1 / 7

ANÁLISE DA TEORIA SOCIOLÓGICA DE KARL MARX

ANÁLISE DA TEORIA SOCIOLÓGICA DE KARL MARX. Karl Marx (1818 – 1883) INFORMAÇÕES TEÓRICAS IMPORTANTES. Karl Marx foi um sociólogo alemão que criticou radicalmente o sistema capitalista.

willow-beck
Download Presentation

ANÁLISE DA TEORIA SOCIOLÓGICA DE KARL MARX

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ANÁLISE DA TEORIA SOCIOLÓGICA DE KARL MARX

  2. Karl Marx (1818 – 1883)INFORMAÇÕES TEÓRICAS IMPORTANTES • Karl Marx foi um sociólogo alemão que criticou radicalmente o sistema capitalista. • Ele inaugurou a forma de governo intitulada socialismo que visara a preservação da igualdade, através da extinção da propriedade privada. • Assim valorizou uma forma de governo onde os trabalhadores (proletários) pudessem ter direitos valorizados.

  3. CONSIDERAÇÕES SOBRE A OBRA: O MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA: • O comunismo ganhou força na Europa do século XIX, com a adesão ao partido dos trabalhadores das fábricas que se sentiam oprimidos. • O burgueses industriais nutriram o temor da organização do proletariado, ao reivindicarem seus direitos, pois seria uma iniciativa de mudança dos parâmetros da empresa.

  4. Segundo Marx, a história de todas as sociedades é a história da luta de classes, ou seja, entre tão somente duas classes: a burguesia e o proletariado. • De acordo com o pensador alemão, novas condições de opressão teriam sido inauguradas e, por conseguinte, novas formas de luta. • A grande indústria burguesa Moderna suplantou a manufatura e a organização feudal. Ela é resultado, portanto, de uma série de transformações políticas, sociais e econômicas.

  5. A nova indústria dissolveria todas as relações de produção existentes, inclusive importando matérias-primas internacionais, a construção de um ideal de operariado (globalizado) e a instituição de uma dependência das nações consideradas desenvolvidas. • Desenvolve-se um intercâmbio universal e uma interdependência universal das nações. Não há mais uma economia de subsistência, o que seria o ideal para Marx.

  6. Marx acusou a burguesia de aglomerar as populações (submetendo o campo às cidades), com o objetivo claro de angariar lucro. • Teria ainda, centralizado a produção e concentrado a propriedade em poucas mãos. • Surge então, a livre concorrência, com a supremacia econômica e política da classe burguesa. Acusa o governo burguês de não suportar a quantidade de riquezas criadas em seu seio, o que geraria as crises.

  7. As crises econômicas e sociais sendo evidentes, levaria o sistema a oprimir mais e mais os trabalhadores. • COMO: aumentando a carga horária de trabalho; diminuindo a quantidade de concessões de benefícios; suprimindo um maior contato do proletariado com sua família; proporcionado um “arrocho salarial”, diferentemente do aumento incessante da geração de riquezas para grupos de particulares.

More Related