210 likes | 319 Views
“ Uma VISÃO sem ação é somente um sonho. Uma AÇÃO sem visão é apenas um passatempo. Uma VISÃO com AÇÃO pode transformar o mundo. “ ( Autor desconhecido). PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO ( Primeiras Aproximações ao Tema). PLANEJAR
E N D
“ Uma VISÃO sem ação é somente um sonho.Uma AÇÃO sem visão é apenas um passatempo.Uma VISÃO com AÇÃO pode transformar o mundo. “( Autor desconhecido)
PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO (Primeiras Aproximações ao Tema) PLANEJAR “ Arte de elaborar o plano para um processo de mudança ou para a manutenção de uma dada situação”. Compreende um conjunto de conhecimentos práticos e teóricos ordenados de tal modo que possibilitam interagir com a realidade, programar estratégias e ações, na perspectiva de viabilizar o alcance dos objetivos e metas desejadas.
Alguns CONCEITOS de Planejamento: • Transformar a realidade numa direção escolhida; • Organizar a própria ação ( grupo); • Implantar processo de intervenção sobre a realidade; • Agir racionalmente; • Dar clareza e precisão à própria ação (grupal); • Explicitar os fundamentos da ação do grupo; • Pôr em ação um conjunto de técnicas para racionalizar a ação; • Realizar ações propostas para aproximar uma realidade de um ideal, etc.
“ Tentativa de antecipar e ordenar decisões que deverão ser tomadas, visando atingir algum conjunto de objetivos especificado” • “ Proporcionar os meios para que se possa tomar decisões corretas dentro de uma estrutura... “ • “ Processo que consiste em preparar um conjunto de decisões, tendo em vista o agir, posteriormente, para atingir determinados objetivos”.
CONSTATAÇÕES: 1. Todo planejamento possui uma Teoriaque lhe dá sustentação e que se encontra alicerçada em um conjunto de crenças e valores. Não é Neutra e tem objetivos e finalidades a alcançar; 2. O ato de planejar exige uma Tomada deDecisão – estabelecimento de prioridades; • É um Processo, uma ação contínua e globalizante; • Encerra uma Ação. O agir visa um produto – transformar ou manter uma dada realidade.
PLANEJAR É Levantar Maior a situação eficiência atual Estabelecer Maior o que se exatidão deseja mudar determinação A fim de se obter Organizar a Maiores e ação futura melhores resultados Maximização dos esforços e gastos CONCEITO DE PLANEJAMENTO
ELEMENTOS BÁSICOS COMUNS Elementos componentes de um processo mental único e global: • RACIONALIDADE • TOMADA DE DECISÃO • FUTURISMO Embora interdependentes DE e NO processo, ocorrem de maneira indissociável.
RACIONALIDADE: Racionalizar significa tornar reflexivo, empregar o raciocínio para resolver problemas. Trata-se de uma operação mental complexa que consiste em estabelecer relações entre elementos dados. Significa tornar mais eficiente uma ação mediante a adoção do método científico. 2. TOMADA DE DECISÃO:A Tomada de Decisão é que respalda a construção do futuro segundo uma visão daquilo que se espera obter.
Corresponde, antes de tudo, ao estabelecimento de um compromisso de ação sem a qual o que se espera não se converterá em realidade. • Esse compromisso será tanto mais sólido, quanto mais seja fundamentado em uma visão crítica da realidade na qual nos incluimos. Implica em ação objetiva e determinada para tornar concretas as situações vislumbradas no plano das idéias. • A tomada de decisão não é possível sem uma análise racional e objetiva do quadro a que se referir, dos seus problemas e das alternativas de ação sobre os mesmos. Está calcada na competência de quem planeja.
FUTURISMO:O Planejamento, embora considere o passado e o presente, orienta-se na prespectiva de superá-los, frente à construção de uma realidade futura de sentido melhor. A ótica futurista focaliza, prospectivamente, o sentido acelerado do conjunto de mudanças localizadas nos diversos segmentos da sociedade que, em conjunto, condicionam e promovem transformações significativas na sociedade como um todo.
RACIONALIZAÇÃO – TOMADA DE DECISÃO – FUTURISMO - constituem um processo único que orienta a ação dos grupos sociais na determinação do caminho a seguir e na disposição das condições para favorecer o percurso.
