240 likes | 356 Views
Pescado na Merenda Escolar: Avanços e Dificuldades. Inserir filme maquinario CMS. Inserir filme maquinario CMS. O maquinário para fabricação de CMS é muito compacto e ocupa pequeno espaço dentro do layout da planta processadora.
E N D
O maquinário para fabricação de CMS é muito compacto e ocupa pequeno espaço dentro do layout da planta processadora O cms ( picadinho) de peixe pode ser fabricado em pequenas unidades de beneficiamento
Atualmente o PREME – Programa de Regionalização da Merenda Escolar - adquire, para o cardápio da merenda da rede de escolas públicas, cerca de 350 toneladas / ano de produtos derivados de pescado: Picadinho de Peixe (CMS) fabricado com matérias primas das espécies de Jaraqui, Branquinha e Cubiu, Curimatã, etc;Filé de Peixe de Mapará e Aruanã e o produto Pirarucu Salgado Seco, produtos adquiridos de agroindústrias instaladas nos municípios de Manacapuru, Itacoatiara, Iranduba, Maués e Maraã.
O mercado potencial da merenda escolar no Brasil São 52 milhões de estudantes no ensino fundamental consumindo refeições diariamente durante oito meses do ano escolar. - A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que crianças e jovens nessa fase escolar deva consumir 250 gramas de CMS de pescado por semana, fora outros produtos de origem animal,, ou 1,0 kg de CMS de peixe por mês, o que equivale a 8,0 (oito) quilos por ano. - Considerando estes números (52.000.000 alunos x 8,0 kg CMS) a merenda escolar tem potencial para demandar cerca de 416.000 toneladas de picadinho de peixes por ano, enquanto a produção de peixes no Brasil é estimada em menos de 1.500.000 de toneladas/ano.
O mercado potencial da merenda escolar no Amazonas Atualmente no AM o PREME fornece produtos para merenda escolar de aproximadamente 900.000 estudantes da rede de escolas publicas (SEDUC e SEMED), que consomem refeições diariamente durante oito meses do ano escolar. - Considerando a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e levando em conta apenas as escolas que atualmente vem sendo atendido pelo PREME (900.000 alunos), o mercado da merenda escolar no AM tem potencial para absorver cerca de 7.200.000 quilos (900.000 alunos x 8,0 kg/ano = 7.200 toneladas) de picadinho e filé de peixe. - Para produzir este volume de produtos (CMS e filés) serão necessários cerca de 22.000 toneladas de matérias primas, cujo fornecimento às unidades de beneficiamento pode envolver os pequenos pescadores e piscicultores.
PERSPECTIVAS x PROBLEMAS x SOLUÇÕES:- O Amazonas tem grande potencial de produção de peixes tanto da pesca artesanal, da piscicultura como de Unidades de Conservação de Uso Sustentável (+ 40 Ucs);- A íctiofauna do AM conta com mais de 2000 espécies de peixes, das quais menos de 50 concentra o esforço de pesca da frota artesanal que abastece o mercado local, e destas a maior parte é de espécies de baixo valor comercial (peixes populares de pequeno porte);- O Amazonas tem maior mercado consumidor de peixes do Brasil, cujo consumo percapita é tres vezes a média nacional e a maior produção de peixes de água doce: 150.000 / 180.000 ton / ano;;- São poucos os municípios do AM que possuem Entreposto de Pescado com Serviço de Inspeção;- O mercado da merenda escolar nos munícípios do interior pode ser explorado por pequenas agroindústrias destinadas a fabricação de CMS apoiadas pelas prefeituras das regiões de calhas de rios e pelo Programa Kit – Despolpadeira do MPA;- Formação de Consórcios deSegurançaAlimentareDesenvolvimento Local (CONSAD):Os Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (CONSAD) são arranjos territoriais em regiões de baixo índice de desenvolvimento com objetivo de promover a cooperação entre municípios, em prol da segurança alimentar e do desenvolvimento local,aproveitando as potencialidades regionais.
