1 / 29

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTÊNDÊNCIA DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTÊNDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR. GESTÃO DEMOCRÁTICA. É necessário que tenhamos clareza de que democracia é algo que se aprende praticando, vivenciando.

reia
Download Presentation

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTÊNDÊNCIA DA EDUCAÇÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTÊNDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR GESTÃO DEMOCRÁTICA É necessário que tenhamos clareza de que democracia é algo que se aprende praticando, vivenciando. A participação não é algo nato, mas exige formação, aprendizado. “Educação supõe transformação e não há transformação pacífica. Ela é sempre conflituosa.” Gadotti

  2. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTÊNDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR INSTÂNCIAS COLEGIADAS Instâncias colegiadas são aquelas em que há representação diversas e as decisões são tomadas em grupo, com o aproveitamento de experiências diferenciadas.

  3. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTÊNDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR O PAPEL DO PEDAGOGO NA EFETIVAÇÃO DAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS (Conselho Escolar; APMF; Grêmio Estudantil) O pedagogo juntamente com o diretor deve coordenar e articular as ações de todos os segmentos de todas as instâncias colegiadas, visando a efetivação do projeto político pedagógico na construção do trabalho educativo.

  4. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTÊNDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR CONSELHO ESCOLAR

  5. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTÊNDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR CONSELHO ESCOLAR É o órgão máximo de direção do estabelecimento de ensino (Art. 6º da Resolução nº 4649/2008).

  6. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTÊNDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR Os Conselhos Escolares contribuem para a criação de um novo cotidiano escolar, no qual a escola e a comunidade se identificam no enfrentamento dos desafios escolares e na problemática da realidade brasileira.

  7. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTÊNDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR Art. 2° - (subs. para elab. do estatuo do C.E) - O Conselho Escolar é um órgão colegiado, representativo da Comunidade Escolar, de natureza deliberativa, consultiva, avaliativa e fiscalizadora, sobre a organização e realização do trabalho pedagógico e administrativo da instituição escolar (...), para o cumprimento da função social e específica da escola.

  8. Art. 7° - (subs. para elab. do estatuo do C.E) - O Conselho Escolar abrange toda a comunidade escolar e tem como principal atribuição, aprovar e acompanhar a efetivação do projeto político-pedagógico da escola, eixo de toda e qualquer ação a ser desenvolvida no estabelecimento de ensino. (Resolução n. 2124/2005)

  9. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTÊNDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR É a instância que cotidianamente coordena a gestão escolar, constituída por representantes de pais, professores, alunos, funcionários, direção e comunidade organizada.

  10. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTÊNDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR Documentos que organizam o Conselho Escolar • Deliberação nº 020/91 do CEE; • Resolução nº 4839/94, em conformidade com a Deliberação nº 020/91 – Conselho Estadual de Educação – CEE; • Resolução nº 2124/05

  11. Resolução nº 4649/08, revogando a Resolução nº 2124/05; • Material de apoio para subsidiar a elaboração dos Estatutos do Conselho Escolar do Paraná; • Cadernos do curso “Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.”

  12. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTÊNDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO Realizar uma gestão democrática significa acreditar que todos juntos têm mais chances de encontrar caminhos para atender às expectativas da sociedade a respeito da atuação da escola. Ampliando o número de pessoas que participam da vida escolar, é possível estabelecer relações mais flexíveis e menos autoritárias entre educadores e comunidade escolar.

  13. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTÊNDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR Questões que devemos refletir... 1) Qual a função do Conselho Escolar na gestão democrática? 2) Quais os principais problemas encontrados nas escolas referentes a formação e atuação do Conselho Escolar? 3) As decisões tomadas nas reuniões são amplamente divulgadas para a comunidade escolar?

  14. 4) Como acontece a participação do Pedagogo no Conselho Escolar em sua escola? 5) O que fortalece ou fragiliza a participação dos segmentos no Conselho Escolar de sua escola? 6) Quais são as responsabilidades do Pedagogo na elaboração do estatuto, das eleições e das reuniões do conselho Escolar, para que sejam realizados conforme as normas vigentes?

  15. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTÊNDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E FUNCIONÁRIOS (APMF)

  16. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTÊNDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR A FUNÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E FUNCIONÁRIOS (APMF) NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS DO COTIDIANO ESCOLAR

  17. Coutinho (2002, p. 19) “com a gestão democrática, parte-se do princípio de que o diretor não está sozinho, nem para decidir e nem para agir. Percebemos que a gestão democrática não é sinônimo de “todo mundo faz tudo”, ou “qualquer um faz qualquer coisa”. Cada sujeito do processo educativo tem suas funções específicas, porém, o planejamento e a implementação das ações parte sempre do coletivo”.

  18. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTÊNDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR DA NATUREZA Art. 2º- A APMF, ou similares, pessoa jurídica de direito privado, é um órgão de representação dos Pais, Mestres e Funcionários do Estabelecimento de Ensino, não tendo caráter político-partidário, religioso, racial e sem fins lucrativos, não sendo remunerados os seus Dirigentes e Conselheiros, sendo constituído por prazo indeterminado.

  19. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTÊNDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR Estrutura de composição da APMF Art. 14º - São órgãos da administração da APMF: I - ASSEMBLÉIA GERAL; • Assembléia Geral Ordinária • Assembléia Geral Extraordinária

  20. II - CONSELHO DELIBERATIVO E FISCAL; III – DIRETORIA; IV - ASSESSORIA TÉCNICA.

  21. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTÊNDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR IV - Assessoria Técnica. Art. 33 - A Assessoria Técnica é constituída pelo(a) Diretor(a) e representantes da equipe pedagógica e administrativa da Unidade Escolar, independente do mandato da Diretoria da APMF.

  22. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTÊNDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR Art. 34- Compete à Assessoria Técnica: I - orientar quanto às normas e legislação para criação, funcionamento e registro da APMF; II - oferecer suporte pedagógico aos projetos a serem executados pela Associação, visando sempre a garantia da execução do Projeto Político Pedagógico e da garantia dos direitos dos estudantes;

  23. III - participar das discussões e da implantação e complementação do Estatuto da APMF; IV - participar das Assembléias Gerais, reuniões da Diretoria e do Conselho Deliberativo e Fiscal da APMF; V - opinar sobre a aplicação dos recursos de acordo com as finalidades da APMF;

  24. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTÊNDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR VI - participar das Assembléias Gerais, reuniões da Diretoria e do Conselho Deliberativo e Fiscal da APMF, opinando sobre a aplicação dos recursos de acordo com as finalidades da APMF;

  25. Questões para reflexão: 1 - Qual a função da APMF na gestão do processo educativo? 2 - Qual a finalidade da atuação da APMF em relação à Proposta Pedagógica da escola? 3 - Quais os principais problemas encontrados nas escolas referentes à formação e atuação da APMF?

  26. 4 - Como acontece a participação do pedagogo na APMF em sua escola? 5 - Quais são as responsabilidades do Pedagogo na elaboração do Estatuto, das eleições e das reuniões da APMF, para que sejam realizadas conforme as normas vigentes?

  27. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTÊNDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR GRÊMIO ESTUDANTIL

  28. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTÊNDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR OS ALUNOS E A RELAÇÃO COM A ESCOLA

  29. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTÊNDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR 1 - Com a participação dos alunos nas decisões, a escola será um lugar melhor!!! 2 - Eles têm alguma influência para gerar mudanças positivas na escola para benefício do grupo? 3 - Qual é a participação dos alunos nas decisões, intervenções e formações políticas na escola?

More Related