1 / 25

Projeto Sistema de Serviços

Projeto Sistema de Serviços. Esta apresentação se baseia no terceiro rascunho de propostas para o sistema de serviço e no resumo de decisões e resoluções da WSC 2012.

gore
Download Presentation

Projeto Sistema de Serviços

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Projeto Sistema de Serviços

  2. Esta apresentação se baseia no terceiro rascunho de propostas para o sistema de serviço e no resumo de decisões e resoluções da WSC 2012.

  3. O Fórum de Serviço dos Grupos (FSG) e a Conferência de Serviço Local (CSL) propostas dividem as responsabilidades de nossos atuais CSAs. Cada uma das unidades tem um foco principal:FSG – apoiar os gruposCSL – fornecer os serviços locais.

  4. FSG Tem o propósito de ajudar os grupos a melhor levar a mensagem em suas reuniões.Separa a função de apoio aos grupos da “administração” de NA.Oferece a oportunidade de:-partilhar problemas;- buscar soluções em conjunto.

  5. FSG • Evita a distração de assuntos de serviço complexos de fora do grupo.É uma alternativa atraente que complementa as reuniões de serviço mais administrativas. • Deve ser mais como um encontro casual entre vizinhos, uma reunião de partilha. • Não é mais um nível de serviço.

  6. FSG • Nas reuniões do FSG acontece: • treinamento e apadrinhamento informais; • discussão de temas de grupos, partilhas, sem assuntos administrativos; • boas-vindas e aproximação a grupos e membros novos. • apresentação e orientação sobre o serviço (p. ex.: estudo de literatura de recuperação e de serviço). • compartilhamento de informações de modo informal (eventos, atividades da CSL, novas peças de literatura, tópicos de discussão do NAWS); • alguns serviços podem ser realizados pelos grupos através do FSG, como fixação de cartazes, ou organização de um evento, por exemplo.

  7. FSG, tamanho e participação O tamanho do FSG dependerá de cada localidade geográfica. O FSG deve compreender o conjunto de grupos que estão na mesma “vizinhança”. Uma área geográfica delimitada pela comunidade local, como um conjunto de bairros, uma zona ou região da cidade; ou ainda uma região delimitada em zona rural.

  8. FSG, tamanho e participação Os grupos enviam um delegado (RSG) para participar na reunião de FSG, mas todos membros interessados são bem-vindos a participar plenamente. Na área de uma CSL existem diversos FSGs.

  9. FSG - administração Existem diversas opções para a administração do FSG. A reunião pode ser itinerante, ocorrendo a cada vez em um dos grupos que a compõe, ou pode ser realizada sempre no mesmo local. A moderação pode ser revezada entre os delegados dos grupos, ou pode-se escolher um servidor para secretariar sempre.

  10. FSG - administração A chave é a simplicidade e o método que traga menos distração administrativa. O foco é no apoio aos grupos e o formato deve ser informal, parecido com o de uma reunião de partilha. O FSG não deve ter muita estrutura.

  11. FSG - administração Houve discussão sobre a possibilidade de tornar o FSG uma estrutura intermediária entre o grupo e a CSL, mas as resoluções da WSC foram de que a FSG não se torne mais uma estrutura e que não seja uma instância intermediária. Sugere-se que a FSG tenha reuniões alternando com a reunião da CSL conforme exemplos no calendário que segue.

  12. Exemplos de calendário

  13. CSL A CSL é o “cavalo de batalha” do sistema de serviço. Tem a responsabilidade de levar a mensagem fora das reuniões de NA, realizando a maior parte dos serviços locais. Os grupos são responsáveis por custear e apoiar os serviços na CSL.

  14. CSL A CSL utilizaria o processo de planejamento estratégico (nossas ferramentas de planejamento) e os seus serviços feitos por uma mistura de grupos de trabalho que partem de projetos específicos e de serviços rotineiros ou permanentes.

  15. CSL Sempre que possível, as decisões devem ser tomadas usando um processo de tomada de decisão por consenso, no lugar de moções. Será organizado um cadastro de servidores (pool) formado por servidores com experiência para realizar os projetos e os serviços permanentes.

  16. CSL Os membros poderão participar em atividades mais prolongadas nos serviços rotineiros, ou de mais curta duração, como no caso dos grupos de trabalho para projetos específicos. Esta última modalidade de participação pode ser atraente a membros que não tenham a disponibilidade para um comprometimento mais longo de serviço (um ano de encargo, por exemplo).

  17. CSL – tamanho e organização A CSL será formada em conformidade com fronteiras geográficas reconhecidas (cidade, região, zona).A divisão geográfica das USLs será feita num processo colaborativo em cada unidade geográfica de serviço (estado, nação, província).

  18. CSL – tamanho e organização A participação é aberta a todos, mas o foco é o planejamento e a realização de serviços.Serve de elo de ligação entre os grupos e o restante da estrutura de serviço.Realiza reuniões trimestrais ou quadrimestrais, além de uma assembleia anual de planejamento.

  19. CSL – tamanho e organização É composta por um Quadro de Serviço Local (QSL) e pela Unidade de Serviço Local em si. Enquanto as reuniões de tomada de decisão e planejamento ocorrem a cada três ou quatro meses, as reuniões do QSL são mensais.Os servidores seriam:coordenador, vice-coordenador, tesoureiro, secretário, delegado(s) e coordenadores de serviços (em projetos e rotineiros).

  20. CSL – tamanho e organização Exemplos de serviços rotineiros supervisionados pelo QSL:- painéis de H&I;- linha de ajuda;- fornecimento de materiais;- listas de reuniões.

  21. CSL – tamanho e organização Exemplos de serviços feitos por projetos a partir do planejamento estratégico:- trabalho de RP;- eventos e convenções;- melhorias de comunicação, como a criação de modelos de relatórios;- fóruns de serviço.

  22. CSL – conferência de planejamento Consiste de:- Delegados dos grupos- Membros do QSL- Coordenadores de projetos- Coordenadores de serviços permanentes- Membros interessados.

  23. CSL – conferência de planejamento Reúne-se três a quatro vezes por ano, iniciando cada ano com uma assembleia.Pode realizar sessões de treinamento ou oficina, como no caso do CAR.Sempre que possível, as decisões são tomadas por consenso.

  24. CSL – assembleia anual Evento de planejamento que reúne as sugestões de todos para estabelecer prioridades.Todos membros são encorajados a participar.

  25. Continue voltando, funciona.

More Related