190 likes | 985 Views
AS RIQUEZAS DO FOLCLORE BRASILEIRO NO CONTEXTO ESCOLAR. INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ALVORADA PLUS. IVONE CARDOSO DA CRUZ. 2008. INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ALVORADA PLUS AS RIQUEZAS DO FOLCLORE BRASILEIRO NO CONTEXTO ESCOLAR.
E N D
AS RIQUEZAS DO FOLCLORE BRASILEIRO NO CONTEXTO ESCOLAR INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ALVORADA PLUS IVONE CARDOSO DA CRUZ 2008
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ALVORADA PLUSAS RIQUEZAS DO FOLCLORE BRASILEIRO NO CONTEXTO ESCOLAR Povos vieram de longe, mesclando suas vidas com a dos primitivos habitantes, fazendo nascer uma cultura ampla e forte, de raízes costuradas no fundo da terra e na ampla diversidade de sentimentos e almas. Carlos Felipe de Melo Marques Horta Orientador:Prof. Dr. Sebastião Moreira da Costa
INTRODUÇÃO: O folclore é algo muito rico, cheio de lendas, cantigas, brincadeiras, danças, festas, ritmos e várias outras coisas de valor inestimável. No entanto, toda essa riqueza cultural é pouco usada nas salas de aula do Brasil e o pior, muitas vezes é completamente desprezada ou simplesmente substituída por contextos culturais de outros países. O resgate do nosso folclore pode proporcionar maior conhecimento e valorização das riquezas culturais do país. Sem dúvida esse resgate pode contribuir para que os estudantes ampliem sua conscientização e respeito às diversidades culturais.
Objetivos:Analisar a importância do folclore nacional no contexto escolar.Objetivo geral:Proporcionar maior conhecimento e valorização das riquezas do folclore brasileiro.Objetivos específicos:Resgatar tudo que há de belo e rico dentro do folclore por meio de atividades práticas.Mostrar que é possível utilizar os contos, mitos, lendas, poesias e músicas do nosso folclore como recurso didático principalmente na alfabetização.Levar aos alunos um variado número de brincadeiras e cantigas de roda que fazem parte da cultura e folclore das regiões do Brasil.
Justificativa:O Brasil é um país onde as diferenças, sejam étnicas, sejam regionais, caracterizam a essência da nação, e foi por meio dessas diferenças que nosso folclore surgiu, sendo assim, parece até injusto que algo tão rico tenha perdido, ao longo dos tempos, o imenso valor que alguns anos atrás lhe era atribuído pelas gerações passadas. É bastante pertinente que os alunos possam ter nos dias atuais maior contato com aspectos que fazem parte do folclore, com tudo que compõe as características culturais de cada região como, por exemplo as danças, poesias, músicas, festas, lendas, comidas, mitos e até mesmo o jeito de expressar-se do povo oriundo dessas regiões.
Fundamentação Teórica: Nesse trabalho foram mencionados trechos e idéias das obras de autores como Alfredo Bosi, Rossini Tavares de Lima, Carlos Felipe de Melo Marques Horta, Nelson Piletti e Claudino Piletti, Niomar de Souza Pereira, Theodora Maria Mendes de Almeida entre outros. A abordagem feita por esses autores em suas obras deixa claro o conceito de folclore, seus campos de ação, a importância da valorização do mesmo como caminho a um maior respeito à diversidade e apontamentos sobre as diversas culturas que fazem parte da cultura brasileira.
Hipóteses:O resgate cultural no espaço escolar é perfeitamente possível, basta que os educadores o queira, e assim sendo poderão levar aos alunos inúmeros contextos onde toda essa riqueza cultural esteja inserida.
Metodologia:A finalidade desse trabalho é o resgate das tradições folclóricas. Sabemos que nosso país é riquíssimo nesse sentido, talvez o mais rico do mundo, pois somos uma grande mistura de culturas e tradições. Portanto, não é justo que tudo isso se perca. E como foi desenvolvida essa temática tão importante? Com pesquisas a livros escritos por autores como Rossini Tavares de Lima , Niomar de Souza Pereira entre outros grandes autores, ou pesquisas feitas ao Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular – Antropóloga Maria Laura Cavalcanti, por meio da Internet. Quanto a natureza dessa pesquisa pode se dizer que é aplicada, pois por meio dela, muitos conhecimentos, esclarecimentos e o resgate do folclore pode ocorrer com os alunos e professores envolvidos através de atividades práticas.
