1 / 10

Estimulação precoce

Estimulação precoce . “...as crianças são seres em construção, maleáveis nas suas capacidades e com uma inteligência que pode se expandir à medida que o ambiente a estimule” (Maria Del Carmen Ordóñez Legarda y Alfredo Tinajero Miketta).

thao
Download Presentation

Estimulação precoce

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Estimulação precoce

  2. “...as crianças são seres em construção, maleáveis nas suas capacidades e com uma inteligência que pode se expandir à medida que o ambiente a estimule” (Maria Del Carmen Ordóñez Legarda y Alfredo Tinajero Miketta).

  3. A estimulação precoce é feita através da convivência e de brincadeiras dos pais com os filhos e de educadores com os educandos. Não é uma abordagem do desenvolvimento simplesmente intelectualista. Envolve a presença do aspecto afetivo, que constitui o elemento central para o desenvolvimento nos primeiros anos de vida.

  4. O objetivo da estimulação precoce não é a criação de gênios, mas de pessoas felizes e seguras, base para uma vida emocional saudável. Constitui um importante recurso para o desenvolvimento, pois os primeiros cinco anos de vida correspondem ao período em que se formam 90% das conexões sinápticas, que são as ligações entre os neurônios. Os resultados da estimulação precoce são benéficos a curto e longo prazo.

  5. Oferecemos a seguir algumas diretrizes com inspiração no inventário HOME (HOME FOR OBSERVATION MEASURMENT OF ENVIROMENT), para assegurar o desenvolvimento adequado da criança.

  6. Na casa deve haver brinquedos, materiais de leitura e espaço para brincadeiras. • A estimulação da linguagem. • O ambiente físico. • A relação com os pais. • Os pais devem estimular o comportamento acadêmico dos filhos. • Os pais devem oferecer uma estimulação variada à criança. • Pelo menos uma refeição diária deve ser feita na presença de um dos pais. • Os pais devem evitar a aplicação de castigos físicos.

  7. "Um aviso aos pais: bater em crianças pode causar danos cognitivos piores do que se imaginava. Estudo recente aponta que as surras diminuem o Q.I de crianças. O quociente de inteligência de crianças entre 2 e 4 anos que receberam palmadas regulares de seus pais caiu mais de cinco pontos no decorrer de quatro anos, comparado com o de crianças que não levaram palmadas. A pesquisa foi realizada pela Universidade de New Hampshire, em Durham, juntamentre com o Centro de Pesquisa e Prevenção em Berkeley, na Califórnia". Fonte: Revista Psique, ano V, n° 54. p. 18.

  8. “Estudos feitos na década de 1970-1980 demonstraram que os vínculos são formados desde a etapa intra-uterina e que, imediatamente após o nascimento, o seio materno e o contato pele a pele são fundamentais para o seu fortalecimento” (p.17). Quando este vínculo não ocorre no primeiro ano de vida o desenvolvimento cognitivo, afetivo e perceptivo será afetado (idem).

  9. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA LEGARDA, Maria Del Carmen Ordóñez; MIKETTA, A. Tinajero. Estimulação precoce: inteligência emocional e cognitiva, v. 1. São Paulo: Cultural, s/d. Revista Psique, ano V, n° 54. p. 18. SNOWLING, Margaret; STACKHOUSE, Joy [ET AL.]. Dislexia, fala e linguagem: um manual do professional.Porto Alegre: Artmed, 2004.

  10. Fábio Alexandre Pereira Psicopedagogo

More Related