1 / 45

SETOR PRÉ MATRIMONIAL

SETOR PRÉ MATRIMONIAL. NUFESP. Começando. Oração do Espírito Santo. Leitura do dia. Evangelho de São João 16, 5-11. Evangelho. 5. Mas agora eu vou para aquele que me enviou. E ninguém de vocês pergunta para onde eu vou?

licia
Download Presentation

SETOR PRÉ MATRIMONIAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SETOR PRÉ MATRIMONIAL NUFESP

  2. Começando...

  3. Oração do Espírito Santo

  4. Leitura do dia Evangelho de São João 16, 5-11

  5. Evangelho 5.Mas agora eu vou para aquele que me enviou. E ninguém de vocês pergunta para onde eu vou? 6.Mas porque eu lhes disse essas coisas, a tristeza encheu o coração de vocês. 7.Entretanto, eu lhes digo a verdade: é melhor para vocês que eu vá embora, porque, se eu não for, o Advogado não virá para vocês. Mas se eu for, eu o enviarei.

  6. Evangelho 8.Quando o Advogado vier, ele vai desmascarar o mundo, mostrando quem é pecador, quem é o Justo e quem é o condenado. 9.Quem é pecador? Aqueles que não acreditaram em mim. 10.Quem é o Justo? Sou eu. Mas vocês não me verão mais, porque eu vou para o Pai. 11.Quem é o condenado? É o príncipe deste mundo, que já foi condenado."

  7. Família: Projeto de Deus

  8. Família: Projeto de Deus E Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus ele o criou; e os criou homem e mulher. Gn 1, 27

  9. Família: Projeto de Deus Por isso, um homem deixa seu pai e sua mãe, e se une à sua mulher, e eles dois se tornam uma só carne. Gn 2,24

  10. Família: Projeto de Deus E Deus os abençoou e lhes disse: "Sejam fecundos, multipliquem-se, encham e submetam a terra; dominem os peixes do mar, as aves do céu e todos os seres vivos que rastejam sobre a terra". Gn 1, 28

  11. Família: Projeto de Deus E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo era muito bom. Gn 1,31

  12. Centralidade do Matrimônio

  13. Centralidade do Matrimônio No projeto de Deus, a família cristã se inicia com o sacramento do Matrimônio

  14. Centralidade do Matrimônio Por isso, o Matrimônio cristão está no centro da Pastoral Familiar

  15. Centralidade do Matrimônio A organização da Pastoral Familiar parte desta centralidade do Matrimônio

  16. Os Setores

  17. O trabalho Pastoral Familiar divide-se em 3 setores: OS SETORES PRÉ MATRIMONIAL PÓS MATRIMONIAL CASOS ESPECIAIS

  18. PRÉ-MATRIMONIAL PÓS-MATRIMONIAL PRÉ-MATRIMONIAL PÓS-MATRIMONIAL PRÉ MATRIM PÓS MATRIM GRÁFICO DOS SETORES 1) CONTINUIDADE 2) PARALELISMO CÍCLICO 3)

  19. O GRÁFICO QUE MELHOR REPRESENTA... ...é uma combinação dos três fatores apresentados: CÍCLICO PRÉ PÓS PARALELISMO PRÉ PÓS CONTINUIDADE

  20. ABORDAGENS Abordagem prática comunitária CÍCLICO PRÉ PÓS Dia do Matrimônio PARALELISMO PRÉ PÓS CONTINUIDADE

  21. Objetivo

  22. A FONTE

  23. OBJETIVO DO PRÉ MATRIMONIAL FamiliarisConsortio: “A experiência ensina que os jovens bem preparados para vida familiar, em geral, têm mais êxito do que os outros. Isto vale mais ainda para o matrimônio cristão, cuja influência repercute na santidade de tantos homens e mulheres. Por isso a Igreja deve promover melhores e mais intensos programas de preparação para o matrimônio, a fim de eliminar, o mais possível, as dificuldades com que se debatem tantos casais, e sobretudo para favorecer positivamente o aparecimento e o amadurecimento de matrimônios com êxito.”

