1 / 34

Caderno II Atlas Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o

Caderno II Atlas Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o Município de Urupema/SC. Equipe Técnica Executiva – Hidroclínica Ltda Diretor Executivo da Hidroclinica: MSc Wilson Rudy Senff Coordenadora Geral: Dra. Rosana Maria Rodrigues

theo
Download Presentation

Caderno II Atlas Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Caderno II Atlas Temático de Urupema Programa de Gestão Ambiental e Turística para o Município de Urupema/SC.

  2. Equipe Técnica Executiva – Hidroclínica Ltda Diretor Executivo da Hidroclinica: MSc Wilson Rudy Senff Coordenadora Geral: Dra. Rosana Maria Rodrigues Geógrafo – Responsável Geoprocessamento: MSc Giovanni Colossi Scotton Assessoria do Projeto: Benoci Teresinha Pelepenko Advogada:Valéria Bassualdo Boabaid Químico Industrial: Cristiano Giovanella Técnico em Meio Ambiente: Handersen Gufrásio Estágio: Geysson Prado Gestão 2009 – 2012 - Prefeitura Municipal de Urupema Prefeito: Amarildo Luiz Gaio. Vice Prefeito: Luis Carlos Pagani de Arruda Equipe de Apoio Secretário de Administração, Finanças e Planejamento: José Jair de SouzaChefe de Controle Interno: Alesandro Muniz PereiraAssessora de Imprensa Marília Sutil de OliveiraSecretário de Turismo, Urbanismo e Esportes: Ângelo Pedro StuppSecretário de Agricultura e Meio Ambiente: Rauclei Andrade Medeiros - Engª Agrônoma: Márcia Pinto de ArrudaEngº Agrônomo: Claudio José Arruda SilvaSecretária de Saúde: Luzia F. Pagani PaesEnfermeira: Silvia Correia Costa Secretária de Educação: Ana Cândida Oliveira Secretário de Transporte, Obras e Serviços Públicos: José Eduardo Souza  Secretária de Promoção Social e Habitação: Mafalda Aparecida Pagani

  3. Apresentação O Caderno II tem como objetivo apresentar de maneira didática os mapeamentos temáticos executados no município por meio do Projeto: Programa de Gestão Ambiental e Turística para o Município de Urupema – SC. Este caderno é um demonstrativo da base cartográfica do município e dos temas de suporte ao desenvolvimento e aplicação em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população urupemense.

  4. “Projeto apresentado pela Prefeitura Municipal de Urupema a Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esportes de Santa Catarina, aprovado com recursos do Funturismo – Seitec. Foi licitado pela prefeitura de Urupema em dezembro de 2009 e a empresa vencedora para a execução do projeto - Hidroclínica LTDA”.

  5. Apresentação Este Caderno II – tem como objetivo apresentar de maneira didática os mapeamentos temáticos executados no município por meio do Projeto: Programa de Gestão Ambiental e Turística para o Município de Urupema – SC. Este caderno é um demonstrativo da base cartográfica do município e dos temas de suporte ao desenvolvimento e aplicação em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população urupemense.

  6. Urupema localiza-se na Serra Catarinense, entre as coordenadas 49° 52’ 00” W e 27º 54’ 37” S; 49º 56’ 37” W e 28° 06’ 40” S Longitudes West e Latitudes Sul. O Município Possui uma área territorial de 353 km² IBGE, (2007).Foi criado pela Lei 1105 de 04/01/1988 e instalado em 01/06/1989.

  7. Aspectos Físicos do Município de Urupema/SC.GeologiaPlanialtimétricoRelevo HidrografiaHipsometriaDeclividade (Clinográfico)Pedologia

