250 likes | 969 Views
O estado da Bahia. Prof. Cristiano almeida. Bahia. É uma das 27 unidades do sul da região Nordeste e é o estado que mais faz divisa com outras unidades da Federação,.
E N D
O estado da Bahia Prof. Cristiano almeida
É uma das 27 unidades do sul da região Nordeste e é o estado que mais faz divisa com outras unidades da Federação,
É conhecida como a "A terra da felicidade", isso por causa de sua população alegre e festiva, fatos que contribuem para o seu alto potencial turístico, que vem sendo muito explorado através de seu litoral, o maior do Brasil, da Chapada Diamantina, do Recôncavo e de outras belezas naturais e de valor histórico e cultural.
Características sociais importantes Apesar de ter a sexta maior economia do Brasil, com o PIB superior a 90 bilhões de reais, são quase sete mil reais de PIB per capita. Isso gera o quadro em que a renda é mal distribuída, e se reflete no IDH: 0,742 em 2005, o nono pior do Brasil. Além do IDH, reflete também na esperança de vida de 71,4 anos, 12º em 2005 no Brasil, na mortalidade infantil de 34,5 mortes em 2007-2008 a cada mil nascidos, 7º pior do Brasil, e no analfabetismo de 15% da população baiana, 8º pior do Brasil em 2006.
Meso-regiões da Bahia Mesorregiões baianas são: ██ Mesorregião do Extremo Oeste Baiano ██ Mesorregião do Vale São-Franciscano da Bahia ██ Mesorregião do Centro-Sul Baiano ██ Mesorregião do Sul Baiano ██ Mesorregião do Centro-Norte Baiano ██ Mesorregião do Nordeste Baiano ██ Mesorregião Metropolitana de Salvador
Meso-regiões da Bahia Oeste baiano Esta vasta região baiana pertenceu ao Estado de Pernambuco até meados de 1824. Após três anos sob administração mineira foi anexada ao Estado da Bahia em 1827. Os principais municípios são: Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa, Barra e Santa Maria da Vitória.
Meso-regiões da Bahia Mesorregião do Vale São-Franciscano da Bahia É uma das sete mesorregiões do estado brasileiro da Bahia. É formada pela união de 27 municípios agrupados em quatro microrregiões. Micro-regiões – Barra, Bom Jesus da Lapa, Juazeiro e Paulo Afonso. Nessa região localiza-se boa parte do curso do rio São Francisco e também localiza-se a Usina Hidrelétrica de Sobradinho, uma das principais usinas hidrelétricas do país, e o Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso.
Meso-regiões da Bahia mesorregião do Centro-Sul Baiano O maior e mais importante município é Vitória da Conquista com cerca de 320.000 hab., capital regional de uma área que abrange cerca de 80 municípios polariza todo centro-sul baiano. Há também os centros regionais secundários que são:Jequié, Guanambi, Brumado e Itapetinga.
Meso-regiões da Bahia mesorregião do Sul Baiano É nesta mesorregião que se localiza as grandes plantações de cacau, além das mais belas praias do estado. Sua economia é bastante diversificada, inclui a agricultura na extração de cacau, nos pólos industriais e no turismo. Os principais municípios são: Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro e Valença.
Meso-regiões da Bahia Mesorregião do Centro-Norte Baiano É uma das sete mesorregiões do estado brasileiro da Bahia. É formada pela união de oitenta municípios agrupados em cinco microrregiões. Os principais municípios são: Feira de Santana, Irecê, Itaberaba, Jacobina e Senhor do Bonfim.
Meso-regiões da Bahia Mesorregião do Nordeste Baiano É formada pela união de sessenta municípios, com uma população de aproximadamente 1 milhão e meio de habitantes, agrupados em seis microrregiões. Os principais municípios são: Alagoinhas, Euclides da Cunha, Serrinha e Ribeira do Pombal.
Meso-regiões da Bahia Região metropolitana de Salvador. • É formada pela união de 38 municípios agrupados em três microrregiões. • É nesta mesorregião que se localiza a capital e o maior pólo industrial do estado. Sua população é de aproximadamente quatro milhões e seiscentos mil habitantes. • Os principais municípios são: Salvador, Camaçari e Simões Filho.
A economia da Bahia é composta basicamente por agropecuária, indústria, mineração, turismo e nos serviços. A Bahia responde por 36% do PIB do Nordeste e mais da metade das exportações da região. Dentre os estados brasileiros, conta com o sexto maior PIB.
Atividades econômicas da Bahia A agricultura está dividida em grande lavoura comercial, a pequena lavoura comercial e a agricultura de subsistência. Entre as pequenas culturas comerciais a mandioca, o coco-da-baía, o fumo, o café, o agave, o algodão, a cebola, são as produções em destaque. Outra região do estado que merece a devida atenção é aquela compreendida pelo rio São Francisco, conhecida também como Vale do São Francisco, compreendendo as cidades de Juazeiro, Curaçá, Casa Nova, Sobradinho, dentre outras. A região é a maior produtora de frutas tropicais do país. Além de ser o principal produtor de cacau, é também o principal exportador de cacau no Brasil. Recentemente, o cultivo da soja aumentou substancialmente no oeste do estado.
Atividades econômicas da Bahia Pecuária Fator prioritário da economia baiana, a pecuária bovina ocupa hoje o sexto lugar nacional, enquanto a caprina registra atualmente os maiores números do setor em todo o Brasil, mas também se destacando os rebanhos de ovinos. Extrativismo As atividades extrativas vegetais têm pequena participação na economia baiana. Entretanto tem reservas consideráveis de minérios e de petróleo. A mineração baseia-se essencialmente na produção de ouro, cobre, magnesita, cromita, sal-gema, barita, manganês, chumbo, urânio, ferro, talco, columbita, prata, cristal de rocha e zinco.
Atividades econômicas da Bahia A indústria na Bahia tem forte participação econômica no estado, volta-se para os setores da química, petroquímica, agroindústria, informática, automobilística e suas peças. O Pólo iniciou suas operações em 1978. É o primeiro complexo petroquímico planejado do País e está localizado no município de Camaçari, a 50 quilômetros de Salvador, capital do Estado da Bahia. Maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul, o Pólo tem mais de 90 empresas químicas, petroquímicas e de outros ramos de atividade como indústria automotiva, de celulose, metalurgia do cobre, têxtil, bebidas e serviços.
Energia Conta com abundante suprimento de energia elétrica, fornecido pelo complexo hidrelétrico de Paulo Afonso e pelas hidrelétricas de Sobradinho e Itapebi, que juntas produzem quase seis mil megawatts de energia. A Bahia é dos maiores produtores nacionais de petróleo e gás natural. Há um importante centro petroquímico foi criado em Camaçari, o Polo Petroquímico de Camaçari, e uma refinaria em São Francisco do Conde, a Refinaria Landulpho Alves, ambas as construções estão localizadas na região metropolitana de Salvador.
Demografia da Bahia De acordo com estimativas de 2007 do IBGE, a Bahia é o 4º estado brasileiro mais populoso e o 15º mais povoado, com uma população de 14.080.654 habitantes distribuída em 564.692,7 km² resultando em uma densidade de 24,93 hab./km².