1 / 28

DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO

DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO. COMPANHEIRISMO: o foco principal do casamento é impedir ou eliminar a solidão. "E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma companheira idônea..." - Gn 2:18.

tovah
Download Presentation

DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DIVÓRCIO E NOVO CASAMENTO

  2. COMPANHEIRISMO:o foco principal do casamento é impedir ou eliminar a solidão

  3. "E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma companheira idônea..." - Gn 2:18

  4. "...Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança." - Ml 2:14.

  5. PARA QUE HAJA COMPANHEIRISMO: DEPENDERÁ DO SACRIFÍCIO DO HOMEM...

  6. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á (kollaw) à sua mulher e serão ambos uma carne. Gn 2:24

  7. QUANDO O HOMEM DEIXA PAI E MÃE E PRIORIZA SUA ESPOSA, O RESULTADO É UNIDADE E COMPANHEIRISMO; A MAIOR PROVA DE AMOR DE UM HOMEM É ELE KOLLAW À SUA ESPOSA

  8. DIVÓRCIO:k’ritut em hebraico; apostasion ou chorizw em grego

  9. “... Eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel...” - Ml 2:16: o plano original de Deus é que o casamento seja um compromisso para toda a vida.

  10. No entanto, abandono, adultério (nahaphoumoichao) ou a fornicação (zanhahouporneia) podem desfazer tal compromisso.

  11. EXISTE UMA POLÊMICA MUITO GRANDE SOBRE TAL ASSUNTO; ATÉ HOJE EXISTEM DUAS POSTURAS EXTREMISTAS:

  12. 1. INDISSOLUBILIDADE MATRIMONIAL: Ainda que seu cônjuge adultere e não se arrependa, ou queira se separar de você por qualquer motivo ou te abandona, não podemos jamais nos separar ou divorciar; se nos separarmos, nunca mais poderemos casar novamente. Ml 2:16; Mt 19:6; Rm 7:1-3.

  13. 2. MATRIMÔNIO EDONISTA: Se não gostarmos mais do cônjuge, nos divorciamos e procuramos outro. Divórcio por “qualquer motivo” foi apregoado enfaticamente pelo teólogo judeuHillel.“ETERNO ENQUANTO DURE”...

  14. O DIVÓRCIO FOI REGULAMENTADO POR JESUS E NÃO POR MOISÉS (Dt 6:1,2; I Co 10:1-4), DEVIDO A DUREZA DO CORAÇÃO HUMANO E PARA PROTEÇÃO DE DIREITOS DA PARTE FRÁGIL (MULHERES):

  15. Dt 24:1 - “Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente (erwath dabar), far-lhe-á uma carta de repúdio, e lha dará na sua mão, e a despedirá (garash- expulsar, pôr fora) da sua casa...”

  16. erwath dabar - o termo indecente não poderia ser adultério ou fornicação, pois em vez do divórcio, a mulher deveria ser apedrejada; o que caracterizava indecência, naquela época, seria andar com cabelo solto, circular na rua com frequência, conversar com outros homens com demasiada familiaridade, maltratar os pais do marido, gritar com o marido, causar constrangimento ao marido por expor suas fraquezas ou ser faladeira, fofoqueira e caloteira...

  17. 3 PASSOS:1. REDIGIR UMA CARTA2. ENTREGAR EM MÃOS3. EXPULSAR DE CASA

  18. * É MUITA CRUELDADE; O MARIDO TINHA QUE PENSAR MUITO BEM NO MOTIVO DO DIVÓRCIO E ESTAR CIENTE DE QUE SE AQUELA MULHER SE CASASSE, JAMAIS PODERIA SER RECUPERADA, MESMO QUE O MARIDO SE ARREPENDESSE...

  19. DEUS PARECE QUERER NOS CONSTRANGER: QUANDO ALGUÉM PECASSE TINHA QUE ARRASTAR O ANIMAL PARA SER PERDOADO; QUE VEXAME!

  20. SÓ HAVIA DOIS TIPOS DE SITUAÇÕES ONDE O DIVÓRCIO ERA PROIBIDO:1. Dt 22:13-212. Dt 22:28-30

  21. DIVÓRCIOS BÍBLICOS:1. DEUS X ISRAEL: Jr 3:82. MISTURA: Ed 10:10,113. PORNEIA: Mt 5:32; 19:94. ABANDONO: I Co 7:15

  22. *AO CRENTE NÃO É PERMITIDO DIVÓRCIO, A NÃO SER QUE HAJA PORNEIA; SE DIVORCIAR POR OUTROS MOTIVOS, NÃO DEVE CASAR: I Co10:10

  23. O termo hebraico zanhah, traduzido para o grego porneiaé uma palavra que pode significar qualquer forma de imoralidade sexual (incesto: I Co 5:1; homossexualismo:Jd 7; adultério: Jr 3:1, 2, 6-8); se aplica a noivos e casados e não só a noivos como alguns exegetas ensinam (Dt 22:13-30)

  24. * E SE UM CRENTE QUISER SE DIVORCIAR DE OUTRO CRENTE POR QUALQUER MOTIVO QUE NÃO SEJA PORNEIA? *DEVE PROCURAR OS TRIBUNAIS?*DEVE CONSTITUIR ADVOGADO?*QUAL O PAPEL DA IGREJA?*COMO LIDAR COM ISSO?

  25. 1. O CRENTE NÃO DEVE RECORRER A TRIBUNAL HUMANO PARA RESOLVER SUAS QUESTÕES: I Co 6:1-82. JESUS NOS ENSINOU COMO RESOLVER PROBLEMAS ENTRE NÓS: Mt 5:23; 18:15-20

  26. Jesus orientou que se o "crente" não reconsiderar sua postura obstinada e quiser se separar, contrariando o mandamento de Deus e as advertências das autoridades eclesiásticas, deverá ser considerado "incrédulo"e excomungado da Igreja!

  27. O crente abandonado desta forma, depois de todas as tentativas para se reconciliar, incorreria na situação de I Co 7:15 - ESTÁ LIVRE PARA SE CASAR NOVAMENTE, CONTANTO QUE SEJA ALGUÉM CRENTE!

  28. NOSSO PAPEL, COMO PASTORES, É DE PACIFICADORES, RECONCILIADORES E RESTAURADORES. TEMOS O MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO E DA PAZ, PORÉM TEMOS AUTORIDADE DE LIGAR E DESLIGAR!

More Related