1 / 11

PROJETO TECNOLÓGICO

Cursos Superiores de Tecnologia. PROJETO TECNOLÓGICO. METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS. O que é um Projeto Tecnológico?. É o tipo de trabalho de conclusão de curso exigido nos Cursos Superiores de Tecnologia, por contemplar e enfatizar aspectos voltados a prática profissional.

miracle
Download Presentation

PROJETO TECNOLÓGICO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Cursos Superiores de Tecnologia PROJETO TECNOLÓGICO METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS

  2. O que é um Projeto Tecnológico? • É o tipo de trabalho de conclusão de curso exigido nos Cursos Superiores de Tecnologia, por contemplar e enfatizar aspectos voltados a prática profissional. • Enquanto a ciência busca o saber, modelos acadêmicos de pensamento e investigação, paradigmas e referências universais, a tecnologia busca o controle de fenômenos e processos para viabilizar soluções no trabalho prático de empresas e organizações de acordo com a realidade específica de cada contexto em que elas se inserem.

  3. Por que Projeto Tecnológico nos CST? • A tecnologia se volta mais para a praticidade, escolhendo dentre os procedimentos científicos aqueles que possam resultar em alguma utilidade, mudança de realidade, resolução de problemas, criação de soluções e alternativas, etc. que possam promover a melhoria contínua ou a inovação nas organizações.

  4. ESTRUTURA BÁSICA 1 INTRODUÇÃO (Descrever sobre o que se trata o projeto, sua importância e quais são suas partes).

  5. 2. DIAGNÓSTICO E ANÁLISE • Descrição da empresa estudada, histórico da organização ou de determinada situação e informações relativas as condições dos trabalhadores ou políticas de RH; • Aqui também será descrito os dados coletados através de gráficos, formulários ou entrevistas. • É a descrição do contexto em que a proposta será aplicada. Os dados poderão ser coletados através de estudo de caso, entrevista, pesquisa de clima, observação in loco, satisfação, etc.

  6. Análise do contexto (Empresa, setor, tema, etc.); Expor suas idéias a respeito de como está a situação estudada, sempre junto com a fundamentação teórica; “Deve-se procurar selecionar apenas os problemas mais relevantes para a compreensão do fenômeno em análise” (Armani, 2004)

  7. Armani (2004), sugere alguns passos para análise: • Identificar as situações-problema ou desafios que melhor expressam a problemática social em questão. • Hierarquizar tais problemas/desafios de forma que eles apareçam relacionados numa cadeia de causa e efeito. • Sintetizar um problema central, o qual deve ser chave para mudar a situação problemática e, ao mesmo tempo, ser passível de mudança pela ação do grupo promotor do projeto. • Identificar as principais causas do problema central escolhido, as quais explicam melhor o porquê da situação problema. • Definir linhas de ação estratégica relacionadas àquelas causas principais que estejam ao alcance da ação direta.

  8. 3 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 3.1 TEMA: É sobre o que discorrerá o Projeto. 3.2 PROBLEMA: É a questão chave que foi diagnosticada e resolvida, para a qual o projeto apresentará soluções de melhoria ou correções. 3.4 OBJETIVOS (GERAIS E ESPECÍFICOS): É aonde se quer chegar com o Projeto. 3.5 RESULTADOS A SEREM ALCANÇADOS : Descrever quais os resultados que se pretende alcançar de acordo com os objetivos elencados. Resultados a curto prazo (seis meses) Resultados a médio prazo (18 a 24 meses)

  9. 4. ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS • Descrever quais são as ações concretas que deve ser realizada para se chegar aos resultados e como podem ser efetivadas.

  10. 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS • Descrever qual foi o conhecimento adquirido através da realização deste projeto, bem como, seu posicionamento final a respeito do mesmo.

  11. 6 BIBLIOGRAFIA • Armani, Domingos. Como elaborar projetos: Guia prático para a elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editora, 2004. • Metodologia para Projetos Tecnológico dos Cursos em Gestão. ULBRA Canoas.

More Related