1 / 8

DIREITO EMPRESARIAL II

DIREITO EMPRESARIAL II. FÁBIO RICARDO RODRIGUES BRASILINO professorbrasilino@gmail.com. Advogado Esp. Metodologia do Ensino Superior - UNOPAR Esp. Direito Internacional e Econômico – UEL Mestrando em Direito Negocial – UEL. Londrina, 27 de julho de 2011. INTRODUÇÃO. Objetivos da aula:

gurit
Download Presentation

DIREITO EMPRESARIAL II

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DIREITO EMPRESARIAL II FÁBIO RICARDO RODRIGUES BRASILINO professorbrasilino@gmail.com Advogado Esp. Metodologia do Ensino Superior - UNOPAR Esp. Direito Internacional e Econômico – UEL Mestrando em Direito Negocial – UEL Londrina, 27 de julho de 2011

  2. INTRODUÇÃO Objetivos da aula: Verificar o interesse da disciplina pelos discentes. Analisar situações/pontos relevantes da disciplina. Realizar Avaliação diagnóstica. Discorre sobre um ponto de utilidade prática da disciplina.

  3. CHEQUE POS-DATADO O cheque é uma ordem de pagamento a vista? . Sim. Art. 32 (Lei nº 7.357/1985 – L.U.) • A que pese ser o cheque uma ordem de pagamento a vista, no Brasil popularizou-se a emissão do cheque para data futura, inclusive este já é o entendimento do STJ • “[...] a emissão de cheque pós-datado, popularmente conhecido como cheque pré-datado, não o desnatura como título de crédito, e traz como única consequência a ampliação do prazo de apresentação [...]” (STJ, REsp 612.423/DF, Rel. Min. Nancy Andrighi, DJ 26.06.2006, p. 132)

  4. O CHEQUE POS-DATADO O cheque é uma ordem de pagamento a vista? . Sim. Art. 32 (Lei nº 7.357/1985 – L.U.) • A que pese ser o cheque uma ordem de pagamento a vista, no Brasil popularizou-se a emissão do cheque para data futura, inclusive este já é o entendimento do STJ • “[...] a emissão de cheque pós-datado, popularmente conhecido como cheque pré-datado, não o desnatura como título de crédito, e traz como única consequência a ampliação do prazo de apresentação [...]” (STJ, REsp 612.423/DF, Rel. Min. Nancy Andrighi, DJ 26.06.2006, p. 132)

  5. QUAL É O PRAZO PRESCRICIONAL? • 6 meses da expiração do prazo a expiração da apresentação (30 dias ou 60 dias) – art. 59 LU • No caso do cheque pós-datado a doutrina a doutrina entende que o prazo de apresentação inicia-se na data do pós-datamento e não da data da emissão. • neste sentido: • Há que se mencionar um caso, entretanto, em que o início do prazo prescricional do cheque não segue a regra [...] Trata-se, mais um vez, de situação peculiar decorrente de “pré-datação” do cheque [...] a partir desse dia, pois, contam-se 30 ou 60 dias, respectivamente, conforme o cheque fosse de mesma praça ou de praças diferentes. Passados esses 30 ou 60 dias, inicia-se o prazo prescricional de 6 meses. (RAMOS, 2010, p. 398)

  6. CASO PRÁTICO Data da Emissão: 01 de maio de 2010. Data do pós-datamento/apresentação: 10 de junho de 2010. Início e prazo para apresentação: 60 dias a partir de 10 de junho de 2010. Início do prazo prescricional: 09 de agosto de 2010 (60 dias após o prazo de apresentação). Término do prazo prescricional: 09 de fevereiro de 2011 (6 meses).

  7. ENTENDIMENTO DA JUÍZA

  8. DISPOSÇÕES FINAIS Qual é o início do prazo prescricional? Há divergência entre o entendimento doutrinário e jurisprudência? Em sua opinião: qual é o posicionamento mais adequado?

More Related