1 / 7

EFA – NS Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário Dr4- Globalização

CP CIDADANIA E PROFISSIONALIDADE. EFA – NS Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário Dr4- Globalização. Iniciativas Para um Desenvolvimento sustentável. Agenda 21.

tannar
Download Presentation

EFA – NS Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário Dr4- Globalização

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CP CIDADANIA E PROFISSIONALIDADE EFA – NSEducação e Formação de Adultos – Nível SecundárioDr4- Globalização Iniciativas Para um Desenvolvimento sustentável

  2. Agenda 21 A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992. Esta foi um dos principais resultados da conferência Eco-92 ou Rio-92. Foi assinada no Rio de Janeiro por 178 países. Ela discute a essência do que é desenvolvimento sustentável, o processo através do qual ele pode ser alcançado e as ferramentas de gestão necessárias para tanto. É um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer e reflectir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os sectores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais.

  3. A Agenda 21 é dividida em 4 secções: 1 - Dimensões sociais e económicas - de que forma os problemas e soluções ambientais são interdependentes daqueles da pobreza, saúde, comércio, dívida, consumo e população. 2 - Conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento - de que forma os recursos físicos, incluindo terra, mares, energia e lixo precisam ser geridos para assegurar o desenvolvimento sustentável. 3 - Fortalecendo o papel um dos principais grupos sociais - inclusive os minoritários, no trabalho em direcção ao desenvolvimento sustentável. 4 - Meios de implementação - inclusive financiamento e o papel das diversas actividades governamentais e não-governamentais.

  4. Agenda 21 Local • Pode-se dizer que uma Agenda 21 Local é um processo através do qual as autoridades locais trabalham em parceria com os vários sectores da comunidade na elaboração de um Plano de Acção por forma a implementar a sustentabilidade ao nível local. Trata-se de uma estratégia integrada, consistente, que procura o bem-estar social melhorando a qualidade do ambiente. • Em Portugal a promoção da Agenda 21 Local foi incluída como medida a implementar na proposta de Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável. Actualmente cerca de 118 municípios e 21 freguesias estão a desenvolver processos de Agenda 21 Local (dados de 2009), em vários casos associados regionalmente, que podem ser encontrados no Portal da Agenda 21 Local. Os principais obstáculos à aplicação da Agenda 21 Local encontrados na última sondagem (2006) responsabilizam principalmente o cidadão, com falta de hábito de participação nas decisões locais ou regionais e insuficiente informação sobre temas que envolvem o desenvolvimento sustentável. O medo e o hábito das pessoas em cargos de decisão também foram umas das causas apontadas como obstáculo à aplicação da Agenda 21 Local.

  5. Declaração de Princípios sobre Florestas A Declaração dos princípios para o desenvolvimento sustentável das florestas, não tem força jurídica obrigatória, foi o primeiro consenso mundial sobre a questão. • A Declaração diz, fundamentalmente, que todos os países, especialmente os mais desenvolvidos, deveriam esforçar-se por recuperar a Terra mediante o reflorescimento e a conservação florestal; • que os Estados têm o direito de desenvolver as suas florestas conforme as suas necessidades socio-económicas; • devem garantir aos países em desenvolvimento os recursos financeiros destinados concretamente a estabelecer programas de conservação florestal com o objectivo de promover uma política económica e social de substituição.

  6. Declaração do Rio A Declaração do Rio define os direitos e as obrigações dos Estados em relação aos princípios básicos do meio ambiente e do desenvolvimento. Inclui, entre outras, as seguintes ideias: • a incerteza científica não pode adiar a adopção de medidas de protecção ao meio ambiente; • os Estados têm o direito absoluto de aproveitar os seus próprios recursos, sem causar danos ao meio ambiente de outros Estados. • A eliminação da pobreza e a redução das disparidades entre os níveis de vida em todo o mundo são indispensáveis para o desenvolvimento sustentável, e a plena participação das mulheres é imprescindível para se alcançar o desenvolvimento sustentável.

  7. Trabalho realizado por:

More Related