A Merenda Escolar está inserida na política de Segurança Alimentar e Nutricionalque os Governos Federal, Estaduais e Municipais incentivam e apoiam por meio de ações, programas de estímulo à produção, à distribuição e ao consumo de alimentos, envolvendo várias instituições como: Ministério da Educação, Ministério da Pesca, MDA, MDS , MAPA / CONAB etc É a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos saudáveis, de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer a satisfação de outras necessidades essenciais, respeitando a diversidade cultural e que sejam ambiental, econômica e socialmente sustentáveis. É importante ressaltar que o direito a alimentação não envolve apenas os aspectos materiais como quantidade, qualidade e acesso, mas também os aspectos culturais da alimentação, ou seja, deve-se respeitar a cultura alimentar de cada um, e ,neste aspecto, o peixe no cardápio da merenda na rede de escolas publica do AM é de fundamental importância visto o principal produto do hábito alimentar do amazonense é o PEIXE!! A segurança alimentar está mais assegurada quando os alimentos são produzidos, processados, armazenados, distribuídos localmente, como é ocaso dos produtos regionais do Amazonas inseridos no PREME.
O picadinho de peixe (CMS) na merenda escolar é uma inovação dos pesquisadores, técnicos e dirigentes de instituições do Estado do Amazonas, em especial a Agencia de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas – ADS,com o PREME que se tornou uma referência e modelo para outros estados. O ex-Ministro da Pesca numa visita a Manaus para conhecer o PREME e participar da merenda que era servida o picadinho de peixe (CMS) numa escola da SEDUC.
MISSÃO Contribuirpara o desenvolvimentoeconômico do Estado do Amazonas, com base nosrecursosflorestais, agropecuários, minerais e pesqueiros, garantindo a geração de renda local e conservação. VISÃO Ser referêncianacionalnaConstrução de soluçõessocioecômicaspara o desenvolvimentosustentável do agroextrativismonaAmazônia. PÚBLICO ALVO Agente catalisador das negociações entre os produtores rurais e extrativistas, suas associações e cooperativas e os mercados consumidores privados e governamentais.
FUNDAMENTOS DA INEXIGIBILIDADE • Credenciamento de Produtores: inexigibilidade de licitação por inviabilidade de competição (Art.25, Caput da Lei № 8.666/93). • Apoio ao desenvolvimento sustentável, com incentivos para a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, produzidos em âmbito local e preferencialmente pela agricultura familiar e pelos empreendedores familiares rurais, priorizando as comunidades tradicionais... (Art. 2•, Inciso V da Lei N•11.947 de 16/06/09); • Programa Amazonas Rural – Ação interinstitucional para a interiorização do desenvolvimento, p.ex: produção x educação (Lei Delegada № 2 /2005); • Padronização – Mobiliário Escolar (Decreto Estadual № 25.316/2005); • Todos os credenciados fornecem segundo a sua capacidade de produção.
RESUMO (2005 – 2013) | SEDUC E SEMED Lei Nº 3.454 de 10 de dezembro de 2009
PRODUTOS QUE INTEGRAM O CARDÁPIO DO PREME/SEDUC - 2013 ORIGEM EXTRATIVISTA PRODUTO PROCESSADO
PRODUTOS QUE INTEGRAM O CARDÁPIO DO PREME/SEMED - 2013 PRODUTOS REGIONAIS IN NATURA PRODUTO PROCESSADO
RESULTADOS ALCANÇADOS- SEDUC TOTAL 2004-2013: R$ 132.811.000,00 PRODUÇÃO ADQUIRIDA: 35.349 Ton
RESULTADOS ALCANÇADOS - SEMED TOTAL 2007-2013: R$ 28.402.127,80 PRODUÇÃO ADQUIRIDA: 8.058 Ton OBS: NÃO HOUVE CONVÊNIO EM 2012.
AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO AMAZONAS ADS Av. Getúlio Vargas, 1126 – Centro Manaus-AM CEP 69020-011 (92) 4009-8400 (PABX) (92) 4009-8469 (92) 4009-8434 (FAX) www.ads.am.gov.br rigobertopontes@yahoo.com.br rigoberto@ads.am.gov.br (92) 40098440; 84150549; 93117813