140 likes | 297 Views
Caderno Interfaces Curriculares. OBJETIVOS: Complemento ao trabalho do professor; Elemento de planejamento; Apoio às aprendizagens dos alunos. INTERFACES. Trabalho realizado a partir de dois eixos:. LEITURA E ESCRITA. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. CADERNO INTERFACES CURRICULARES:.
E N D
Caderno Interfaces Curriculares OBJETIVOS: Complemento ao trabalho do professor;Elemento de planejamento;Apoio às aprendizagens dos alunos.
INTERFACES Trabalho realizado a partir de dois eixos: LEITURA E ESCRITA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
CADERNO INTERFACES CURRICULARES: ESTRUTURA Capítulo 1 - Direitos de Aprendizagem dos estudantes Norteadores de uma perspectiva que defende o papel da escola como espaço que visa garantir direitos dos alunos, como cidadãos e estudantes, em seus processos de vida.
CADERNO INTERFACES CURRICULARES: ESTRUTURA Capítulo 2 - Conceitos de Leitura e de Resolução de Problemas Eixos do currículo, tendo em vista tanto suas especificidades quanto as relações entre fundamentos e conceitos dos componentes curriculares. Capítulo 3 - Práticas docentes com Leitura e Resolução de Problemas Interfaces das áreas do conhecimento, em que fundamentos, conceitos e procedimentos dos diferentes componentes curriculares dialogam.
CADERNO INTERFACES CURRICULARES: ESTRUTURA Capítulo 4 - Metodologia de Resolução de Problemas Possibilidades aritméticas, algébricas, métricas e geométricas. Capítulo 5 - Conceito de Avaliação para a Aprendizagem, em diálogo com a Prova Brasil Proposição de itens de múltipla escolha com os textos utilizados nas atividades do Capítulo 3.
Língua Portuguesa: Falar, ouvir, ler e escrever textos Esfera Literária (contos, fábulas...) Esfera Jornalística (notícias, reportagem, Carta de leitor, etc) Escolar/ Científico (verbetes, resumos)
CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM Linguagem como constitutiva da própria condição humana; Sujeito da experiência/ viver práticas de linguagem: se compreende e compreende o mundo. Leitura como condição de cidadania (sociedade letrada); Ler é fundamental para a própria escolarização do estudante (aprender a aprender);
CONCEITUANDO... O ato de ler é uma prática de interação social, é encontro de sujeitos, leitor e autor, mediados pelo texto. Nesse processo o leitor coloca em ação estratégias cognitivas de seleção, antecipação, inferência e verificação de informações do texto que lê.
FINALIDADES DA LEITURA Ler para se divertir, encantar, fluir, refletir: Esfera literária: contos, romances, crônicas, causos, lendas, fábulas, novelas, dramas, comédias, poemas. Textos literários possuem uma função humanizadora; Aguçam nossa imaginação e sensibilidade.
FINALIDADES DA LEITURA Ler para se informar, ler para estudar; Esfera jornalística/midiática: notícias, reportagens, artigos de opinião, cartas de leitor; Esfera escolar: verbetes, artigos de divulgação científica, etc)
Três dimensões da leitura Sociodiscursiva: Diz respeito às capacidades de o leitor refletir sobre os contextos que motivaram a escrita, os motivos que o levaram a ler. O papel que desempenha como leitor. Pode ser contemplada quando o professor lê para o alunos e em leitura autônomas pelo aluno.
Três dimensões da leitura Desenvolvimento de estratégias de leitura – Antecipar sentidos, elaborar inferências, estabelecer relações entre partes do texto. O ato de ler se relaciona fortemente com o “aprender a aprender”, uma vez que para aprender, a leitura é uma ferramenta fundamental.
Três dimensões da leitura Análise linguística. Engloba o funcionamento do sistema alfabético, o domínio das correspondências entre letras/grupos de letras e fonemas, aspectos ortográficos, gramaticais e linguísticos (coesão textual, concordância, , pontuação, paragrafação, dentre outros.)