250 likes | 274 Views
PLANO DE ENSINO Manejo e Conservação do Solo e Água. 2018. EMENTA. CARGA HORÁRIA: 40 horas. 1 - Importância do uso sustentável dos recursos solo e água. 2- Erosão: causas, tipos e fatores que influem. 3- Erosidade da chuva e erodibilidade do solo .
E N D
PLANO DE ENSINO Manejo e Conservação do Solo e Água 2018
EMENTA CARGA HORÁRIA: 40 horas 1 - Importância do uso sustentável dos recursos solo e água. 2- Erosão: causas, tipos e fatores que influem. 3- Erosidade da chuva e erodibilidade do solo. 4- Modelos de predição de erosão. 5- Práticas conservacionistas de caráter mecânico, edáfico e vegetativo.
EMENTA 6 - Planejamento conservacionista da propriedade rural, manejo integrado da propriedade rural e manejo integrado de recursos a nível de microbacias hidrográfica. 7 - Importância da educação ambiental no manejo e conservação do solo e água.
OBJETIVOS Contribuir para a formação do profissional em Agronomia; A disciplina de manejo e conservação do solo e da água visa promover, através de processo técnico/científico, os estudos e métodos de manejo juntamente com a conservação do solo e água, levando-se em consideração o homem como ser interativo as questões ambientais no campo. Levar o aluno a escolher tipos de manejo do solo que objetive a máxima produção coma mínima degradação do solo e da água.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 - Apresentação da disciplina. Metodologia de trabalho e avaliação. Referencias bibliográficas. 2 - Tipos de manejo do solo Fonte:http://conservandoosolo.blogspot.com/2012/05/importancia-do-manejo-e-conservacao-do.html Fonte:http://meioambiente.culturamix.com/natureza/manejo-do-solo
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 3 - Plantas de cobertura do solo e adubação verde
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 4- Erosão e Sedimentação. Erosão hídrica do solo.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 5- Práticas de controle da Erosão
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 6- Dimensionamento de terraços Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=tPJzm39kmoQ
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 7- Modelos de mensuração da perda de solo. 8- Capacidade de uso do solo. 9- Degradação física, química e biológica do solo. 10- Uso e manejo do solo e seus impactos ambientais. 11- Indicadores da qualidade de manejo.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 12- Adubação orgânica. 13- Matéria orgânica do solo.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 14- Controle da compactação do solo. 15- Recuperação de áreas degradadas.
METODOLOGIA DE ENSINO Técnicas de Ensino: Aulas expositivas e dialogadas sobre os temas centrais; Técnicas de discussão em grupo; Apresentação de Seminários, aulas práticas Interação com professores de outras áreas e suas tecnologias; Recursos Didáticos: quadro de giz, projetor multimídia, e material impresso.
METODOLOGIA DE ENSINO PARTE PRÁTICA Aulas práticas em laboratório e no campo com material auxiliar.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO • As avaliações visam verificar a compreensão e evolução dos alunos nos temas discutidos em sala de aula, bem como o cumprimento dos objetivos propostos.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO • As notas atribuídas serão o resultado de: • avaliações teóricas do conteúdo abordado; • relatório de aulas práticas; • apresentação de seminário. Para ser aprovado o aluno deve obter frequência igual ou superior a 75% e média de aproveitamento igual ou superior a sete (7,0).
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - A prova de segunda chamada constará de uma avaliação escrita acerca de todo o conteúdo da disciplina.
Avaliações - Avaliação escrita com peso 5,0; - Relatório das aulas práticas com peso 2,0; - Apresentação de seminário com valor 3,0.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA GUERRA, A. J. T.; SILVA, A. Erosão e Conservação dos Solos. São Paulo: Bertrand Brasil, 2.ed. 2015.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA LOMBARDI NETO, F. Conservação do Solo. 7 ed. São Paulo: Ícone, 2014.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA PRUSKI, F. F. Conservação de Solo e Água: Práticas Mecânicas para o Controle da Erosão Hídrica. Viçosa: UFV, 2.ed. 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CASTRO, P. S.; LOPES, J. D. S. Recuperação e Conservação de Nascentes. Viçosa: Centro de Produções Técnicas, 2007. COMASTRI, A. J.; GRIPP JÚNIOR, J. Topografia Aplicada: Medição, Divisão e Demarcação. Viçosa: UFV, 2004.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR • COMASTRI, J. A.; TULER, J. C. Topografia: Altimetria. UFV - Editora. Universidade Federal de Viçosa, 3.ed. 2013. • LEPSCH, Igo F. Formação e Conservação dos Solos. São Paulo, Oficina de Textos, 2010. • - MIERZWA, J. C.; HESPANHOL, I. Água na Indústria.São Paulo:Oficina de Textos, 2005.