1 / 12

É PRISÃO DE VENTRE?

É PRISÃO DE VENTRE?. E AGORA?.

lucia
Download Presentation

É PRISÃO DE VENTRE?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. É PRISÃO DE VENTRE? E AGORA?

  2. Obstipação Intestinal ou prisão de ventre é uma alteração do trânsito intestinal que resulta na diminuição do número de evacuações e alteração na sua consistência (ressecamento).Quando o alimento é colocado na boca, começa o processo digestivo. Esse material, em processo de digestão, percorrerá todo o tubo digestivo, onde haverá o término da sua digestão e a absorção dos nutrientes e compostos presentes nele, até atingir o intestino grosso.

  3. Esse trajeto é bastante longo. Da boca ao ânus são cerca de 9m, sendo 25 cm de esôfago, 25 cm de estômago, 7m de intestino delgado (ponto importantíssimo para a absorção dos nutrientes) e 1,5m de intestino grosso.

  4. É no intestino grosso que as fezes são formadas. O intestino grosso tem uma forte atuação na retirada de água do material que está dentro dele. Para que você tenha uma idéia, diariamente chega ao intestino grosso cerca de 1500 ml de conteúdo digestivo (chamado de quimo), mas apenas 100 ml saem pelas fezes.

  5. O intestino grosso tem a capacidade de absorver 5 a 7 litros de água por dia. Quanto mais tempo a pessoa fica sem evacuar, mais água é retirada das fezes. Com isso o conteúdo fecal fica ressecado e endurecido. Assim, as fezes, diminuem de volume, o esforço para defecar é maior e pode haver dor.

  6. Quanto tempo demora para o alimento ingerido chegar ao intestino grosso? Isso pode variar conforme o tipo de alimento ingerido e a sua preparação. O alimento costuma permanecer no estômago de 1 a 5 horas, dependendo da sua composição. Quando ingerimos alimentos liquidificados, o esvaziamento do estômago começa após 5 minutos. Quando o alimento é sólido, esse esvaziamento tem início após 20 a 25 minutos. A passagem pelo intestino delgado costuma ocorrer em 90 minutos (o seu conteúdo caminha numa velocidade de 10 cm por minuto). Nesse trajeto a digestão se completa e a absorção dos nutrientes é bastante intensificada. Assim, para o conteúdo chegar ao intestino grosso, pode ser necessário de 1,5 a 6,5 horas.

  7. Por que ao evacuarmos diariamente a quantidade de fezes é maior do que quando evacuamos menos? Há uma tendência a pensarmos que, se ficarmos alguns dias sem evacuar, acumularemos mais fezes e o volume será maior ao evacuar. No entanto, como as fezes vão sendo desidratadas (lembre-se que o intestino grosso vai retirando a água delas), o seu volume fica menor.

  8. O que causa a obstipação intestinal? As causas mais comuns são os hábitos inadequados. No entanto, é importante lembrar que existem doenças que podem levar à obstipação intestinal (ou intensificá-la) como em alguns diabéticos (neuropatia diabética), alguns tumores de intestino, hemorróidas, hipotireoidismo... Muitas medicações também podem causar obstipação intestinal.

  9. Como fazer para ajustar o funcionamento intestinal? Atividade física é bastante importante para fortalecer a musculatura abdominal e ativar o peristaltismo (movimento dos intestinos). Se você tem contato com idosos que permanecem acamados, poderá verificar que eles tendem a ser obstipados. A falta de evacuação pode levar a um endurrecimento tão significativo das fezes que elas quase se transformam numa pedra. Chamamos isso de fecaloma. Muitos idosos são levados ao pronto-socorro para que esse fecaloma seja removido, e esse processo pode ser feito manualmente, o que é bastante desagradável e dolorido. Para quem pratica Pilates, existem exercícios que trabalham intensamente a musculatura abdominal, massageando os órgãos internos do abdômen. É um excelente exercício para quem precisa ativar o intestino.

  10. Qual o problema de ficar segurando a vontade de evacuar? Nunca segure as fezes, pois elas ficarão cada vez mais ressecadas. Muitas pessoas, pela vida corrida, pela falta de hábito de ter um horário para evacuar, ou por estarem fora de casa, não permitem a si mesmos sentarem no vaso sanitário o número de vezes suficiente por dia para estimular a evacuação, ou para evacuar cada vez que tem vontade. Procure modificar isso.

  11. Por que temos mais vontade de evacuar pela manhã? Toda vez que ingerimos um alimento, ao chegar no estômago, ele dá um sinal para o intestino grosso funcionar. Esse aviso vai do estômago para o intestino grosso. Chamamos esse estímulo de reflexo gastro-cólico. Esse estímulo ocorre em todas as refeições, mas costuma ser mais intenso pela manhã. Assim, muitas pessoas tem o hábito de evacuar pela manhã. É comum a preocupação de alguns vegetarianos, questionando se é saudável evacuar várias vezes por dia. Sim, é saudável, desde que as fezes estejam com uma consistência adequada.

  12. E se a vontade de evacuar não aparece? Algumas pessoas não sentem a vontade de evacuar, ou não percebem quando ela aparece. É necessário, muitas vezes, criar um hábito para quem não tem. Se a vontade não existe, eduque-se para, todos os dias, permanecer algum tempo sentado no vaso sanitário, mesmo sem vontade. Isso ajuda a criar o condicionamento.

More Related