1 / 34

O CÉREBRO VAI PARA A ESCOLA E O CORAÇÃO VAI JUNTO.

O CÉREBRO VAI PARA A ESCOLA E O CORAÇÃO VAI JUNTO. Reflexões para a educação infantil . QUAL É A MENSAGEM MAIS APROPRIADA AO TEMA? TANTO O CÉREBRO QUANTO O CORAÇÃO ESTÃO NO CORPO DO EDUCADOR E DO APRENDIZ. O EDUCADOR TEM QUE PENSAR

thelma
Download Presentation

O CÉREBRO VAI PARA A ESCOLA E O CORAÇÃO VAI JUNTO.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O CÉREBRO VAI PARA A ESCOLA E O CORAÇÃO VAI JUNTO. Reflexões para a educação infantil.

  2. QUAL É A MENSAGEM MAIS APROPRIADA AO TEMA? TANTO O CÉREBRO QUANTO O CORAÇÃO ESTÃO NO CORPO DO EDUCADOR E DO APRENDIZ. O EDUCADOR TEM QUE PENSAR NO QUE VAI ENSINAR, GOSTAR DO ASSUNTO E INTERESSAR OS APRENDIZES. O EDUCADOR DEVE SER AFETUOSO .

  3. Todas são apropriadas, Faltando acrescentar A importância do cérebro, QUE DESEMPENHA pAPEL INDISPENSÁVEL, tANTO NA COGNIÇÃO QUANTO NA AFETIVIDADE.

  4. PRESSUPOSTOS QUE JUSTIFICAM O TEMA 1- Temos baseado o processo ensino-aprendizagem mais no controle autoritário, do que no afeto, com amorosidade!

  5. 2-Mais na transmissão de informações do que na autoria de pensamento, 3-Mais no autoritarismo do, do que na colaboração..

  6. A história do “ presta a atenção”...

  7. Com o coração na escola.O que pretendemos? Analisar, criticamente, o encontro ou o desencontro que ocorre na relação entre o aluno, o professor e os “objetos” de conhecimento, favorecendo ou não, a efetivação da aprendizagem. Em outras palavras: TRATAR DA INCLUSÃO DO ALUNO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E NA PARTICIPAÇÃO, prazerosamente.

  8. Pedagogia da Afetividade. A afetividade é um componente básico no processo ensino-aprendizagem porque dinamiza as interações, facilita a comunicação, afeta os participantes, promove a união e multiplica as potencialidades .

  9. ALGUNS CUIDADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DEMONSTRAÇÕES DE AFETIVIDADE EFUSIVAS POR MEIO DE PALAVRAS E DE GESTOS, PARA ALGUNS ALUNOS; REPREENSÕES PÚBLICAS; ENCAMINHAR O ALUNO PARA FORA DA SALA DE AULAS; FAZER QUEIXAS AOS PAIS.... OS EXEMPLOS QUE OFERECEMOS !

  10. Criança imita os adultos...

  11. Dentro da escola muitos alunos são excluídos pelos professores e colegas. São excluídos quando nunca falamos deles, quando não os valorizamos, quando os ignoramos continuamente. São excluídos quando supervalorizamos alguns, colocando-os como exemplos, em detrimento de outros.

  12. A prática educativa na escola implica na presença de um professor e de um aprendiz, interagindo nas mais diversas situações, afetando e sendo afetados um pelo outro.

  13. O CÉREBRO NA ESCOLA

  14. NO DIA-A- DIA DA SALA DE AULA, PARA QUE SE EFETIVE A APRENDIZAGEM O EDUCADOR DEVE DESENVOLVER: ALGUNS PROCESSOS COGNITIVOS COMO : ATENÇÃO PERCEPÇÃO MEMÓRIA LINGUAGEM E PENSAMENTO ALGUMAS DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS COMO: CONTROLE DA ATENÇÃO PLANEJAMENTO, FLEXIBILIDADE COGNITIVA, FLUÊNCIA VERBAL, RACIOCÍNIO...

  15. Priorização no emprego da energia psíquica para o processamento de certas categorias de informação ATENÇÃO SELETIVA CONCENTRADA E SUSTENTADA ATENÇÃO DIVIDIDA E ALTERNADA

  16. A ATENÇÃO, SEGUNDO VYGOTSKY

  17. Vamos testar nossa atenção e percepção?

  18. Percepção visual O QUE PODEMOS VER NESTA FIGURA? FOCALIZE AQUI, E VEJA O SAPO A percepção é uma função cerebral que nos permite atribuir significados a estímulos sensoriais, a partir do histórico de nossas vivências passadas.

  19. SÓ FOCALIZE ONDE APONTADO E VEJA A CABEÇA DE UM CAVALO SAINDO DA ÁGUA NARINAS FOCINHO BOCA OLHOS ORELHAS PESCOÇO

  20. SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA DESENVOLVER A ATENÇÃO E A PERCEPÇAO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  21. LINGUAGEM E PENSAMENTO

  22. A PROFESSORA SOLICITA ÀS CRIANÇAS QUE BRINQUEM COM AS PALAVRAS, DESENVOLVENDO A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA COM ALITERAÇÃO: FONÊMICA E SILÁBICA

  23. VAMOS TESTAR NOSSO PENSAMENTO LÓGICO? CHARADA ONDE 10 E 10 NÃO SÃO 20 E, SE SOMARMOS 50 , O TOTAL É 11? No relógio quando marca 10h e 10 minutos. Somando-se 50 minutos.... temos 11 horas!!!

  24. Se a charada é apresentada verbalmente são estimuladas muitas regiões cerebrais, com destaque para as áreas de Wernicke e de Broca.. 4 3 2 1 5

  25. As funções executivas São aquelas que nos diferenciam dos animais porque compreendem os processos cognitivos orientados a determinada meta. Para tanto nós, seres humanos, temos a habilidade de processar atividades com atenção sustentada, memória operacional, inibição de impulsos, fluência verbal e, especialmente, pensamento abstrato.

  26. SUGESTÕES PARA COLOCAR JUNTOS- CÉREBRO E CORAÇÃO- NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A educação precisa estimular a cultura do pensamento na vida dos alunos; desenvolver atividades de cooperação (trabalhos em grupo) e as de comunicação (como o teatro ou outras manifestações artísticas).

  27. Estimular a cooperação e a solidariedade... Facilitar a livre expressão dos alunos

  28. Estabelecer limites, com amorosidade.

  29. Criar um clima de alegria, em ambientes enfeitados pelos próprios alunos para tornar a aprendizagem prazerosa.

  30. O educador deve servir de exemplo como pessoa que constrói conhecimentos –usando o cérebro -e que trabalha com amorosidade – usando o “coração”.

  31. Depende de nós

  32. MUITO GRATA ! Rosita Edler Carvalho edler@centroin.com.br Tel: 21 2548 5186

More Related