1 / 28

Especialidades Odontológicas

Especialidades Odontológicas. Resolução: CFO - 185/93. Dentística.

stasia
Download Presentation

Especialidades Odontológicas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Especialidades Odontológicas Resolução: CFO - 185/93.

  2. Dentística • Art 50. É a especialidade que tem como objetivo o estudo e a aplicação de procedimentos educativos, preventivos, operatórios e terapêuticos para preservar e devolver ao dente integridade anátomo-funcional e estética. Art 51. As áreas de competência para atuação incluem: • diagnóstico e prognóstico das doenças dentárias; • procedimentos estéticos, educativos e preventivos; • procedimentos conservadores da vitalidade pulpar; e, • tratamento das lesões dentárias possíveis de restauração, inclusive a confecção de coroas individuais e restaurações metálicas fundidas.

  3. Periodontia Art 64. ...tem como objetivo o estudo, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das doenças gengivais e periodontais, visando à promoção e ao restabelecimento da saúde periodontal.Art 65. As áreas de competência para atuação incluem:a) avaliação diagnostica e planejamento do tratamento;b) controle de causas das doenças gengivais e periodontais;c) controle de seqüelas e danos das doenças gengivais e periodontais; d) procedimentos preventivos, clínicos e cirúrgicos para regeneração dos tecidos periodontais;e) outros procedimentos necessários à manutenção ou à complementação do tratamento das doenças gengivais e periodontais; e,f) colocação de implantes e enxertos ósseos.

  4. Endodontia • Art 52. Endodontia é a especialidade que tem como objetivo a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos peri-radiculares. Art 53. As áreas de competência para atuação incluem: a)procedimentos conservadores da vitalidade pulpar;b) procedimentos cirúrgicos no tecido e na cavidade pulpares;c)procedimentos cirúrgicos para-endodônticos;e,d)tratamento dos traumatismos dentários.

  5. Cirurgia e TraumatologiaBuco-Maxilo-Faciais • Art. 41.É a especialidadeque tem comoobjetivo o diagnóstico e o tratamentocirúrgicodas doenças, traumatismos, lesões e anoma-liascongênitas e adquiridas do aparelhomastigatório e anexos, e es-truturascrânio-faciaisassociadas. • Art. 42.São áreas de atuação: a) implantes, enxertos, transplantes e reimplantes; b) biópsias; c) cirurgia com finalidadeprotética; d) cirurgia com finalidadeortodôntica; e) cirurgiaortognáticaf) tratamentocirúrgico de cistos; afecçõesradicularese periradiculares; doenças das glândulassalivares; doenças da articulaçãotêmporo-mandibular… tumoresmalignos da cavidadebucal, quando o especialistadeveráatuarintegradoemequipe de oncologista; e, de distúrbioneurológico, com manifestaçãomaxilo-facial, emcolaboração com neurologistaouneurocirurgião.

  6. Cirurgia e TraumatologiaBuco-Maxilo-Faciais • Parágrafoúnico. Emcaso de acidentescirúrgicos, queacarretemperigo de vidaaopaciente, o cirurgião-dentistapoderálançarmão de todososmeiospossíveisparasalvá-lo. • Art. 43.Évedada a prática de cirurgiaestética, ressalvadas as estético-funcionais do aparelhomastigatório. • Art. 44.OsCDs somentepoderãorealizarcirurgias sob anestesiageral, emambientehospitalar, cujodiretortécnicosejamédico, e quedisponha das indispensáveiscondições de segurançacomuns a ambientescirúrgicos. • Art. 45.Somentepoderãoserrealizadas, emconsultóriosouambulatórios, cirurgiassob anestesia local.

  7. Cirurgia e TraumatologiaBuco-Maxilo-Faciais • Art. 46.Quando o êxitoletal for atingidocomoresultado do atocirúrgicoodontológico, deveráser o atestado de óbitofornecidopelomédicoquetenhaparticipado do atocirúrgicooupeloInstitutoMédico Legal. • Art. 47.Noscasos de enxertosautógenos, cujaregiãodoadora se encontrefora da áreabuco-maxilo-facial, estesdeverãoserretiradospormédicos. • Art. 48.Noscasos de lesões, com expansãooucomprometimentoqueatinjamregiõesfora da áreabuco-maxilo-facial, éimprescindívelque o cirurgião-dentistaatueintegrado com o médico. • Art. 49.Emlesões de interessecomumàOdontologia e àMedicina, a equipecirúrgicadeveráserconstituídade médico e cirurgião-dentista, ficandoentão a equipe sob a chefia do médico. Parágrafoúnico. As traqueostomiaseletivasdeverãoserrealizadaspormédicos.

  8. Cirurgia e TraumatologiaBuco-Maxilo-Faciais

  9. Cirurgia e TraumatologiaBuco-Maxilo-Faciais

  10. Odontologia Legal • Art. 54.Éa especialidadeque tem comoobjetivo a pesquisa de fenômenospsíquicos, físicos, químicos e biológicosquepodematingirouteratingido o homem, vivo, mortoouossada, e mesmofragmentosouvestígios, resultandolesõesparciaisoutotaisreversíveisouirreversíveis. Parágrafoúnico. A atuaçãorestringe-se a análise, perícia e avaliação de eventosrelacionados com a área de competência do cirurgião-dentistapodendo, se as circunstânciaso exigirem, estender-se a outrasáreas, se disso depender a busca da verdade, no estritointeresse da justiça e da administração.

