150 likes | 359 Views
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia. Imunogenética Tipagem sanguínea. Relação entre os Genótipos. Identificação ABO. Sistema Rhesus Rh.
E N D
Pontifícia Universidade Católica de GoiásDepartamento de Biologia Imunogenética Tipagem sanguínea
Sistema Rhesus Rh • Esse sistema sanguíneo recebeu esse nome por ter sido o resultado de pesquisas feitas com uma espécie de macacos, a MACACA Rhesus (macaca reso).
Por volta de 1940, Landsteiner e Wiener , injetando sangue desse macaco em cobaias, verificaram que elas produziam anticorpos a algum antígeno do sangue do macaco.
Desse experimento esses pesquisadores concluíram que no sangue do macaco reso havia um antígeno que induzia a produção de anticorpos na cobaia. Esse antígeno foi denominado fator Rh e o anticorpo, anti-Rh. Os sangues que aglutinaram em presença do fator Rh (que correspondem aproximadamente 85% da população) foram denominados Rh positivos (Rh+) e os 15% que não apresentaram reação foram denominados negativos (Rh-) por não possuírem fator Rh.
Reações Rh • O fator Rh é encontrado nas hemácias, verificando esses pesquisadores que ele obedece às leis da hereditariedade, sendo o Rh positivo um fator dominante em relação ao Rh negativo.
A) Em lâmina 1. Com o auxílio de uma lanceta fure o dedo do colega e pingue uma gota de sangue em três áreas sobre a lâmina; 2. Pingue uma gota de aglutinina em cada gota de sangue na seguinte ordem: Anti-A, Anti-D e Anti-B. 3. Com ajuda do aglutinoscópio ilumine abaixo da lâmina; 4. Observe a presença ou não de aglutinação. A D B
B) Em tubo 1. Identificar 3 tubos de hemólise e colocar uma gota do reagente anti-A no 1º tubo, anti-B no 2º tubo e anti-D no 3º tubo; 2. Adicionar uma gota da suspensão de hemácias 5% a cada tubo. 3. Centrifugar por 15 segundos a 3.400 r.p.m. 4. Ressuspender delicadamente o botão de hemácias e examinar a presença ou não de aglutinação.