1 / 29

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico. Prof. Ms. Flávio Foguel ffoguel@terra.com.br. Diagnóstico Situacional Ambiente Interno. AMBIENTE INTERNO Recursos Humanos Recursos Organizacionais Recursos Físicos. Recursos Humanos. CAPITAL HUMANO: Experiência; Capacidades; Conhecimentos; Habilidades;

Download Presentation

Planejamento Estratégico

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Planejamento Estratégico Prof. Ms. Flávio Foguel ffoguel@terra.com.br

  2. Diagnóstico SituacionalAmbiente Interno

  3. AMBIENTE INTERNO Recursos Humanos Recursos Organizacionais Recursos Físicos

  4. Recursos Humanos • CAPITAL HUMANO: • Experiência; • Capacidades; • Conhecimentos; • Habilidades; • Relações; • Julgamento.

  5. Recursos Organizacionais • Estratégias; • Estrutura; • Cultura; • Processos de Negócios; • Pesquisa e Desenvolvimento; • Tecnologia da Informação; • Sistemas de Gestão.

  6. Recursos Físicos • Instalações; • Equipamentos; • Localização Geográfica; • Acesso a Matérias-primas; • Tecnologia de Produção/distribuição; • Rede de Distribuição.

  7. Missão A Missão deve trazer a razão de existência de uma empresa. Deve responder o que a organização se propõe a fazer, e para quem. O enunciado da missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes. Perguntas a serem respondidas pela Missão: - Por que a empresa existe?- O que a empresa faz? - Para quem?

  8. Missão EXEMPLOS: Garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas.(Banco HSBC). O Grupo Gerdau é uma empresa com foco em siderurgia, que busca satisfazer as necessidades dos clientes e criar valor para os acionistas, comprometida com a realização das pessoas e com o desenvolvimento sustentado da sociedade. Prover o Estado de recursos para garantir o bem-estar social; Prestar serviços de excelência à sociedade; Prover segurança, confiança e facilitação para o comércio internacional (Receita Federal do Brasil).

  9. Visão A Visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Demonstra de uma forma realista, possível e visível como a empresa quer ser reconhecida no futuro. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado: pelos esforços individuais; pelos esforços das equipes; pela alocação dos recursos. A Visão deve ter um horizonte de tempo definido para o seu alcance.

  10. Visão O enunciado da Visão deve facilitar as respostas às seguintes perguntas: - No que a empresa quer se tornar?- Qual a direção é apontada?- Onde nós estaremos?- O que a empresa será?- Em que direção eu devo apontar meus esforços?- Eu estou ajudando a construir o que?- Os recursos investidos estão levando a empresa para onde?

  11. Visão EXEMPLOS: Ser a empresa líder e inovadora em soluções móveis de comunicação, informação e entretenimento. Comprometida na geração de valor aos clientes, colaboradores, acionistas e comunidade (Vivo). Ser o melhor grupo financeiro do Brasil em geração de valor para clientes, acionistas e colaboradores.(Banco HSBC). Ser uma empresa siderúrgica global, entre as mais rentáveis do setor. (Grupo Gerdau). Ser uma organização modelo de excelência em gestão, referência nacional e internacional em administração tributária e aduaneira.(Receita Federal do Brasil).

  12. Valores Valores são princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão.

  13. Valores Os valores também podem ser vistos como um conjunto de crenças ou princípios que:- definem as regras básicas que norteiam os comportamentos e atitudes de todos empregados; - são as regras do jogo para que, executando a Missão, alcancemos a Visão; - são o suporte, o estofo moral e ético da empresa. Os valores são inegociáveis e perenes dentro da organização.

  14. Valores EXEMPLOS: Valores da Vivo: Ética: Respeitar os princípios, as políticas e os procedimentos definidos pela empresa e regulamentados pela lei e pela sociedade, trabalhando com honestidade, profissionalismo e transparência.  Comprometimento: Operar de forma planejada e integrada, apoiada numa visão sistêmica, estimulando o trabalho em equipe, promovendo o compartilhamento de responsabilidades e assegurando o alcance dos objetivos de rentabilidade e sustentabilidade da liderança.  Inovação: Estimular a criatividade, liderando o uso de tecnologias de ponta a serviço dos clientes, implantando soluções diferenciadas, antecipando-se no lançamento de produtos e serviços, assegurando a competitividade. 