  8. Tempo geológico Caracterização Geológica do Município de Urupema Geologia é o estudo da Terra - Ciência cujo objeto é o estudo da origem, da formação e das sucessivas transformações do globo terrestre, e da evolução do seu mundo orgânico. A geologia como ciência tenta entender a historia geral da Terra desde o momento em que se formaram as rochas ate os dias atuais. Segundo o IBGE, (1990) A geologia de Santa Catarina pode ser classificada em cinco grandes domínios: Embasamento Cristalino, Coberturas Vulcano-Sedimentares Eo-Paleozóicas, Cobertura Sedimentar Goduânica, Rochas Efusivas (Formação Serra Geral) e Cobertura Sedimentar Quaternária. Urupema possui uniformidade geológica sendo coberta por derrames de lavas vulcânicas. Pertence a Formação da Serra Geral - Grupo São Bento que caracteriza-se por numerosos diques de diabásio tidos como de idade Jurássica-Cretácea. Os diabásios recortam as rochas cristalinas mais antigas e, menos resistentes ao intemperismo, além de intensamente fraturados, dando origem a depressões que funcionam como importantes reservatórios de água subterrânea. Litologicamente, é constituída por uma sucessão de derrames de lavas, predominantemente básicas, contendo domínios subordinados intermediários e ácidos, principalmente no terço médio e superior. Geralmente, encontram-se bastante fraturados, exibindo fraturas conchoidais características. Esta formação é conseqüência de um intenso magmatismo fissural, correspondendo ao encerramento da evolução gonduânica da bacia do Paraná CPRM, (2002.)

  9. Relevo “As irregularidades da superfície da Terra constituem o relevo., sendo constituídos por variadas formas”. Urupema possui um relevo descrito pela EPAGRI e Secretaria de Agricultura, (2009) como: 15% Plano 50% Ondulado e forte ondulado 35% montanhoso O Município possui uma altitude média de 1425 m e o ponto mais alto é o Morro das Antenas com 1750 m

  10. Hidrografia Hidrografia - classifica e estuda as águas do planeta, como os oceanos, mares, rios. A hidrografia de Santa Catarina é composta por dois sistemas independentes de drenagem: Sistema Integrado da Vertente do Interior e a Vertente do Atlântico. Urupema possui uma rica rede de drenagem com importantes nascentes, bem preservadas quanto a vegetação ciliar. Os principais rios do município são denominados Lava - Tudo, Caronas e Divisa. A qualidade de água do contexto urbano, quanto ao IQA (Índice de Qualidade das Águas) mensurados em dezembro de 2009 e janeiro de 2010, apresentam-se, de ótima e boa qualidade com índices de 79,73 e 73,75 respectivamente.

  11. Pedologia (Solos) O solo é a camada superficial da crosta terrestre. A ciência que os estuda é denominada de Pedologia. A tênue camada é composta de partículas de rochas em diferentes estágios de desagregação. O uso e a potencialidade agrícola dos solos estão intimamente ligados as características físicas e químicas, bem como aos fatores climáticos e geomorfológicos. Urupema possui Solos Litólicos, Cambissolo Bruno e Terra Bruna Estruturada. - Solos Litólicos: Caracterizam-se por serem pouco desenvolvidos, rasos (0,15 a 0,40 m) o relevo muito acidentado e a pequena espessura leva a uma deficiência hídrica, com ocorrência de rochas na superfície, dificultando a atividade agrícola. - Cambissolo Bruno: São solos em processo de desenvolvimento com material de origem na massa do solo, possuem pouca profundidade (0,5 a 1,5m) a fertilidade natural normalmente é muito baixa. - Terra Bruna Estruturada: São solos profundos, entre 1 a 2 metros, se bem drenados, encontrados normalmente em relevos suave ondulados e ondulados. Se bem trabalhados , apresentam elevado potencial agrícola.

  12. Mapa Clinográfico - Declividade Mapa elaborado a partir das curvas de nível onde a topografia do terreno é avaliada em graus, sendo um instrumento de análise da capacidade de uso do solo, seja para construções ou para o uso e ocupação do solo. Mapa Hipsométrico É a representação cartográfica do relevo delimitadas em metros à partir de curvas de nível , espaçadas na forma de cotas altimétricas.

  13. Mapa Sistema Viário– O Município de Urupema é cortado pela SC- 439 no sentido Leste, Oeste em direção aos Municípios de Painel e Rio Rufino. A rede viária municipal, que interliga importantes comunidades caracterizam-se por não serem pavimentadas. As principais vias de comunicação entre o núcleo urbano e o interior são: Estrada do Cedro, Estrada da Bossoroca, Estrada do Despraiado, Estrada dos Becker, Estrada do Cedrinho e Estrada do Fundo Doce. Essas vias detêm importância fundamental para a ligação da sede municipal com as localidades do interior pertencentes ao município.

