110 likes | 518 Views
Mecanismo da chuva ácida. Esse tipo de precipitação é resultante da produção e emissão de gases, como, dióxido de enxofre e óxidos de oxigênio, que são lançados na baixa atmosfera pelas ações antrópicas e sofrem as mais variadas reações em contato com a água. Efeitos na bacia hidrográfica.
E N D
Mecanismo da chuva ácida Esse tipo de precipitação é resultante da produção e emissão de gases, como, dióxido de enxofre e óxidos de oxigênio, que são lançados na baixa atmosfera pelas ações antrópicas e sofrem as mais variadas reações em contato com a água.
Efeitos na bacia hidrográfica • Deterioração de construções civis • Onde foi observado inicialmente o fenômeno da chuva ácida.Primeira citação literária por ROBERT ARGUS SMITH (1872) • Barragens estão sujeitas a sofrer este processo, ocorrendo queda de sua resistência uma vez que são constituídas de material calcáreo. Efeito da chuva ácida numa estátua. Fotografias tiradas nos anos 1908 e 1969.
Formação de cavernas em áreas constituídas por rochas calcárias A “chuva ácida“ ao cair sobre estas áreas constituídas por CaCO3 (calcite) causa a formação de ácido carbónico H2CO3. Seguidamente, ao penetrar nas fendas do calcário ataca a rocha, produzindo bicarbonato de cálcio – Ca(HCO3)2 – que é solúvel em água e portanto transportado por esta. Com a dissolução do bicarbonato de cálcio, as fendas, inicialmente produzidas pela infiltração das águas das chuvas, vão-se alargando lentamente formando as cavernas. O bicarbonato de cálcio transportado pelas águas das chuvas ao emergir no teto de uma caverna pré-existente, fica pendurada até atingir um volume e peso adequado que a faça cair. Durante esse período de tempo ocorre liberação de CO2 e, consequente precipitação de parte do bicarbonato dissolvido, sob a forma de carbonato de cálcio, forma-se assim as estalactites. Ao cair, a gota ainda contem bicarbonato de cálcio em solução, o qual fica depositado no solo da gruta, formando as estalagmites
Favorecimento da degradação e dos processos erosivos • Liberação de metais tóxicos por ligações químicas,disponibilizando-os para envenenamento das terras e das plantas. • Aumento do desgaste de minerais e silicato das terras, conduzindo a uma perda da estrutura mineral e conseqüente fertilidade dos solos.
Acidificação e eutrofização dos corpos d’água • Menor biodiversidade – extinção de algumas espécies . • Os reservatórios tendem a tornar-se mais rasos e quentes e há mais crescimento de plantas ao seu redor, podendo transformá-los em pântanos. Apesar de ser um processo natural.
Ocorrência observadas de chuva ácida Fonte : The Global Ecology Handbook (1990)
Chuva ácida no Brasil São Paulo apresenta ph médio 4,6 com máxima de 2,7 .INPE (Instituto Nacional de pesquisas Espaciais) ano: 1983/85 • Problema acentuado nas metrópoles: No Rio de janeiro, a floresta da Tijuca está sendo afetada pela chuva ácida. O Globo, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro abril 2005 Pesquisa registra ocorrência de chuva ácida no litoral sul de Santa Catarina. II Forum Ecologico,10/11/20005