130 likes | 410 Views
CRESCIMENTO DA IGREJA. OITO MARCAS DE QUALIDADE. 1. Líderes instrutores. 2. Ministérios orientados pelos dons. 3. Espiritualidade contagiante. 4. Estruturas funcionais. 5. Culto inspirador. 6. Pequenos grupos. 7 . Evangelização orientada para atender às necessidades.
E N D
CRESCIMENTO DA IGREJA OITO MARCAS DE QUALIDADE 1. Líderes instrutores 2. Ministérios orientados pelos dons 3. Espiritualidade contagiante 4. Estruturas funcionais 5. Culto inspirador 6. Pequenos grupos 7. Evangelização orientada para atender às necessidades 8. Relação marcada pelo amor fraternal
1. Líderes Instrutores * Os líderes da igreja que crescem concentram seus esforços em capacitar a outras pessoas para o ministério. * Capacitam, apóiam, motivam, acompanham a todos individualmente para que se tornem aquilo que Deus tem em mente. * Em vez de fazer todo o trabalho, esses líderes investem a maior parte de seu tempo em formar discípulos, delegar e multiplicar. * Assim, a energia investida por eles, pode multiplicar-se quase infinitamente.
2. Ministérios Orientados Pelos Dons * À medida que os cristãos vivem de acordo com seus dons espirituais, eles não trabalham por suas próprias forças, senão o Espírito de Deus trabalha por eles. Assim, pessoas simples podem efetuar tarefas especiais. Os dons espirituais e o “sacerdócio universal dos crentes”. 80% dos membros não sabem quais são seus dons espirituais.
3. Espiritualidade Contagiante * Nas igrejas nas quais se percebem “tendências legalistas”, a paixão espiritual está abaixo da média. * Ter a doutrina correta por si só, não garante o crescimento da igreja. Por mais ortodoxa que seja a doutrina de uma igreja e por melhor que seja seu conhecimento bíblico, ela dificilmente pode esperar crescimento, se não aprende a viver e a transmitir a outros sua fé com entusiasmo contagiante.
4. Estruturas Funcionais * A tradição tão presente no cristianismo, tem influência negativa muito forte sobre o crescimento e também sobre a qualidade de uma igreja. 5. Culto Inspirador * Nas igrejas em que os cultos são celebrados de forma inspiradora, podemos observar que os membros “por si mesmos” atraem a outras pessoas.
6. Pequenos Grupos * Em uma investigação da vida das igrejas que crescem e também das que não crescem, concluiu-se que a multiplicação constante dos “PEQUENOS GRUPOS”, é um princípio universal de crescimento da igreja. *Os participantes desses grupos têm a possibilidade de levar à comunhão do grupo perguntas que realmente agitam seu dia-a-dia
*Os pequenos grupos são o lugar natural onde os cristãos com seus dons, aprendem a servir a outros membros participantes e aos que não pertencem ao grupo. *No contexto dos pequenos grupos acontece o discipulado. * Se um dos princípios estudados deve ser considerado ‘o mais importante’, esse é, sem dúvida alguma, a multiplicação dos PEQUENOS GRUPOS
7. Evangelização Orientada Para Atender às Necessidades * É fundamental fazer diferença entre cristãos que receberam de Deus o dom do evangelismo e cristãos a quem Deus lhes deu outros dons. * A tarefa de cada cristão é investir seus dons específicos no cumprimento da grande comissão, porém de nenhum modo, faz de cada cristão, um “evangelista”. * A tarefa de cada cristão, sem dúvida, é servir àquele não cristão, com quem tem uma relação, com o dom que Deus lhe deu e encaixar-se para que essa pessoa entre em contato com a igreja e ouça o Evangelho. * Aproveitar os contatos existentes.
8. Relação Marcada Pelo Amor Fraternal * Igrejas que crescem têm um ponto médio de “coeficiente de amor”, imensurável, mais elevado que nas igrejas inativas ou em declive. * O amor verdadeiro dá à igreja um brilho produzido por Deus, maior que programas de evangelismo, pois nisto, a ênfase recai exclusivamente sobre modos verbais de transmissão. As pessoas sem Deus não necessitam de discursos sobre o amor, elas querem experimentar o amor cristão na prática do dia-a-dia.
NENHUMA MARCA DE QUALIDADE DEVE FALTAR * Toda igreja que deseja crescer em qualidade e quantidade, necessita ter as 8 marcas de qualidade. * A “chave” para o crescimento da igreja, está na ação conjunta e harmoniosa dos oito elementos.
OITO MARCAS DE QUALIDADE * A diferença primordial entre as igrejas que crescem e as igrejas que não crescem: Uma investigação em mais de 1.000 igrejas nos cinco continentes mostrou que, igrejas que crescem, têm um índice de qualidade nos oito aspectos - chave da qualidade da igreja - acima das igrejas que não crescem.