1 / 34

Texto, contexto & interlocução

Texto, contexto & interlocução. Cartaz para uma feira do livro Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem. Mário Quintana. Texto, contexto & interlocução. Texto, contexto & interlocução. Texto, contexto & interlocução. Texto, contexto & interlocução.

carson
Download Presentation

Texto, contexto & interlocução

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Texto, contexto & interlocução Cartaz para uma feira do livroOs verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem. Mário Quintana

  2. Texto, contexto & interlocução

  3. Texto, contexto & interlocução

  4. Texto, contexto & interlocução

  5. Texto, contexto & interlocução Quino, Desenhando

  6. Texto, contexto & interlocução Joan Miró, Cantor

  7. Texto, contexto & interlocução A foto a seguir, da americana Margaret Bourke-White (1904-71), apresenta desempregados na fila de alimentos durante a Grande Depressão, que se iniciou em 1929. STRICKLAND, Carol; BOSWELL, John. Arte Comentada: da pré-história ao pós-moderno. Rio de Janeiro: Ediouro [s.d.].

  8. Texto, contexto & interlocução Além da preocupação com a perfeita composição, a artista, nessa foto, revela a) a capacidade de organização do operariado. b) a esperança de um futuro melhor para negros. c) a possibilidade de ascensão social universal. d) as contradições da sociedade capitalista. e) o consumismo de determinadas classes sociais.

  9. Texto, contexto & interlocução O Trágico Dilema Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro. Mário Quintana

  10. Texto, contexto & interlocução

  11. Texto, contexto & interlocução ...qualquer linguagem, é um meio de comunicação e que deve ser julgada exclusivamente como tal. Respeitadas algumas regras básicas da Gramática, para evitar os vexames mais gritantes, as outras são dispensáveis. A sintaxe é uma questão de uso, não de princípios. Escrever bem é escrever claro, não necessariamente certo. Por exemplo: dizer “escrever claro” não é certo mas é claro, certo? O importante é comunicar. (E quando possível surpreender, iluminar, divertir, mover… Mas aí entramos na área do talento, que também não tem nada a ver com Gramática.) Luis Fernando Verissimo

  12. Texto, contexto & interlocução O texto é uma manifestação lingüística produzida em uma situação concreta (contexto), com um determinado propósito (intenção).

  13. Texto, contexto & interlocução Rosário Andrade. Adão e Eva, 2005 Óleo sobre tela

  14. Texto, contexto & interlocução o texto “representa o resultado material do ato de comunicação e resulta de escolhas conscientes ou inconscientes feitas pelo sujeito falante dentre as categorias de língua e os modos de organização do discurso, em função das restrições impostas pela situação”. Charaudeau

  15. Texto, contexto & interlocução o texto “é o resultado de uma atividade verbal que tem fins sociais, inserida em um contexto social de produção; também é uma atividade consciente e criativa, pois envolve escolhas para alcançar o objetivo pretendido. Sendo assim, a atividade verbal envolve as escolhas linguísticas, que constroem não apenas o significado semântico para a interação verbal, mas também contribuem para o processo cognitivo de acordo com as práticas socioculturais dos interlocutores.” Ingendore Koch

  16. Texto, contexto & interlocução

  17. Texto, contexto & interlocução Leia abaixo a tira de Luís Fernando Veríssimo, publicada no jornal "O Estado de S. Paulo" de 16/7/2000, e explique como se dá o efeito cômico.

