260 likes | 696 Views
DANÇAS REGIONAIS NORDESTINAS. QUADRILHA. Outros figurantesdo casamento matuto. O noivo e a noiva, o padre, o pai da noiva, o sacristão, o juiz e o delegado .
E N D
Outros figurantesdo casamento matuto Onoivo e a noiva, o padre, o pai da noiva, o sacristão, o juiz e o delegado. O casamento matuto, hoje associado à quadrilha é a representação onde os jovens debocham com malícia da instituição do casamento, da severidade dos pais, do sexo pré-nupcial e suas conseqüências, do machismo. O enredo é quase sempre o mesmo com poucas variantes: a noiva fica grávida antes do casamento e os pais obrigam o noiva a casar. Este se recusa, sendo necessário a intervenção da polícia. O casamento é realizado com o padre e o juiz, sob as garantias do delegado e até de soldados. A quadrilha é o baile em comemoração ao casamento.
PALAVRAS APORTUGUESADAS UTILIZADAS NAS QUADRILHAS: • Anavantur (em avanttout) - anarriê (em derrière) - balancê (balancer) - travessê de cavalheiros (travesser) - travessê de damas - travessê geral - granmuliné - otrefoá (autrefois)
Há atualmente uma nova forma de expressão junina, a quadrilha estilizada, que não é uma quadrilha matuta, mas um grupo de dança que tem uma coreografia própria, com passos criados exclusivamente para a música escolhida, como num corpo de balé. O grupo incorpora alguns personagens como Lampião, Maria Bonita, sinhôzinho, espanholas e ciganos. Os seus trajes lembram roupas típicas do folclore dos pampas gaúchos.
Cateretê, também chamado de catira, é uma dança de origem indígena e dançada em diversos estados brasileiros, como por exemplo em alagoas.
Foi o Padre Anchieta quem traduziu para a língua Tupi alguns textos católicos. Assim enquanto os índios dançavam, cantavam trechos religiosos.
Cinco ou mais pares, dançam num salão ou galpão ao som de duas violas. Ao centro são formadas duas colunas, e à frente de cada uma delas posta-se um violeiro-cantador.
A dança varia em cada região do país, mas geralmente são dançadas em duas fileiras formadas por homens de um lado e mulheres do outro, que batem o pé ao som de palmas e violas.
A catira também pode ser dançada só por homens. As melodias são cantadas pelos violeiros
Assista agora á vídeos relacionados ao assuntos abordados. Rafaela Costa e Cícero Jefferson agradecem pela atenção.