  11. Odontologia Legal • Art. 55.São áreas de competênciadesteespecialista: •                     a) identificaçãohumana;                     b) períciaemforo civil, criminal e trabalhista;                     c) períciaemáreaadministrativa;                     d) perícia, avaliação e planejamentoeminfortu-nística;                     e) tanatologiaforense;                     f) elaboração de:                          1) autos, laudos e pareceres;                          2) relatórios e atestados; g) traumatologiaodonto-legal;                     h) balísticaforense: i) perícialogística no vivo, no morto, íntegroouemsuaspartesemfragmentos;                     j) períciaemvestígioscorrelatos, inclusive de manchasoulíquidosoriundos da cavidadebucalounelapresentes;                     l) examesporimagempara fins periciais;                     m) deontologiaodontológica;                     n) orientaçãoodonto-legal para o exercícioprofis-sional; e,                     o) examesporimagenspara fins odonto-legais.

  12. Odontologia Legal

  13. OdontologiaemSaúdeColetiva • Art. 56.É a especialidadeque tem comoobjetivo o estudo dos fenômenosqueinterferemnasaúdebucalcoletiva, pormeio de análise, organização, planejamento, execução e avaliação de serviços, projetosouprogramas de saúdebucal, dirigidos a grupospopulacionais, com ênfasenosaspectospreventivos. • Art. 57.São áreas de competência: • a) análisesócio-epidemiológica dos problemas de saúdebucal da comunidade; b) elaboração e execução de projetos, programas e/ousistemas de açãocoletivaou de saúdepúblicavisandoà promo-ção, aorestabelecimento e aocontrole da saúdebucal; c) participação, emníveladministrativo e operacional de equipemultiprofissional, porintermédio de: • 1) organização de serviços; 2) gerenciamentoemdiferentessetores e níveis de administraçãoemSP; 3) vigilânciasanitária; 4) controle das doenças; 5) educaçãoemsaúdepública; e, • d) identificação e prevenção das doençasbucaisoriundasexclusivamente da atividadelaboral.

  14. OdontologiaemSaúdeColetiva

  15. Odontopediatria • Art. 58.É a especialidadeque tem comoobjetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúdebucal da criança, a educaçãopara a saúdebucal e a integraçãodessesprocedimentos com os dos outros profissionais da área da saúde. • Art. 59.São áreas de competência: • a) educação e promoção de saúdebucal, devendo o especialistatransmitiràscrianças, aosseusresponsáveis e àcomunidade, osconhecimentosindispensáveisàmanutenção do estado de saúde das estruturasbucais; b) prevençãoemtodososníveis de atenção, devendo o especialistaatuarsobreosproblemasrelativosàcáriedentária, àdoença periodontal, àsmaloclusões, àsmalformaçõescongênitas e àsneoplasias; c) diagnóstico dos problemasbuco-dentários; d) tratamento das lesões dos tecidos moles, dos dentes, dos arcos dentários e das estruturasósseasadjacentes, decorrentes de cáries, traumatismos, alteraçõesnaodontogênese e malformaçõescongênita e) condicionamento da criançapara a atençãoodontológica.

  16. Odontopediatria

  17. PatologiaBucal Art. 62. PatologiaBucalé a especialidadeque tem comoobjetivo o estudo laboratorial das alterações da cavidadebucal e estruturasanexas, visandoaodiagnóstico final e aoprognósticodessasalterações. Parágrafoúnico. Para o melhorexercício de suaatividade, o especialistadeverá se valer de dados clínicos e examescomplementares. Art. 63. As áreas de competênciaparaatuação do especialistaemPatologiaBucalincluem a execução de exameslaboratoriaismicroscópicos, bioquímicos e outros bemcomo a interpretação de seusresultados.

  18. PatologiaBucal

  19. PatologiaBucal

  20. PróteseBuco-Maxilo-Facial • Art. 66.É a especialidadeque tem comoobjetivo a reabilitaçãoanatômica, funcional e estética, pormeio de substitutosaloplásticos, de regiões da maxila, da mandíbula e da face ausentesoudefeituosas, comoseqüelas da cirurgia, do traumatismoouemrazão de malformaçõescongênitasou de distúrbios do desenvolvimento. • Art. 67. As áreas de competênciaparaatuação do espe-cialistaemPróteseBuco-Maxilo-Facial incluem: • a) diagnóstico, prognóstico e planejamento dos procedimentosemPróteseBuco-Maxilo-Facial; b) confecções, colocação e implantação de PróteseBuco-Maxilo-Facial; e, c) confecção de dispositivosauxiliares no trata-mentoemanoterápico das regiõesBuco-Maxilo-Faciais.

  21. PróteseBuco-Maxilo-Facial

  22. PróteseDentária • Art. 68.É a especialidadeque tem comoobjetivo o restabelecimento e a manutenção das funcões do sistemaestomatognático, visando a proporcionarconforto, estética e saúdepelarecolocação dos dentesdestruídosouperdidos e dos tecidoscontíguos. • Art. 69.São áreas de competência: • a) diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle dos distúrbioscrânio-mandibulares e de oclusão, através da prótesefixa, da próteseremovívelparcialou total e da prótesesobreimplantes; b) atividades de laboratórionecessáriasàexecu-ção dos trabalhosprotéticos; e, c) procedimentos e técnicas de confecção de peças, aparelhosfixos e removíveisparciais e totaiscomosubstituição das perdas de substânciasdentárias e paradentárias.

  23. PróteseDentária

More Related