PLANEJAMENTO COMO PROCESSO MENTAL É um processo dinâmico, contínuo e complexo, desenvolvido antes, durante e após a realização de intervenções sistematizadas e orientadas para a consecução de resultados. Envolve Operações Mentais dentre as quais se destacam: IDENTIFICAÇÃO, ANÁLISE, PREVISÃO E DECISÃO a respeito do que, por que, para que, como, quando, onde (com) quem e para quem se quer promover, em relação a uma dada realidade.
Operações Mentais Envolvidas no Planejamento O Que Por Que Para Que Como Quando Onde (Com) Quem Para Quem IDENTIFICAR ANALISAR SE QUER PROMOVER PREVER DECIDIR
Inicialmente caracterizado como processo eminentemente técnico-operacional, atualmente percebido como PROCESSO POLÍTICO, que impõe um tomada de decisão contínua, inscrita nas relações de poder. Além do conteúdo tradicional de leitura da realidade, a apreensão das condições subjetivas do ambiente em que essa leitura ocorre é fundamental para que o planejado se efetive na direção desejada. Nessa leitura é importante considerar: o jogo de vontades políticas; a correlação de forças; a articulação de grupos; as alianças ou incompatibilidades existentes entre os diversos segmentos.
Necessidade de operar o Planejamento a partir de uma perspectiva ESTRATÉGICA. Planejar não é apenas tarefa de planejadores, mas sim de todo ou qualquer ator envolvido no processo. Não é a mera declaração de intenções. Requer decisões e o enunciado de objetivos factíveis e alcançáveis. Exige a ousadia de visualizar um futuro melhor. Planejamento é instrumento de GESTÃO. Processo TÉCNICO e POLÍTICO que envolve diferentes momentos que interagem e interalimentam de forma dinâmica no movimento contínuo de conhecimento da realidade, requerendo permanente negociação.
Esse conhecimento possibilita, além da visualização de propostas índices mais altos de viabilidade, a percepção e o manejo das dificuldades e das potencialidades para estabelecimento de parcerias, acordos, compromissos e de responsabilidades compartilhadas. • O domínio e a orientação do fluxo dos acontecimentos se pautam por um novo sentido de competência: além da COMPETÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA , deve ser desenvolvida uma COMPETÊNCIA ÉTICO-POLÍTICA. • Na interrelação entre o elemento técnico (concepção) e o elemento político (decisão), a função específica do técnico é representada pelo EQUACIONAMENTO e pela OPERACIONALIZAÇÃO DAS OPÇÕES assumidas pelo centro decisório, embora também possa assumir decisões.
Por ESTRATÉGIA entende-se a definição de um conjunto de meios e de forças, buscando realizar intencionalidades mais globais, que respondam a interesses e objetivos sociais, econômicos e políticos de determinadas forças sociais. ( Souza, 1984:17) DECISÃO EQUACIONAMENTO OPERACIONALIZAÇÃO AÇÃO
EQUACIONAMENTO: conjunto de informações significativas para a tomada de decisão, encaminhadas pelos técnicos de planejamento aos centros decisórios. • Esta função não é exercida de maneira distanciada das opções do planejador no contexto das relações sociais. Relacionadas à visão de mundo e à fonte onde busca fundamentos no contexto das correntes teórico-metodológicas que incidem sobre os procedimentos, a delimitação do objeto de conhecimento e sobre a ação executada. • DECISÃO: corresponde às diferentes escolhas necessárias no decorrer do processo. O nível de envolvimento do planejador varia de acordo com seu posicionamento ante as questões que trabalha, suas opções
ideo-políticas e as particularidades de cada caso. As resultante dessas análises determinam a importância da participação de segmentos da população, como sujeito político, no processo decisório. • Preocupação em vincular o trabalho, ao processo de organização e mobilização da população ligada à problemática tratada. No planejamento tradicional a população entrava como usuária, demandante, cientela, nunca como SER HISTÓRICO. No planejamento atual a população é personagem central do processo. • “O Planejamento não é privilégio da força social dominante, representa uma tentativa de acumuação das forças políticas que constituem a sociedade” • Matus(apud Testa in Rivera, 1989:79)
OPERACIONALIZAÇÃO: relaciona-se ao detalhamento das atividades necessárias à efetivação das decisões tomadase, a ser consubstanciada em Planos, Programas e Projetos, e na sistematização das medidas para implementação. • AÇÃO: refere-se às providências que transformarão em realidade o que foi planejado.