200 likes | 423 Views
Óptica. Introdução à Óptica. Luz. É uma forma de energia que se propaga nos meios materias e também no vácuo. Curiosidade.
E N D
Óptica Introdução à Óptica
Luz • É uma forma de energiaque se propaganosmeiosmaterias e também no vácuo. Curiosidade A luzemitidapelo Sol – estrelamaispróximada Terra – chega a nósem 8 min e 20 s, percorrendo 150 milhões de quilômetros a umavelocidade de 300 mil quilômetrosporsegundo.
Depois do Sol, a estrelamaispróximada Terra é a estrelaalfadaconstelação de Centauroque se encontra a 4,3 anos-luzda Terra. Curiosidade A velocidadedaluz no vácuo é de 300 000 km/s.
A luzemitidapelo Sol é branca, umaluzpolicromática(várias cores) quepode ser decompostaemluzesmonocromáticas(umasócor). Vermelha, Alaranjada, Amarela, Verde, Azul, Anil e Violeta ENERGIA
O raios de luzsãolinhasorientadasquerepresentam a direção e o sentido de propagaçãodaluz. O conjunto de raios de luzconstitui um feixe de luz. Com base no conceito de raio de luz, podemosrepresentartrêsfenômenosluminososbásicos: reflexão, refração e absorção.
A Cor de um Corpo Quandoiluminadosporumaluzpolicromática, um objetopodenãorefletirtodososcomponentesdaluzincidente, absorvendoalgum deles. Assim, podemosafirmarque as cores com quevemososobjetoscorrespondem as cores das luzrefletidaporeles.
Os objetoscoloridosquevemosaonossoredorsomentepossuemessacorporquesãoiluminados com luzbranca: luz do Sol ou de umalâmpada. ATENÇÃO Mas, comoveríamos, porexemplo, a bandeirabrasileira se ela fosse iluminadaporumafonteluminosaqueemitissesomenteluzmonocromáticaverde? - a parte verdeserá vista verde; - as partesamarela e azulserão vistas negras(um objetoamareloouazulabsorvetotalmente a luzverde); - a parte brancaserá vista verde(a luzverde é uma das componentesdaluzbranca).
Conceitosbásicos I) CorposLuminosos(Fonte de Luz Primária) – sãoosqueemitemluzprópria. Exemplo: o Sol, umalâmpadaelétricaincandescenteoufluorescente, etc. II) CorposIluminados(Fonte de Luz Secundária) – sãoosquerefletem a luzproveniente de umafonteprimária. Exemplo: a Lua, umaparede de umasalaquedifunde no ambiente a luzrecebidaporumalâmpada, etc. III) Fonte de Luz Puntiforme – quando as suasdimensõessãodesprezíveisemrelação a distância do objetoiluminado. Exemplo: uma vela longe do objetoiluminado.
IV) Fonte de Luz Extensa – quandosuasdimensõessãoconsideráveisemrelação à distância do objetoiluminado. Exemplo: uma vela próximaaoobjetoiluminado. V) MeiosÓpticos– um meio é ditoopacoquando a luzpraticamentenão se propaganele. Exemplo: madeira, metais, etc. Um meio é ditotranslúcidoquando a luz se propaga, maspercorrendocaminhosimprevisíveisdevido a heterogeneidade do meio. Um meio é ditotransparentequando a luz se propagasegundotrajetóriasprevisíveis e bemdeterminadas. VI) Raio de Luz – é umalinhaorientadaquemostra o sentido de propagaçãodaluz num meio.
Princípiodaópticageométrica I) Princípiodapropagaçãoretilíneadaluz –nosmeiostransparentes e homogêneos, a luz se propagaemlinhareta.
II) Princípiodaindependência dos raios de luz – a propagação de um raio de luzindependedaexistência de outrosraios de luz.
III) Princípiodareversibilidadeda Luz – o caminhodescritopor um raio de luzindepende do sentido de propagação.
Consequênciasdapropagaçãoretilíneadaluz I) Sombra e Penumbra – Para um sistema com umafontepuntiforme, objetoopaco e anteparo, encontraremosumaregião de sombra e umaregião de sombraprojetada.
Se a fonteluminosa for extensa , então, alémdaregião de sombra e daregião de sombraprojetada, encontraremosumaregião de penumbra e penumbra projetada.
II) Eclipse Eclipse do Sol Ocorrequando a Lua se coloca entre o Sol e a Terra e podeocorrer de duasformas: elipse total do Sol oueclipse parcial do Sol.
Eclipse daLua Ocorrequando a Terra se coloca entre o Sol e a Lua, projetandosuasombrasobre a Lua.
Câmaraescura Constrói-se umacaixaescura com um orifícionuma face e, na face opostaaoorifício, é colocado um corpotranslúcido, comoporexemplopapel vegetal ou um papelfotográfico.