210 likes | 323 Views
EDUCAR OS JOVENS NA FÉ. Curso de metodologia catequética - 05.10.2013. - Hoje , as pessoas já não se tornam cristãs mediante as modalidades de socialização religiosa que foram válidas por muitos séculos .
E N D
EDUCAR OS JOVENS NA FÉ Curso de metodologiacatequética - 05.10.2013
- Hoje, as pessoasjánão se tornamcristãsmediante as modalidades de socializaçãoreligiosaqueforamválidaspormuitosséculos. - Oscanais de transmissãointergeracionalforamsuperados; a fétornou-se umaopçãoprofundamentesubjetiva, fruto da descoberta e da decisãopessoal. - A situação de secularização, indiferença e desconfiançaatravésde umaculturaglobalizada, marcadapelavisãomaterialista e individualista da vida.
Osjovensnosdizemqueentre elesnãoháumaverdadeiracrise de religiosidade e de busca de sentido. Uma parcelanotávelde jovenssentea necessidadede aprofundara dimensãoda espiritualidadeparaencontrarequilíbrio e harmoniapessoalnummundofrenético, fragmentado e emrápidaevolução. A dimensãoreligiosatende a serrelegadaàesfera do privado e absorvidapelalógicada satisfaçãodas necessidadesindividuais. OS JOVENS E A RELIGIÃO
religiosidadede uso individual, de confortopessoal; de consolaçãoe nãode responsabilidade, queenvolve o aspectoemotivo e psicológicoe age comoumaespéciede pruridoespiritual, porquepõeemjogoossentimentos, o envolvimentoemocional, mas transcuraosvaloresqueservemparasustentá-la no tempo, como a fidelidade, a constância, a coerênciadas escolhas, a aceitaçãode responsabilidades. religiosidadenãoinstitucional, mas individual, com a presençaade crençasheterogênease, àsvezes, formalmenteincompativeis
Contínuamigraçãode experiênciaespiritual - tentativarepetitiva de suprir a sedede sentido com novasemoções, maisoumenosmísticas-issoaconteceporquecadaopçãoé logo abandonadaquando surge o peso a suportar, osdesafios a enfrentar, a comunidade a encontrarou com queconfrontar-se. Religiosidadeseparada da ética. Emépocasanteriores, a féreligiosa se relacionava com a ética e o compromissopelatransformação do mundo, hojeela se relaciona com a estética e o espírito de convivência e comunhão.A identidadereligiosa dos jovenstorna-se umaidentidade-refúgio, sem um verdadeiroaprofundamento interior, espiritual e ético. Sublinha-se a eficácia da participaçãoassociativapara a construção da identidadereligiosapessoal, favorecendo a formação e a adesão de fé, o itinerárioreligiosopessoal e também a prática sacramental.
Urgênciaemrenovarprofundamente a ofertareligiosa da Igreja: • ✜superara racionalidade instrumental, desenvolvendo a dimensãoestética e mística da fé; • ✜romper a burocratizaçãoalienante, promovendo a dimensão de comunidade e de encontropessoal; • ✜enfrentara ausência de sentimento e de experiência com um maiordesenvolvimento da linguagemsimbólica e afetiva e maiorpresença de experiênciascompartilhadas de vida. OS JOVENS E A RELIGIÃO
O jovemsempreestáabertoàféporqueabertoaofuturo, àbusca de sentido e da própriaidentidade, àvida e aosvalores. • Essaaberturageralmenteéofuscadapeloexcesso de coisas e de satisfaçõesimediatas e superficiais. Acontece a muitosjovenscomo à “samaritana” da narraçãoaevangélicade João: elesprecisam de alguémque, emnome de Deus, desperteneles o desejoprofundo de salvaçãoe de felicidadecamufladopelasexpectativasimediatas de prazer (cf. Jo 4,15). OS JOVENS E A FÉ
As questõesde sentido, sinceras, sãosemprefrestasqueabremàtranscendência, principalmentequandoacolhidas com sinceridade e desenvolvidasmedianteitineráriospacientes de aprofundamento. O educador da fépodeabrircaminhospara a interioridade, ajudarosjovens a fazeremexperiênciassignificativasquepreencham o coração: silêncio, contemplaçãoda natureza, comunicaçãoprofunda, de acolhidagratuita do outro, de serviçovoluntário Itineráriosquedesenvolvama aberturaàTranscendênciae despertema sede de Deus, mesmoquandoEleaindaédesconhecido. OS JOVENS E A FÉ
Entre as dificuldades dos jovensparaviverem a fé e fazerem a opção de vidacristã, podem-se assinalar:
O estilo de vidaqueadormeceouofusca o desejoprofundo de sentido, de verdade, de Deus: a pressa, o rumor, a multiplicidade de relaçõessuperficiais, a buscafrenética de experiênciasnovas e sempremaisintensasquerespondamàsnecessidadesimediatas, a escassacapacidade de interiorização etc. Da parte da Igreja e das comunidadescristãs, uma forma de exprimir e viver a fémuitodistante da forma de osjovensverem e viverem a realidade: certaruptura cultural queosfazsentirque a févivida, celebrada e proclamadapelaIgrejaéumarealidadeestranhaaoseuuniverso mental e afetivo.