  15. Valores EXEMPLOS: Valores da Vivo: Compromisso com o Cliente: Identificar e satisfazer as necessidades presentes e futuras dos clientes, oferecendo produtos e serviços que superem as expectativas, com alto padrão de qualidade e atendimento, prometendo responsavelmente o que estamos em condições de cumprir.  Humanização: Estimular o contínuo crescimento profissional e pessoal dos colaboradores, trabalhando com entusiasmo, paixão e alegria, praticando a justiça, construindo e mantendo relações de confiança, de lealdade e transparência com os clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores e o mercado.  Responsabilidade Social: Contribuir para o desenvolvimento consciente e sustentado da sociedade, favorecendo o pleno exercício da cidadania e respeitando o meio ambiente.

  16. Valores EXEMPLOS: Valores do Banco HSBC: Nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética; Nossa comunicação deve ser clara e precisa; Nosso gerenciamento deve ser em equipe, consistente e focado; Nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na responsabilidade e confiança entre as partes.

  17. Valores EXEMPLOS: Valores do Grupo Gerdau: CLIENTE satisfeito; SEGURANÇA TOTAL no ambiente de trabalho; PESSOAS comprometidas e realizadas; QUALIDADE em tudo que faz; EMPREENDEDORISMO RESPONSÁVEL; INTEGRIDADE; CRESCIMENTO e RENTABILIDADE.

  18. Exemplos para Análise MISSÃO: PFIZER:Nós nos tornaremos a companhia mais valorizada do mundo para pacientes, clientes, colegas, investidores, parceiros comerciais e as comunidades onde trabalhamos e vivemos. VIVO:Ser a melhor opção em comunicação com mobilidade. A STIHL tem por missão facilitar a vida dos clientes, oferecendo soluções rápidas e inovadoras em ferramentas motorizadas portáteis para os mercados florestal, agropecuário, de serviços e bricolagem.Busca a excelência como organização, perseguindo a rentabilidade e a satisfação dos clientes, prezando os valores éticos com relação aos colaboradores, fornecedores, revendedores e acionistas, respeitando o meio ambiente e garantindo a perpetuação da organização como exercício de nossa responsabilidade social.

  19. Objetivos e Metas OBJETIVO: representam os fins genéricos desejados, em direção dos quais são colocados os esforços da empresa. META: são versões mais restritas dos objetivos, com quantificação e linha de alcance temporal.

  20. Matriz SWOT

  21. Triângulo Estratégico PROPÓSITO AMBIENTE CAPACITAÇÃO

  22. Triângulo Estratégico O que nós queremos fazer? PROPÓSITO O que nós sabemos fazer? O que nos é permitido fazer? AMBIENTE CAPACITAÇÃO

  23. Triângulo Estratégico O que nós queremos fazer? PROPÓSITO O que nós sabemos fazer? O que nos é permitido fazer? ESTRATÉGIAS: O que é que nós vamos fazer? AMBIENTE CAPACITAÇÃO

  24. Matriz SWOT • MATRIZ SWOT: • Instrumento muito útil na organização do planejamento estratégico. • S.W.O.T (Strenght, Weakness, Oportunities, Threats) (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) • A principal da Matriz SWOT é possibilitar a escolha de uma estratégia adequada, para que se alcancem determinados objetivos, a partir de uma avaliação crítica dos ambientes interno e externo.

  25. Matriz SWOT AMBIENTE EXTERNO OPORTUNIDADES AMEAÇAS FORÇAS FRAQUEZAS AMBIENTE INTERNO

  26. Matriz SWOT • Forças:é algo que a empresa faça bem ou que aumente a sua competitividade: competências, know-how, ativos físicos, capital humano, ativos organizacionais, ativos intangíveis, atributos específicos, alianças, parcerias corporativas e imagem da marca; • Fraquezas:é algo que falta à empresa, que ela execute mal ou que a ponha em desvantagem em relação à concorrência. As fraquezas, em geral, são justamente a falta dos elementos encontrado nas forças: ausência ou deficiência de know-how, competitividade, etc.

  27. Matriz SWOT • Oportunidades:são situações encontradas no ambiente externo que representem oportunidades de negócios, de crescimento da participação no mercado ou da rentabilidade da empresa; • Ameaças:são situações vislumbradas no ambiente externo que podem impactar a participação de mercado ou o posicionamento da empresa perante concorrentes e clientes.

  28. Matriz SWOT OPORTUNIDADES ALAVANCAGEM FORÇAS VULNERABILIDADE LIMITAÇÕES AMEAÇAS FRAQUEZAS PROBLEMAS

  29. Bibliografia Recomendada • WRIGHT, P; KROLL, M. J. & PARNELL J. Administração Estratégica - Conceitos. Cap. 03. São Paulo: Atlas, 2000.

More Related