160 likes | 372 Views
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Faculdade de Medicina Disciplina: Genética Fibromatose Gengival. Rafael Arantes Ricardo Hara Takaoka Rodolfo Carvalho Cunha Thiago Machado dos Santos Castro. Definição.
E N D
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁSFaculdade de MedicinaDisciplina: GenéticaFibromatose Gengival Rafael Arantes Ricardo Hara Takaoka Rodolfo Carvalho Cunha Thiago Machado dos Santos Castro
Definição →Fibromatose Gengival é um termo genérico usado para identificar aumento volumétrico da gengiva, resultado do acúmulo de colágeno e outras macrocélulas da matriz extra-celular. →Classificação: inflamatória, neoplásica, medicamentosa e genética (Fibromatose Gengival Hereditária-FGH).
Manifestações Clínicas da FGH →Crescimento gengival contínuo e progressivo, indolor e não hemorrágico. →Pode recobrir parcial ou totalmente a coroa clínica dental, dificultando à higiene bucal, fonação, deglutição, além da estética.
Classificação dos casos segundo a expressão fenotípica da FGH*Feita pela Comissão de Ética em Pesquisa do Curso de Odontologia da Universidade de Alfenas. • Grau I: a hiperplasia gengival ultrapassa o limite cervical do dente cobrindo terço inicial da coroa dentária. • Grau II: a hiperplasia atinge o terço médio da coroa dentária. • Grau III: a hiperplasia gengival cobre quase toda coroa dentária, exibindo apenas a inicial e/ou oclusal dos dentes.
Genética e Frequência →A FGH geralmente apresenta um modo de herança autossômica dominante, embora formas recessivas sejam relatadas. “Aumento da produção de Hsp47 pode estar relacionado a um aumento na biossíntese de colágeno visto na FGH” (FAPESP-98/02243-6) →O aumento gengival acomete homens e mulheres com as mesmas frequências: 1:750.000.
Estudo feito pela Unifenas com pacientes de uma família da cidade de Campestre-MG.
Concluiu-se que:- A fibromatose gengival hereditária foi transmitida a 14 indivíduos através de herança autossômica dominante por 28 descendentes de risco.- O gene autossômico dominante nesta família apresentou penetrância completa. Os descendentes não-portadores da fibromatose gengival hereditária não transmitiram a alteração para seus descendentes.- A expressividade do gene é variável, encontrando-se dentro de uma mesma família, indivíduos com vários graus de severidade, nem sempre obedecendo ao grau de seu transmissor, exceto o indivíduo afetado nascido em 1960 que transmitiu em mesmo grau ao descendente nascido em 1985.