240 likes | 343 Views
Curso Internacional para Gerentes sobre Saúde, Desastres e Desenvolvimento Tereza Lisboa CRA – Centro de Recursos Ambientais. Órgão Coordenador e executor da Política Ambiental do Estado da Bahia Criado em 03/03/1983 (20 anos) Vinculado à SEMARH. PLANTÃO DE EMERGÊNCIA (24 h)
E N D
Curso Internacional para Gerentes sobre Saúde, Desastres e Desenvolvimento Tereza Lisboa CRA – Centro de Recursos Ambientais
Órgão Coordenador e executor da Política Ambiental do Estado da Bahia Criado em 03/03/1983 (20 anos) Vinculado à SEMARH
PLANTÃO DE EMERGÊNCIA (24 h) DISQUE MEIO AMBIENTE 0800-711400
Estatística de acidentes por tipoFonte: Arquivos CRA (Jan/99-Jun/02)
Estatística de Acidentes por substância: Fonte: Arquivos CRA (Jan99 – Jun03)
Acidente no transporte de GLP Julho2002 - Salvador
Acidente rodoviário:Metacrilato de Metila Agosto/2000
Tombamento de caminhão de gasolina Irecê-BA 17/01/01
Vazamento de óleo por duto, com contaminação de riacho próximo ao Rio Joanes Canal de Tráfego Abril/2000
Óleo na Praia de Patamares - Salvador/BA Maio/2002
Os acidentes com substâncias químicas vêm ocorrendo constantemente no nosso cotidiano, mesmo com os esforços realizados pelas empresas e órgãos de fiscalização e controle. A busca constante de melhorias neste sentido é de grande importância, assim como o somatório de ações conjuntas dos três setores: público, privado e da própria sociedade.
As informações obtidas neste trabalho, embora abrangendo um pequeno período de tempo, servem para dar um panorama geral do problema e apontar necessidades que possam aprimorar a eficiência na prevenção e atendimento aos acidentes químicos.
A necessidade de um maior controle nas condições dos dutos que transportam produtos químicos foi outro aspecto observado, assim como a falta de um sistema de fiscalização mais eficiente para as embarcações que trafegam pela Baía de Todos os Santos transportando produtos químicos A precariedade das estradas em alguns pontos das rodovias baianas foi outro aspecto negativo apontado.
A necessidade de realizar um trabalho em conjunto com os órgãos públicos, é uma lacuna verificada. Apontamos a importância da consolidação dosdados de acidentes químicos, não só dos órgãos ambientais estaduais (como é o caso do CRA), como as demais entidades diretamente relacionadas ao assunto (Defesa Civil, Bombeiros, Vigilância Sanitário e outros), para a obtenção de informações mais completas que possam nos levar a um eficiente sistema de prevenção e atendimento a acidentes.
tereza@cra.ba.gov.br (71) 310-1415