“os jovens precisam de uma Igreja que, representando Jesus, se aproxime dos seus problemas e do seu desalento, que não só compartilhe com eles o caminho e o cansaço, mas saiba também conversar com eles, colocando-se no seu nível, interessando-se por aquilo que os preocupa, assumindo suas incertezas [...] Devemos ser seus companheiros na busca do sentido da vida e na busca de Deus”. (Estreia 2010, p. 34-35.) A IGREJA E OS JOVENS
“A busca de modelos pelos jovens é uma porta que se abre para lhes apresentarmos a pessoa de Jesus Cristo [...] Um importante desafio da evangelização junto aos jovens consiste em ajudá-los a escutar a voz de Cristo em meio a tantas outras vozes” (CF 2013, p. 60, no. 174) • “O encontro com Jesus significa encontrar Deus na história, um Deus amoroso que toma feições humanas, na pessoa de Jesus Cristo. ‘A Palavra tem um rosto, que por isso mesmo podemos ver: Jesus de Nazaré’ (CF 2013, p. 60-61, no. 175.)
“Conhecer os jovens é condição prévia para evangelizá-los. Não se pode amar nem evangelizar a quem não se conhece.” É necessário ter em conta a variedade de comportamentos e situações da juventude hoje e a dificuldade de delinear um único perfil da mesma no mundo e no Brasil. Trata-se também de uma oscilação constante, marcada pelo impacto da velocidade social das mudanças culturais e históricas, com as vulnerabilidades e potencialidades dos jovens.(CNBB, 2007, Doc. 85, p. 11, no. 10) CONHECER OS JOVENS
O jovemé chamado a sercristãopermanecendojovemnestasociedade. • Quala identificação do jovemcristãode hojeemrelaçãoaosproblemas e desafios da suaexistênciaatual, portanto da suavidapessoal e social? • O jovemcristão de hojeé…
✪Uma pessoaque vive a vidacomovocação, comorealização de um projetoque dá sentido e unidade a todadiversidade de ações e preocupações; alguémque vive a vidacomoresposta de amoraoamor de Deus, capaz de assumi-la comodom, desenvolverosseusaspectosmelhores com gratidão e vivê-la com alegria.
✪Uma pessoa interior, capaz de fazersilêncio, de ouvir a voz de Deus navidacotidiana, à luz da Palavra; de desenvolverumarelação de amizade com Jesus através dos sacramentos da Eucaristia e da Reconciliação e mediante a acolhida e o serviço dos maispobres e dos maispequenos.
✪ Uma pessoa de esperança, quesempresabever o positivo, emborapequeno e imperfeito; sabealegrar-se com ospequenospassos; sabecrer no futuro e empenhar-se nele, porquecrêque a força da ressurreiçãoestápresente e age navidacotidiana das pessoas e da história.
✪Uma pessoa de comunhão, de diálogo, de acolhida e de colaboração, capaz de fazeramizade e criarcomunidadeaoseuredor.
✪Uma pessoaque vive o empenhocotidiano do estudo, do trabalho, da profissão, da vida de família, com fidelidade, com competência, comoresposta de amoraoSenhor e serviçoaos outros.
REFERENCIA: P. PascualChávez Villanueva, aosjovens da Arquidiocese de Chieti–Vasto, reunidosemFossacesia, nosdias 3 e 4 de janeiro de 2013.