240 likes | 1.13k Views
Ética e Religião A Liberdade . CURSO: ADMINISTRAÇÃO 1º A ALUNA: ELOISA FRAGA FERRACINI DICIPLINA: FILOSOFIA PROF: LUIZ ANTONIO REFERÊNCIA: VALLS, Álvaro L. M. – O Que é Ética . Ética e Religião . Ética - Ação princípios e conceitos de um individuo visando o bem comum.
E N D
Ética e Religião A Liberdade CURSO: ADMINISTRAÇÃO 1º A ALUNA: ELOISA FRAGA FERRACINI DICIPLINA: FILOSOFIA PROF: LUIZ ANTONIO REFERÊNCIA: VALLS, Álvaro L. M. – O Que é Ética
Ética e Religião • Ética - Ação princípios e conceitos de um individuo visando o bem comum. • Religião – Doutrina seguida pelos indivíduos.
A Liberdade • Liberdade – A arte de ser livre e seguir seus princípios éticos.
Ética e Religião • Para os gregos ética e religião esta ligada com as doutrinas dos indivíduos voltado para o bem e para a moral, seus pensamentos era que deveria haver uma lei moral no mundo para que o individuo possa viver e se realizar como homem. • A religião grega acreditava também no naturalismo, nas forças naturais como por exemplo o raio, a força, a inteligência, o amor e ate mesmo a guerra.
Os judaicos não acreditavam no naturalismo, mais sim que sempre há algo por trás de tudo do que é natural ( O DEUS PESSOAL ) • O Deus pessoal não é o significado teórico da palavra Deus e sim uma ação de educação e o aperfeiçoamento do homem. ‘‘ O homem busca ser santo, como Deus no céu é santo’’. • A religião de Abraão e Moisés segue o mandamento do amor, o amor ou próximo e o amor a Deus.
Estes conceitos de religião vem seguindo a humanidade ate os dias de hoje, alguns a o segue como o naturalismo e outros acabam se tornando fanáticos deixando – se influenciar em todos os sentidos de sua vida tanto pessoal quando profissional aonde os valores acabam perdendo a sua real função.
A ética esta ligada a religião e as condutas exercidas no meio da sociedade podendo ser definidas com as concepções de: determinista, racionalista, universalizáveis, pragmatismo e vantagens particulares.
A Liberdade • O primeiro conceito de liberdade que nos vem a mente é de ser livre. Para sermos livres devemos agir com responsabilidade para que possamos assumir nossos atos seguindo nossos princípios éticos. • Para o filosofo Hegel a liberdade é tão complexa que ela deixa de ser uma realidade do nosso cotidiano, de nossas atitudes naturais, onde o homem passa ser visto como um ser condicionado.
Hegel não aceitava a colocação da liberdade humana, pois para ele ninguém era realmente livre em uma sociedade burocrática com restrições e obrigações. • Já para o filosofo Karl Marx diz que a liberdade é a realização do bem comum e a sociedade.
Hegel defendia o determinismo absoluto onde todos os acontecimentos já estava prescrito ‘‘ A LEI NATURAL DA VIDA ’’. • Marx defendia o libertalismo absoluto, onde um individuo pode estar em uma sociedade com restrições mais ele é livre para pensar no que quiser pois em seus pensamentos não existem regras.
Conclusão • Conclui – se que ética e religião podem estar relacionada uma com a outra pois possuem o mesmo sentido sendo que ética se tem os princípios de respeito sobre as situações vividas e presenciadas e religião uma doutrina de ações e crenças que levam a um respeito ao próximo.
Podemos concluir também que liberdade é um ação vivida por um individuo onde ele esta em total sintonia com o bem estar próprio tendo o seus princípios estabelecido como a melhor maneira de se entender eticamente.
Atividade • Após uma breve explicação sobre Liberdade Ética e Religião, faça um breve comentário sobre os conceitos adquiridos.