1 / 37

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Cristian Lins. SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS. (Processos mecânicos de separação). Sistema sólido - sólido. Iman. Material Contaminado. Material Limpo. Material Magnético.

nasya
Download Presentation

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PROCESSOS DE SEPARAÇÃO Cristian Lins

  2. SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS (Processos mecânicos de separação) Sistema sólido - sólido

  3. Iman Material Contaminado Material Limpo Material Magnético Separação magnética: Separa misturas do tipo sólido-sólido nas quais um dos componentes tem propriedades magnéticas e é atraído por um ímã. Ex: Ferro e areia.

  4. Dissolução Fracionada Baseia-se na diferença de solubilidade dos sólidos em um determinado líquido. Primeiro, adiciona-se um líquido que dissolva apenas um dos sólidos. Depois, filtra-se a mistura e o filtrado é submetido a aquecimento, para eliminar o solvente. Ex: sal e areia

  5. Flotação (Sedimentação fracionada) O sólido mais leve (menos denso) flutua em um líquido, enquanto o mais denso sedimenta. Ex: serragem e areia, por adição de água. Na mineração, para separar a areia do minério. Neste caso, o minério é pulverizado e tratado com óleo para flutuar na água.

  6. A fusão fracionada é um processo usado para separar sólidos cujos pontos de fusão são muito diferentes. Para isso é preciso saber a que temperatura cada elemento que compõe o sólido vai se fundir . FUSÃO FRACIONADA

  7. Cristalização fracionada: A mistura de sólidos é dissolvida em água e a solução é submetida à evaporação. Quando a solução ficar saturada em relação à um componente, o prosseguimento da evaporação do solvente acarretará a cristalização gradativa do referido componente, que se separará da solução. A solução, contendo o componente cuja saturação ainda não foi atingida, fica sobre os cristais do outro e é chamada água-mãe de cristalização. CRISTALIZAÇÃO

  8. CATAÇÃO A catação é o tipo de separação de misturas do tipo "sólido-sólido" , onde as substâncias são separadas manualmente, com uma pinça, colher, ou outro objeto auxiliador. É utilizada na separação de grãos bons e ruins de feijão, por exemplo, e também na separação dos diferentes tipos de materiais que compôem o lixo: vidro, metais, borracha, papel, plásticos, etc, para serem destinados à reciclagem.

  9. PENEIRAÇÃO A peneiração (mecânica ou manual) é um processo que consiste na separação de partículas sólidas em frações de granulometria diferentes, por passagem através de peneiros.

  10. Ventilação O sólido mais leve é separado por uma corrente de ar. Ex: grãos de café e cascas.

  11. Levigação O sólido mais leve é separado por água corrente. Ex: ouro e areia. A areia, mais leve, é arrastada por um fluxo de água.

  12. Sistema líquido – sólido

  13. Filtração comum: É a retenção de um sólido através de uma superfície porosa (filtro). Utilizada para separar misturas de um líquido com um sólido não dissolvido, quando o tamanho das partículas do sólido é relativamente grande em relação ao tamanho dos poros do papel de filtro. Ex: água e areia.

  14. Filtração a vácuo: Quando o sólido e o líquido formam uma mistura de difícil filtração, como é o caso da água com farinha, pode-se acelerar o processo por meio da filtração a pressões reduzidas. Nesse processo utiliza-se o funil de Büchner e o Kitassato.

  15. Decantação Quando a água barrenta é colocada em repouso, a terra tende a se depositar no fundo do recipiente. A decantação é o processo no qual as fases se separam devido a uma diferença de densidades.

  16. Decantação em funil de separação Ex: água e óleo, ou água e bromo.

  17. Centrifugação:É uma maneira acelerada de se realizar a decantação. Ex: separação dos diversos componentes do sangue.

  18. Sistema sólido – gás

  19. Câmara de poeira

  20. SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS

  21. Extração de NaCl da água do mar, nas salinas é um processo que envolve a evaporação seguida da cristalização fracionada EVAPORAÇÃO

  22. DESTILAÇÃO SIMPLES

  23. Destilação simples: Funciona quando, no aquecimento de uma mistura homogênea de um líquido + um sólido, apenas o líquido vaporiza. Assim, os vapores atingem a região fria (condensador), ocorrendo a passagem para o estado líquido. Ex: água e sal de cozinha.

  24. DESTILAÇÃO FRACIONADA

  25. Destilação fracionada Á medida que os vapores sobempela coluna de fracionamento, eles vão se tornando cada vez mais ricos no componente mais volátil, que será recolhido pelo condensador. Ex: destilação fracionada dos componentes da gasolina, destilação fracionada do ar liquefeito, etc.

  26. Alguns casos de MISTURA AZEOTRÓPICA e seus pontos de ebulição • álcool etílico (95,5%) + água (4,5%)78,1° Cacetona (86,5%) + metanol (13,5%)56° Cálcool etílico (7%) + clorofórmio (93%)60° Cácido fórmico (77,5%) + água (22,5%)107,3° C

  27. PRODUÇÃO DE ÁLCOOL

  28. Etapas

  29. água vinho R R1 T A P B J E V A - Coluna de destilação R - Aquecedor de vinho R1 - Condensador Auxiliar J - Resfriadeira T – Trombeta P - Proveta V – Vinhaça E - Prova de Esgotamento B - Registro de vapor Sistemas de destilação

  30. DESTILAÇÃO DO PETRÓLEO

  31. Sublimação fracionadaUsada para purificar substâncias que sofrem sublimação facilmente. Ex: cânfora, iodo e naftaleno.

  32. Liquefação fracionada:Para separar misturas nas quais todos os componentes encontram-se na fase gasosa. Ex: mistura de gás amônia e gás oxigênio.

  33. ADSORÇÃO Algumas substâncias têm a característica especial de reter outras substâncias em sua superfície. Esse processo recebe o nome de adsorção e ocorre com misturas gasosas. Um exemplo da adsorção ocorre nas máscaras contra gases tóxicos. As substâncias, presentes nas máscaras, absorvem os gases tóxicos e permitem a entrada de outros gases, como por exemplo, o oxigênio Adsorção microbiológica

More Related