  24. OUTROS SUBSÍDIOS

  25. Pré Matrimonial:Etapas

  26. TRÊS MOMENTOS

  27. Uma Observação... • Nem todos são vocacionados ao Matrimônio. • As famílias católicas também devem detectar e estimular as vocações religiosas. • Trabalho em conjunto com a Pastoral Vocacional.

  28. TRÊS MOMENTOS

  29. Preparação Remota • Deve iniciar-se por volta dos sete, oito anos. • A primeira responsabilidade é dos pais. • Transmissão dos valores da família. • Muito mais por exemplos do que por palavras.

  30. Preparação Remota • Atividades específicas: • Comemoração de datas fortes: Dia das Crianças, Dia das Mães, Dia dos Pais; • Encontro de Jovens; • Retiros, Sessão de Filmes, Teatro, Dinâmicas, etc.

  31. Preparação Remota Enfir– Encontro de Namorados Firmes

  32. Preparação Remota • Trabalho em conjunto com: • Catequese de 1ª Eucaristia • Perseverança • Catequese de Crisma • Pastoral da Juventude • Grupos de Jovens

  33. Maria da Minha Infância Eu era pequeno, nem me lembro, Só lembro que à noite, ao pé da cama, Juntava as mãozinhas e rezava apressado, Mas rezava como alguém que ama. Nas Ave - Marias que eu rezava, Eu sempre engolia umas palavras. E muito cansado acabava dormindo, Mas dormia como quem amava

  34. Ave - Maria, Mãe de Jesus, O tempo passa, não volta mais, Tenho saudade daquele tempo Que eu te chamava de minha mãe! Ave - Maria, Mãe de Jesus, Ave - Maria, Mãe de Jesus.

  35. Depois fui crescendo, eu me lembro, E fui esquecendo nossa amizade. Chegava lá em casa chateado e cansado, De rezar não tinha nem vontade. Andei duvidando, eu me lembro, Das coisas mais puras que me ensinaram, Perdi o costume da criança inocente, Minhas mãos quase não se ajuntavam.

  36. Ave - Maria, Mãe de Jesus, O tempo passa, não volta mais, Tenho saudade daquele tempo Que eu te chamava de minha mãe! Ave - Maria, Mãe de Jesus, Ave - Maria, Mãe de Jesus.

  37. O teu amor cresce com a gente, E a mãe nunca esquece o filho ausente, Eu chego lá em casa chateado e cansado, Mas eu rezo como antigamente! Nas Ave - Marias que hoje eu rezo, Esqueço as palavras e adormeço, E embora cansado, sem rezar como eu devo, Eu de Ti Maria, não me esqueço! Introdução

  38. Ave - Maria, Mãe de Jesus, O tempo passa, não volta mais, Tenho saudade daquele tempo Que eu te chamava de minha mãe! Ave - Maria, Mãe de Jesus, Ave - Maria, Mãe de Jesus. Introdução

  39. TRÊS MOMENTOS

  40. Preparação Próxima • Ocorre alguns meses antes da cerimônia do Matrimônio • Conhecido popularmente como Curso de Noivos, hoje é chamado de Preparação para a Vida Matrimonial • É um momento adequado de preparação peculiar

  41. Preparação Próxima • Encontros com os noivos onde são apresentados temas fundamentais para a compreensão da importância do sacramento que vêm pedir à Igreja.

  42. TRÊS MOMENTOS

  43. Preparação Imediata Diálogo com o sacerdote. Ocasião privilegiada para favorecer aos noivos o retorno à vida cristã prática ou à conversão.

  44. Pré Matrimonial Preparação para o Matrimônio ideal deve ser uma atividade continua, progressiva, iniciando com a criança em casa, passando pelas catequeses infantis e juvenis e por encontros em que se reafirmem os valores do Matrimônio, da família e da vida.

  45. FINALIZANDO “O futuro da humanidade passa pela família!” “É, pois, indispensável e urgente que cada homem de boa vontade se empenhe em salvar e promover os valores e as exigências da família.”

More Related