HISTÓRIA DO FOLCLORE. AS DIVERSAS CULTURAS BRASILEIRAS: - A história do folclore brasileiro tem ligação direta com a história de formação do povo desse país. - Historicamente falando a cultura brasileira teve sua formação por meio das culturas dos indígenas, negros e europeus. Outras contribuições culturais vieram dos judeus, sírios e libaneses, árabes, turcos, japoneses, chineses, norte americanos e ciganos. - A cultura brasileira é fruto de um processo de aculturação. - Folclore palavra aportuguesada do inglês. “FOLK” quer dizer povo e “LORE” quer dizer ciência, sabedoria. Ele é um conjunto de manifestações populares, um conjunto de elementos artísticos feitos, realizados e concretizados pelo próprio povo, para o povo. - O campo de ação do folclore é muito vasto, pois o folclore existe em todas as formas de manifestação de cultura do homem da sociedade letrada.
Alguns campos de ação do folclore:- Casa- Comidas e bebidas- Trabalho- Caça e Pesca- Agricultura- Pecuária- Artesanato- Arte- Música- Dança - Teatro- Festa- Rodas- Jogos- Linguagem- Literatura- Usos e costumes- Mitos- Lendas
CONSIDERAÇÕES SOBRE O FOLCLORE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: • - É importante que o professor considere a história de vida dos alunos, pois essa históira constitui um pequeno relatório de lembranças ditas folclóricas, podemos considerá-las como memórias. • As marcas folclóricas existentes na personalidade de cada um existem por meio da convivência com os familiares e amigos, e também por tudo que é transmitido de geração para geração. • - O trabalho com o folclore em sala de aula pode começar com uma pesquisa sobre o as características culturais da região onde estudam e moram e tudo que compõe essa cultura local. • Na alfabetização, por exemplo, trabalhar com as parlendas, trava-línguas e cantigas de roda pode facilitar a aprendizagem dos alunos, pois são textos que sabem de cor. • Valorizar e aproveitar em sala de aula os jogos, brinquedos e brincadeiras é muito importante, já que as crianças também aprendem brincando. • A História e a Geografia são outras duas ciências, que têm muitas conotações com o folclore, principalmente por meio de seus métodos. • - O estudo do folclore brasileiro pode ajudar as crianças e jovens a compreender, admirar e aceitar as diferenças culturais.
O FOLCLORE COMO MANIFESTAÇÃO COLETIVA DE INTEGRAÇÃO: - O Folclore é a ciência que estuda a cultura, cultura essa que podemos definir como a manifestação do pensar, sentir, agir, e reagir do homem de uma sociedade. - As manifestações folclóricas se difundem em grupo, são manifestações coletivas. Observamos isso nos campos de ação do folclore.
MÚSICAS, DANÇAS, MITOS E LENDAS DO FOLCLORE BRASILEIRO: - As musicas, danças, mitos e lendas constituem o ponto alto do nosso folclore. - Quando dançam, cantam e ouvem histórias as crianças tem a oportunidade de ampliar seu campo imaginário e isso pode contribuir para seu aprendizado. - Mitos são seres e ocorrências sobrenaturais que no imaginário das pessoas podem influenciar os ambientes em que aparecem. Já as lendas são histórias fantásticas que se passaram em certo tempo e lugar com animais, pessoas, seres sobrenaturais ou mitos.
Conclusão Mostrar aos nossos alunos que o Brasil foi formado por vários grupos étnicos e que a junção desses grupos originou um povo bem diferente dos demais povos do mundo é algo muito importante, e mais importante ainda é apontar a eles que temos nesse país um rico folclore que é nada mais nada menos que o resultado de tantas culturas juntas. Apontar às crianças e jovens tais aspectos pode ser um primeiro passo para maior valorização da nossa cultura e também para a busca de um mundo diferente, onde possa reinar a paz e o respeito à diversidade. Sabemos que não é tarefa fácil conduzir os alunos a um caminho de respeito à diversidade seja ela de qualquer espécie, pois ainda há um clima de muita intolerância às diferenças, porém o papel é nosso, educadores e educadoras dentro e fora das escolas.