  14. Aspectos Sócio-Ambientais do Município de Urupema/SC.Uso Do SoloLegislação AmbientalAgricultura TurismoImagens de SatéliteEquipamentos Urbanos

  15. Uso do Solo Uso do solo é o conjunto das atividades processos individuais de produção e reprodução de uma sociedade por sobre uma dada área seja urbana ou rural, assentados sobre locais individualizadas e/ou combinadas com seus padrões ou tipos de assentamentos, do ponto de vista da regulação espacial. Em Urupema os trabalhos de campo e imageamentos a partir de imagens de satélites está classificado da seguinte forma:

  16. Legislação Mata de Araucária - No Planalto Meridional Brasileiro, com altitudes superiores a 500m, destaca-se a área de dispersão do pinheiro-do-paraná, Araucária angustifolia, que já ocupou cerca de 2,6% do território nacional. Nestas florestas coexistem representantes da flora tropical e temperada do Brasil, sendo dominadas, no entanto, pelo pinheiro-do-paraná. Devido ao seu alto valor econômico a Mata de Araucária vêm sofrendo forte pressão de desmatamento. Código Florestal Brasileiro – LEI Nº 4.771, DE 15 DE SETEMBRO DE 1965. Art.2° II - área de preservação permanente: área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. Art. 2° Consideram-se de preservação permanente, pelo só efeito desta Lei, as florestas e demais formas de vegetação natural situadas: a) ao longo dos rios ou de qualquer curso d'água desde o seu nível mais alto em faixa marginal cuja largura mínima será: 1 - de 30 (trinta) metros para os cursos d'água de menos de 10 (dez) metros de largura;  2 - de 50 (cinquenta) metros para os cursos d'água que tenham de 10 (dez) a 50 (cinquenta) metros de largura; 3 - de 100 (cem) metros para os cursos d'água que tenham de 50 (cinquenta) a 200 (duzentos) metros de largura;  b) ao redor das lagoas, lagos ou reservatórios d'água naturais ou artificiais; c) nas nascentes, ainda que intermitentes e nos chamados "olhos d'água", qualquer que seja a sua situação topográfica, num raio mínimo de 50 (cinquenta) metros de largura; d) no topo de morros, montes, montanhas e serras; e) nas encostas ou partes destas, com declividade superior a 45°, equivalente a 100% na linha de maior declive;

  17. Agricultura Urupema é um município essencialmente agrícola. Epagri e Secretaria de Agricultura do Município de Urupema (2010) apresentam os seguintes dados:

  18. Turismo O Município de Urupema desenvolve um turismo baseado na preservação do meio-ambiente, gastronomia típica, como a truta, pousadas de cunho familiar, passeios, trilhas, eventos, rota das cavalgadas. Atrações naturais como a Cachoeira que Congela e o Morro das Antenas fazem de Urupema, referência na Região Serrana do Estado de Santa Catarina. O Município detêm potencial para o Ecoturismo, o Turismo Rural, de Aventura, além do Turismo Científico, através da instalação de um observatório astronômico no ponto mais alto de Urupema, (proposta do Programa de Gestão Ambiental e Turística para o Município de Urupema.).

  19. Imagem de Satélite Por meio do Sensoriamento Remoto e a obtenção de Imagens de Satélite, é possível mapear, diagnosticar, levantar dados, etc. As imagens permitem a interpretação do real dimensionamento do território, servem de apoio e base para geração de mapeamentos temáticos que visem o planejamento e gestão territorial. Podem ser trabalhadas para determinados fins como monitoramento de áreas de risco, definição de Reserva Legal, manutenção das Áreas de Preservação Permanentes, etc. Subsídio de extrema importância para a criação de planos diretores e o correto zoneamento urbano e rural de qualquer território. Imagem do Satélite ALOS, 2009

  20. Equipamentos urbanos O Município de Urupema, conta atualmente com uma infraestrutura bastante diversificada para atender a demanda da população local e dos turistas. A Igreja Matriz no centro urbano, a praça e as flores nos canteiros centrais são atrações a parte. Eventos esportivos e culturais são realizados nos pavilhões do município. O Município conta com bancos, farmácia, posto de saúde, escolas, policiamento e centros de atendimento a população que garantem a melhoria da qualidade de vida da população como um todo. O Mapa dos Equipamentos Urbanos retrata justamente esta característica presente no Município.

  21. As fotografias que ilustram este caderno fazem parte do arquivo da Prefeitura Municipal de Urupema e dos trabalhos de campo da equipe da Hidroclínica LTDA.

More Related