1 / 12

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL. DENISE VARGAS. DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA  Ministério Público 1.(MPE/TO/2012/PROMOTOR ) A respeito das funções essenciais à justiça, assinale a opção correta.

jamuna
Download Presentation

DIREITO CONSTITUCIONAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DIREITO CONSTITUCIONAL DENISE VARGAS

  2. DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA  Ministério Público 1.(MPE/TO/2012/PROMOTOR) A respeito das funções essenciais à justiça, assinale a opção correta. A) O MP pode deflagrar o processo legislativo de lei concernente aos planos de carreira de seus membros e servidores, não podendo, no entanto, fixar ou estabelecer a revisão dos respectivos vencimentos, em razão da iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo para essa matéria. B) A DPU é regulamentada por lei complementar, e as DPs estaduais, assegurada a autonomia funcional e administrativa, são regulamentadas por lei ordinária própria de cada estado da Federação, cabendo ao Poder Executivo estadual elaborar a proposta orçamentária da instituição. C) O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo absolutamente inviolável por seus atos e manifestações, inclusive em entrevistas aos meios de comunicação. D) Ao MP cabe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e coletivos; para isso, ele possui, por exemplo, legitimidade para ajuizar ACP em defesa do patrimônio público e do meio ambiente. E) A Advocacia-Geral da União é instituição que representa a União, em juízo e fora dele, e presta consultoria jurídica e assessoramento ao Poder Executivo e ao Poder Legislativo.

  3. 2.(Analista Processual/MPE-PI/Superior/2012) Compete privativamente ao MP promover o inquérito civil e a ação civil pública para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos.

  4. 3.(TJCE/JUIZ/2012)Acerca das funções essenciais à justiça, assinale a opção correta. A) A indispensabilidade da intervenção do advogado no processonão é absoluta, não sendo obrigatória a sua participação emalguns procedimentos judiciais, a exemplo do que ocorre nohabeas corpus e nas causas cíveis e criminais dos juizadosespeciais. B) O MP do Trabalho não dispõe de legitimidade para atuarperante o STF, atribuição privativa do procurador-geral daRepública. C) De acordo com o STF, no provimento do cargo de procurador-geraldo estado ou de advogado-geral do estado, o estado-membroestá obrigado a observar o modelo federalestabelecido para o provimento do cargo de advogado-geral daUnião. D) No âmbito do estado-membro, compete à defensoria públicapromover a defesa de servidores públicos processados por atospraticados no exercício de suas funções institucionais. E) No que se refere aos MPs dos estados e do DF e territórios, adestituição do procurador-geral de justiça antes do final domandato exige a deliberação da maioria absoluta dasrespectivasassembleias legislativas.

  5. 4.(TRERJ/TECNICO ADMINISTRATIVO/2012) Entre as garantias asseguradas pela CF aos membros do Ministério Público se inclui a inamovibilidade; no entanto, por motivo de interesse público, mediante decisão judicial, o Membro do Ministério Público poderá ser removido do cargo ou função.

  6. 5.(TJRR/TECNICO JUDICIÁRIO/2012)Ao Ministério Público (MP), órgão integrante do Poder Executivo, compete a defesa dos direitos individuais e coletivos.

  7. 6.(TJRR/TECNICO JUDICIÁRIO/2012) O Conselho Nacional do Ministério Público, presidido pelo procurador-geral da República, é o órgão máximo do Ministério Público da União e atua junto ao Supremo Tribunal Federal.

  8. 7.(TJRR/TECNICO JUDICIÁRIO/2012) Os membros do MP gozam de vitaliciedade, após dois anos de exercício, e só perderão o cargo por sentença judicial transitada em julgado.

  9. Advocacia 8.(AGU/ADVOGADOS/2012) Incumbe à AGU, diretamente ou mediante órgão vinculado, exercer a representação judicial e extrajudicial da União, assim como as atividades de consultoria e assessoramento jurídico dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, no âmbito federal. 191. (AGU/ADVOGADOS/2012) A CF estabelece expressamente que a representação da União, na execução da dívida ativa de natureza tributária, cabe à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, observado o disposto em lei.

  10. Defensoria 9.(DPE/AC/DEFENSOR/2012) Assinale a opção correta com base na jurisprudência do STF acerca da advocacia e da DP. A) Norma estadual pode estabelecer a vinculação da respectiva DP a secretarias de Estado. B) O escritório de advocacia é inviolável, ainda que o advogado seja suspeito da prática de crime concebido e consumado no âmbito desse local de trabalho. C) A garantia da inamovibilidade é conferida pela CF aos magistrados, aos membros do MP e aos membros da DP, não podendo ser estendida aos procuradores dos estados e do DF. D) Norma estadual pode atribuir à DPE a defesa judicial dos servidores públicos estaduais processados criminalmente em razão do regular exercício do cargo. E) Lei estadual pode equiparar, para todos os fins, o defensor público-geral a secretário de Estado.

  11. 10.(Inspetor Polícia Civil Ceará/Médio/2012)A missão da defensoria pública restringe-se à defesa dos hipossuficientes em todos os graus de jurisdição. 11.(Inspetor Polícia Civil Ceará/Médio/2012)Na defesa dos hipossuficientes, a defensoria pública tem legitimidade para ajuizar ação coletiva.

More Related