1 / 9

Mecanismo da chuva ácida

Mecanismo da chuva ácida. Esse tipo de precipitação é resultante da produção e emissão de gases, como, dióxido de enxofre e óxidos de oxigênio, que são lançados na baixa atmosfera pelas ações antrópicas e sofrem as mais variadas reações em contato com a água. Efeitos na bacia hidrográfica.

dutch
Download Presentation

Mecanismo da chuva ácida

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Mecanismo da chuva ácida Esse tipo de precipitação é resultante da produção e emissão de gases, como, dióxido de enxofre e óxidos de oxigênio, que são lançados na baixa atmosfera pelas ações antrópicas e sofrem as mais variadas reações em contato com a água.

  2. Efeitos na bacia hidrográfica • Deterioração de construções civis • Onde foi observado inicialmente o fenômeno da chuva ácida.Primeira citação literária por ROBERT ARGUS SMITH (1872) • Barragens estão sujeitas a sofrer este processo, ocorrendo queda de sua resistência uma vez que são constituídas de material calcáreo. Efeito da chuva ácida numa estátua. Fotografias tiradas nos anos 1908 e 1969.

  3. Formação de cavernas em áreas constituídas por rochas calcárias A “chuva ácida“ ao cair sobre estas áreas constituídas por CaCO3 (calcite) causa a formação de ácido carbónico H2CO3. Seguidamente, ao penetrar nas fendas do calcário ataca a rocha, produzindo bicarbonato de cálcio – Ca(HCO3)2 – que é solúvel em água e portanto transportado por esta. Com a dissolução do bicarbonato de cálcio, as fendas, inicialmente produzidas pela infiltração das águas das chuvas, vão-se alargando lentamente formando as cavernas. O bicarbonato de cálcio transportado pelas águas das chuvas ao emergir no teto de uma caverna pré-existente, fica pendurada até atingir um volume e peso adequado que a faça cair. Durante esse período de tempo ocorre liberação de CO2 e, consequente precipitação de parte do bicarbonato dissolvido, sob a forma de carbonato de cálcio, forma-se assim as estalactites. Ao cair, a gota ainda contem bicarbonato de cálcio em solução, o qual fica depositado no solo da gruta, formando as estalagmites

  4. Favorecimento da degradação e dos processos erosivos • Liberação de metais tóxicos por ligações químicas,disponibilizando-os para envenenamento das terras e das plantas. • Aumento do desgaste de minerais e silicato das terras, conduzindo a uma perda da estrutura mineral e conseqüente fertilidade dos solos.

  5. Acidificação e eutrofização dos corpos d’água • Menor biodiversidade – extinção de algumas espécies . • Os reservatórios tendem a tornar-se mais rasos e quentes e há mais crescimento de plantas ao seu redor, podendo transformá-los em pântanos. Apesar de ser um processo natural.

  6. Saúde humana

  7. Ocorrência observadas de chuva ácida Fonte : The Global Ecology Handbook (1990)

  8. Chuva ácida no Brasil São Paulo apresenta ph médio 4,6 com máxima de 2,7 .INPE (Instituto Nacional de pesquisas Espaciais) ano: 1983/85 • Problema acentuado nas metrópoles: No Rio de janeiro, a floresta da Tijuca está sendo afetada pela chuva ácida. O Globo, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro abril 2005 Pesquisa registra ocorrência de chuva ácida no litoral sul de Santa Catarina. II Forum Ecologico,10/11/20005

More Related