370 likes | 487 Views
Análise emergética da mini-usina “MUAI ou GERIPA” : um sistema integrado com produção de etanol, eletricidade e alimentos. Dr. Enrique Ortega FEA Forum Energia-Ambiente da Unicamp. Campinas, SP 6 de abril de 2004.
E N D
Análise emergética da mini-usina “MUAI ou GERIPA”: um sistema integrado com produção de etanol, eletricidade e alimentos. Dr. Enrique Ortega FEA Forum Energia-Ambiente da Unicamp. Campinas, SP 6 de abril de 2004.
MUAI: Mini-Usina de Álcool Integrada a produção de eletricidade e alimentos. Uma proposta do grupo de pesquisa da Escola de Engenharia de São Carlos, USP, Brasil: Romeu Corsini, Geraldo Lombardi, Aldo Ometto. Colaboradores externos: Pedro Ramos do Instituto Politécnico, Cuba; Enrique Ortega e Osmar Coelho da DEA/Unicamp.
MUAI Integração de fluxos internos e produção de recursos de alta qualidade.
Sistema agrícola e pecuário e transporte da cana leite carne couro biofertilizante hortaliças e frutas
Sistema de preparação e extração de caldo e uso do bagaço para gerar eletricidade água caldo de cana cana em toletes bagaço úmido uso no sistema biogás
Sistema de produção de etanol e levedura. caldo de cana vinhoto lodo das dornas lodo do caldo
Procedimento de análise emergética, passo a passo. • Identificação e quantificação dos fluxos; • Obtenção do fator de conversão de energia denominado transformidade para cada fluxo; • Conversão a fluxos de emergia; • Agregação de fluxos; • Obtenção de índices; • Discussão dos índices obtidos.
Primeira etapa: identificação do sistema e quantificação dos fluxos
Dados do sistema MUAI 40 000 L/dia Área total do sistema: 4 360 ha
Conclusões Algumas considerações adicionais
Se o modelo das MUAIs tiver muito sucesso existe o risco do re-estabelecimento de sistemas homogêneos (monocultura da cana).
Comparação de sistemas: Outras atividades rurais Espaços preservados
Proposta Dar continuidade ao esforço de idealização e dimensionamento das mini-usinas integradas para produção de combustível líquido (etanol), eletricidade e alimentos .... como vetores de uma ruralização planejada de tipo sustentável em bacias hidrográficas na América Latina.