  18. Texto, contexto & interlocução Contexto Inter-relação de circunstâncias que acompanham um fato ou um acontecimento O que constitui o texto no seu todo; contextura

  19. Texto, contexto & interlocução o contexto cria efeitos que permitem a interação entre informações velhas e novas, de modo que entre ambas se cria uma implicação. Essa implicação só é possível porque existe uma continuidade entre texto e contexto e, além do mais, a cognição é um fenômeno situado, que acontece igualmente dentro da mente e fora dela. Sperber e Wilson

  20. Texto, contexto & interlocução — Já vi esta moça! disse comigo. Mas onde?... Ela pouco demorou-se na sua graciosa imobilidade e continuou lentamente o passeio interrompido. Meu companheiro cumprimentou-a com um gesto familiar; eu, com respeitosa cortesia, que me foi retribuída por uma imperceptível inclinação da fronte. — Quem é esta senhora? perguntei a Sá. A resposta foi o sorriso inexprimível, mistura de sarcasmo, de bonomia e fatuidade, que desperta nos elegantes da corte a ignorância de um amigo, profano na difícil ciência das banalidades sociais. — Não é uma senhora, Paulo! É uma mulher bonita. Queres conhecê-la ?. . . Compreendi e corei de minha simplicidade provinciana, que confundira a máscara hipócrita do vício com o modesto recato da inocência. Só então notei que aquela moça estava só, e que a ausência de um pai, de um marido, ou de um irmão, devia-me ter feito suspeitar a verdade. José de Alencar, Lucíola.

  21. Texto, contexto & interlocução

  22. Texto, contexto & interlocução

  23. Texto, contexto & interlocução

  24. Texto, contexto & interlocução O problema enfrentado pelo migrante e o sentido da expressão "sustança" expressos nos quadrinhos, podem ser, respectivamente, relacionados a a) rejeição / alimentos básicos. b) discriminação / força de trabalho. c) falta de compreensão / matérias-primas. d) preconceito / vestuário. e) legitimidade / sobrevivência.

  25. Texto, contexto & interlocução Interlocutor Aquele a quem o texto se dirige preferencialmente O leitor em quem pensa o autor no momento da produção do texto

  26. Texto, contexto & interlocução Oprocesso dialógico é um ato social e, neste sentido, possibilita a produção do conhecimento coletivo, o conhecimento que tem como referencial o “outro”. Bakhtin.

  27. Texto, contexto & interlocução

  28. Texto, contexto & interlocução

  29. Texto, contexto & interlocução

  30. Texto, contexto & interlocução

  31. Texto, contexto & interlocução PUC-SP

  32. Texto, contexto & interlocução Segundo o dicionarista Antônio Houaiss, charge é desenho humorístico, com ou sem legenda ou balão, geralmente veiculado pela imprensa e tendo por tema algum acontecimento atual, que comporta crítica e focaliza, por meio de caricatura, uma ou mais personagens envolvidas. No caso da charge anterior, a crítica que ela comporta é dirigida a) à formalidade da mensagem veiculada na televisão: "Este programa é inadequado para menores de 12 anos". b) à rispidez do garoto que não usa palavras polidas para pedir o desligamento da televisão: "Não ouviu? Desliga essa TV". c) ao pouco domínio da norma padrão culta das crianças, pois o garoto usa "ouviu" (= 3ª pessoa do singular) ao lado de "Desliga!" (= 2ª pessoa do singular). d) à exposição gratuita da marca do charuto e do uísque que as crianças consomem, facilmente perceptível pelo desenho. e) à falha na educação das crianças que, longe daqueles que podem educá-las, precocemente jogam, bebem e fumam.

  33. Texto, contexto & interlocução Em matéria publicada na revista "Carta Capital", em 2 ago. 2000, o jornalista Carlos Leonam informava seus leitores sobre a divulgação, pela Internet, do interesse dos EUA em transformar o Pantanal e a Amazônia em "área de controle internacional". Atentando para o vocabulário, veja abaixo a manchete e a submanchete desse texto e, em seguida, responda às questões.

  34. Texto, contexto & interlocução a) Nas frases acima, quais são as expressões cujo sentido está relacionado às palavras "interesse" e "cobiça"? b) Conforme o uso cotidiano dessas expressões, o que é possível inferir acerca da opinião do autor sobre o assunto do texto?

More Related