1 / 29

Medita, lendo pausadamente estes conselhos de um santo dos nossos dias,

Medita, lendo pausadamente estes conselhos de um santo dos nossos dias, S. Josemaria no seu livro “O Caminho.”. Bendita seja a dor. - Amada seja a dor. Santificada seja a dor... - Glorificada seja a dor!.

malaya
Download Presentation

Medita, lendo pausadamente estes conselhos de um santo dos nossos dias,

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Medita, lendo pausadamente estes conselhos de um santo dos nossos dias, S. Josemaria no seu livro “O Caminho.”

  2. Bendita seja a dor. - Amada seja a dor. Santificada seja a dor... - Glorificada seja a dor!

  3. Todo um programa para frequentar com aproveitamento a cadeira da dor, nos é dado pelo Apóstolo: "spe gaudentes" - na esperança, alegres; "in tribulatione patientes" - pacientes, na tribulação; "orationi instantes" - na oração, perseverantes.

  4. Expiação: esta é a senda que conduz à Vida.

  5. Enterra com a penitência, no fosso profundo que a tua humildade abrir, as tuas negligências, ofensas e pecados. - Assim enterra o lavrador, ao pé da árvore que os produziu, frutos apodrecidos, ramos secos e folhas caducas. - E o que era estéril, melhor, o que era prejudicial, contribui eficazmente para uma nova fecundidade. Aprende a tirar das quedas, impulso; da morte, Vida.

  6. Esse Cristo que tu vês, não é Jesus. - Será, quando muito, a triste imagem que podem formar os teus olhos turvos... - Purifica-te. Clarifica o teu olhar com a humildade e a penitência. Depois... não te hão-de faltar as luzes límpidas do Amor. E terás uma visão perfeita. A tua imagem será realmente a sua: Ele!

  7. Jesus sofre para cumprir a Vontade do Pai... E tu, que também queres cumprir a Santíssima Vontade de Deus, seguindo os passos do Mestre, poderás queixar-te se encontrares por companheiro de caminho o sofrimento?

  8. Diz ao teu corpo: prefiro ter um escravo a ser escravo teu. !

  9. Que medo se tem da expiação! Se o que fazem para parecer bem ao mundo, o fizessem rectificando a intenção, por Deus..., que santos seriam alguns e algumas!

  10. Choras? - Não te envergonhes. Chora; sim, os homens também choram, como tu, na solidão e diante de Deus. - Durante a noite, diz o rei David, regarei de lágrimas o meu leito.Com essas lágrimas, ardentes e viris, podes purificar o teu passado e sobrenaturalizar a tua vida actual.

  11. Quero-te feliz na Terra. - Não o serás se não perderes esse medo à dor. Porque, enquanto "caminhamos", na dor está precisamente a felicidade.

  12. Que belo é perder a vida pela Vida!

  13. Se sabes que essas dores - físicas ou morais - são purificação e merecimento, bendi-las.

  14. Não te sabe mal o desejo de bem-estar fisiológico - "Deus lhe dê saúde" - com que certos pobres agradecem ou pedem uma esmola? ,

  15. Se formos generosos na expiação voluntária, Jesus há-de-nos encher de graça para amarmos as expiações que "Ele" nos mandar.

  16. Que a tua vontade exija aos sentidos, mediante a expiação, o que as outras potências lhe negam na oração.

  17. Que pouco vale a penitência sem a contínua mortificação!

  18. Tens medo da penitência?... da penitência, que te ajudará a obter a Vida eterna? - No entanto, não vês como os homens, para conservarem esta pobre vida de agora, se submetem às mil torturas duma cruenta operação cirúrgica?

  19. O teu maior inimigo és tu mesmo.

  20. Trata o teu corpo com caridade, mas não com mais caridade que a que se tem com um inimigo traidor.

  21. Se sabes que o teu corpo é teu inimigo, e inimigo da glória de Deus, por sê-lo da tua santificação, porque o tratas com tanta brandura?

  22. "Muito boa tarde" - disseram-nos, como é costume - e comentou uma alma que é muito de Deus: que desejos tão curtos!

  23. Contigo, Jesus, que agradável é a dor e que luminosa a obscuridade!

  24. Sofres! - Pois olha: "Ele" não tem o coração mais pequeno do que o nosso. - Sofres? É porque convém.

  25. O jejum rigoroso é penitência agradabilíssima a Deus. - Mas, ora por esta, ora por aquela razão, temos feito concessões. Não faz mal - pelo contrário - que tu, com a aprovação do teu Director, o pratiques com frequência.

  26. Motivos para a penitência? Desagravo, reparação, petição, acção de graças; meio para adiantar...; por ti, por mim, pelos outros, pela tua família, pelo teu país, pela Igreja... E mil motivos mais.

  27. Não faças mais penitência do que a que o teu Director te consentir.

  28. Como enobrecemos a dor, quando lhe damos o lugar que Ihe corresponde - expiação - na economia do espírito!

  29. Fim de capítulo

More Related