1 / 7

TAXA INTERNA DE RETORNO

TAXA INTERNA DE RETORNO. GILBERTO SUZUKI. CALCULANDO A TIR. TAXA INTERNA DE RETORNO É A TAXA QUE TORNA NULO O VALOR PRESENTE LÍQUIDO DO DIAGRAMA QUE ESTÁ SENDO ANALISADO. É, PORTANTO, A TAXA DE JUROS DA OPERAÇÃO, SEJA ELA UM EMPRÉSTIMO, FINANCIAMENTO OU APLICAÇÃO DE RECURSOS. CÁLCULO DA TIR.

afia
Download Presentation

TAXA INTERNA DE RETORNO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. TAXA INTERNA DE RETORNO GILBERTO SUZUKI

  2. CALCULANDO A TIR • TAXA INTERNA DE RETORNO É A TAXA QUE TORNA NULO O VALOR PRESENTE LÍQUIDO DO DIAGRAMA QUE ESTÁ SENDO ANALISADO. • É, PORTANTO, A TAXA DE JUROS DA OPERAÇÃO, SEJA ELA UM EMPRÉSTIMO, FINANCIAMENTO OU APLICAÇÃO DE RECURSOS

  3. CÁLCULO DA TIR • O CÁLCULO DA TIR É SEMELHANTE AO DO NPV. ASSIM, INICIAMOS INTRODUZINDO NA CALCULADORA OS PARES DE CFJ E NJ NA ORDEM DE SEU APARECIMENTO NO DIAGRAMA. E CONCLUIMOS O CÁLCULO PRESSIONANDO <f> <IRR> . IRR SÃO INICIAIS DE INTERNAL RATE OF RETURN. A HP-12C DEMORA MAIS TEMPO QUE NORMALMENTE LEVA PARA EFETUAR OUTROS CÁLCULOS, POIS A SOLUÇÃO É OBTIDA POR PROCESSO INTERATIVO, ISTO É, TENTATIVA E ERRO.

  4. EXEMPLO 1 TIR • OS MÓVEIS DE UMA SALA DE JANTAR ESTÃO SENDO VENDIDOS POR 200.000,00 A VISTA, OU EM CINCO PRESTAÇÕES MENSAIS DE 60.000,00 CADA UMA, VENCENDO-SE A PRIMEIRA, 90 DIAS APÓS A COMPRA. QUAL A TAXA DE JUROS DA OPERAÇÃO?

  5. EXEMPLO 2 TIR • UMA PESSOA LEVANTOU UM EMPRÉSTIMO DE 150.000,00 PARA SER PAGO EM DUAS PARCELAS. A PRIMEIRA, DE 100.000,00 VENCÍVEL EM 135 DIAS E A SEGUNDA DE 220.000,00 A SER PAGA EM 245 DIAS. QUAL A TAXA MENSAL DE JUROS DA OPERAÇÃO?

  6. EXEMPLO 3 TIR • UM COMERCIANTE CONTRAIU UM EMPRÉSTIMO DE 240.000,00 PARA SER PAGO EM SEIS PRESTAÇÕES MENSAIS DE 50.000,00 VENCENDO-SE A PRIMEIRA 120 DIAS APÓS A ASSINATURA DO CONTRATO. JUNTAMENTE COM A ÚLTIMA PRESTAÇÃO EXISTE UM PAGAMENTO BALÃO DE 80.000,00. QUAL A TAXA DE JUROS DA OPERAÇÃO?

More Related