção animal) para lavrar a terra.

  12. Equipamentos agrícolas usados na agricultura • A enxada e ancinho também eram utensílios indispensáveis, para o auxílio do agricultor. A enxada servia e ainda hoje serve, para cavar a terra e para a manutenção da sementeira e o ancinho serve para alisar a terra.

  13. Equipamentos agrícolas usados na agricultura • Actualmente a charrua caiu em desuso. Hoje em dia, até os pequenos agricultores já manuseiam a terra com o auxílio de novos mecanismos, como por exemplo: moto-enxadas, moto-cultivadores e tractores agrícolas.

  14. Máquinas Agrícolas • Existem hoje vários tipos de sistemas de automação com sofisticação tecnológica que estão a ser empregues na agricultura.

  15. Utilização das diferentes Máquinas • O sucesso em robots para fins agrícolas tem nos dias de hoje vários tipos de utilização ou aplicações, como por exemplo a aplicação de tratamentos e de adubos.

  16. Melhorias na Agricultura • O desenvolvimento das tecnologias da informação, tem contribuído para uma automação mais acentuada do sector agrícola, tendo em vista o aumento da eficiência e segurança alimentar.

  17. Tarefas automatizadas na agricultura • Outra das tarefas que recentemente começou a ser automatizada é a da classificação e selecção de frutos com base nos atributos da dimensão e cor.

  18. Sensores de imagem • A aplicação de sensores de imagem e de técnicas de aquisição e processamento de imagem por computador na agricultura, tem vindo a acentuar-se ao longo dos últimos anos.

  19. Sistemas de controlo de estufas O sistema de controlo de estufas é realizado por um conjunto de estações base que estão ligados por cabo ou rádio frequência a um computador.

  20. Sistemas de controlo de estufas O sistema tem ainda a possibilidade de enviar sinais de alarme ao agricultor usando uma rede móvel GSM, bem como a facilidade de ser programado pela mesma via.

  21. O futuro das TIC na agricultura A continuação do desenvolvimento quer do hardware, quer do software permitirá um maior conhecimento e controlo dos processos que ocorrem na agricultura, na utilização de robots mais versáteis, abrindo novos caminhos para a obtenção de uma maior e melhor produção.

  22. GASTRONOMIA • A vila de Monchique destaca-se neste capítulo pois é conhecida pela Suinicultura, prova disso são os conhecidos enchidos feitos com carne de porco (molho, morcela de farinha e presuntos, expostos anualmente na Feira dos Enchidos e na Feira do Presunto, respectivamente. farinheira, morcela e chouriça).

  23. Enchidos de Monchique

  24. Bolo de Tacho (A sua História) • Teve a sua origem no Convento de Nossa Senhora do Desterro, fundado em 1631 na Serra de Monchique, por D.Pêro da Silva, que mais tarde foi Vice-Rei da Índia.

  25. Bolo de Tacho (A sua História) • Foram os frades deste convento, que fizeram o primeiro bolo com os produtos da região daquela época (milho, azeite, mel e banha).

  26. Bolo de Tacho (A sua História) • Ao bolo formado com estes ingredientes deram o nome de “Bolo de Tacho”

  27. Bolo de Tacho (A sua História) • A partir daí passou a ser feito e comido no dia 1 de Maio, dia em que todo o povo de Monchique festejava com passeios pelo campo e cestas com merendas, onde era “Rei” o famoso Bolo de Tacho

More Related