70 likes | 86 Views
Filosofia - 6º Ano DESCULPAS e JUSTIFICATIVAS. Desculpas e Justificativas.
E N D
Desculpas e Justificativas É comum apresentarmos razões para nossas falhas, que nem sempre são boas razões.1- A falha moral como característica existencial do ser humano Sobre conduta dos seres humanos podem falhar naquilo que se propõeFalhaé a desistência voluntária de uma obrigação, lei, ordem, de um regulamento ou de um princípio ético. Pode ser considerada uma imperfeição moral.Cometendo falhas estamos sujeitos a sanções.
2- Atitudes diante da falha moral►mentir a respeito do fato;►negar o valor moral negativo do fato;►tornar-se indiferente aos fatos de conotações éticas como um todo;►tornar-se superficial frente ao fato. O homem tem que justificar seus atos. A justificaçãoé a estrutura interna do ato humano.3- Dando justificativas ou dando desculpas► entre os humanos todos falham, ► cada falha tem uma razão de ser. Só concluímos que a ação praticada foi uma falha moral, depois do ato praticado.
As pessoas não percebem sua inadequação; pela reação dos outros é que tomam consciência da incorreção e da culpa. • Mesmo sabendo que até certo ponto são culpadas, acham que suas razões são defensáveis e para convencer de que não tiveram culpa, as pessoas geralmente dão uma desculpa. A palavra“desculpa” teve origem século XV: tentativa de tirar a culpa.
Aristóteles já afirmou que as pessoas não agem para falhar, mas sim para acertar. Agem com razões que lhe parecem justas no momento • Se todas as falhas têm a sua razão de ser, essa razão pode ser : boa ou má. Boas razões são justificativas - convencem Más razões são desculpas - não convencem que o motivo para falhar foi justo.
EXERCÍCIOS 1. Explique o que é: • Desculpa • Justificativa 2. Analise as situações a seguir e diga se estão sendo apresentadas desculpas ou justificativas. Argumente sua resposta. • Ana pisou no pé de Roberto e disse: “ Desculpa, eu não vi!”. • Carla não trouxe os deveres feitos e disse: “Chegou visita lá em casa, professor.” • Rafael não dividiu o lanche com Yuri e Caio disse: “É porque tem muito pouco.”