1 / 12

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU.

waseem
Download Presentation

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU A solenidade de outorga de grau aos concluintes dos cursos de graduação constitui ato oficial, formal e solene da Universidade, regimentalmente presidido pela Reitora ou por seu representante legal, com a presença de dirigentes, autoridades, professores, padrinhos, homenageados, familiares e convidados dos concluintes.

  2. SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU • A escolha e locação do local da solenidade, decoração, som, limpeza e o que for necessário para a realização do evento são de responsabilidade da Universidade, cabendo aos concluintes apenas a locação de beca, capelo e serviço fotográfico. • A equipe de recepcionistas do Núcleo de Eventos da UnP recepcionará os concluintes e seus convidados, bem como as autoridades especialmente convidadas pela Universidade. • A solenidade de Concessão do Grau, sempre com início às 20 horas, obedece ao seguinte roteiro:

  3. Assinatura da Ata Os formandos devem comparecer ao local da solenidade às 19 horas, ou seja, com uma hora de antecedência do início da solenidade e devem dirigir-se ao local de assinatura da ata. A Ata deve ser assinada por todos os formandos, sendo condição sine qua nonpara receber o Diploma de Graduação, na solenidade de outorga de grau. Acolhida aos presentes O Mestre de Cerimônias faz a saudação inicial a todos os presentes, autoridades universitárias e autoridades especialmente convidadas, familiares e convidados dos concluintes. ROTEIRO DA SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU

  4. Introdução dos concluintes O cortejo de entrada dos concluintes com seus padrinhos e madrinhas será organizado pelo Núcleo de Eventos da UnP, e conduzido por uma comissão composta pelo Diretor da Escola, Diretor do Curso e pelos homenageados da Turma Concluinte (Patrono, Paraninfo, Nome da Turma). ROTEIRO DA SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU • Apresentação das autoridades • O Mestre de Cerimônias faz a apresentação das autoridades que integram a mesa dirigente da Solenidade. • Apresentação Artística (quando houver) • Os presentes são brindados com uma apresentação do Coral da Universidade Potiguar.

  5. Instalação da Assembléia Universitária É prerrogativa da Reitora, ou seu substituto, presidir a solenidade e declarar a instalação da Assembléia Universitária destinada à outorga de grau aos concluintes dos cursos de graduação. • Ato Cívico • O Presidente da Assembléia Universitária convida a todos para cantarem o Hino Nacional Brasileiro. ROTEIRO DA SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU

  6. Mensagens As mensagens proferidas nas sessões solenes de colação de grau são restritas a três, a saber: Do Orador oficial das turmas concluintes, De um representante dos Paraninfos, e Mensagem da Reitora ROTEIRO DA SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU • O tempo máximo de duração de cada mensagem, tanto do representante dos concluintes como do paraninfo, é de 05 (cinco) minutos.

  7. Apresentação da Turma Concluinte O Mestre de Cerimônias convida o Diretor do Curso para apresentar a Reitora e à Assembléia Universitária os alunos concluintes aptos a receber o grau. Os formandos ficam de pé para a apresentação. ROTEIRO DA SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU • Requerimento de grau • O requerimento de concessão de grau será dirigido formalmente ao Presidente da Solenidade, por representante dos concluintes.

  8. Juramento O juramento solene corresponde ao ato de compromisso do formando em relação à profissão que vai futuramente exercer. O Mestre de Cerimônias convida o Juramentista para ir até a tribuna e proferir o juramento em nome da turma. Este dirige-se à tribuna e, com o braço direito estendido e mão espalmada, lê o juramento pausadamente. Os demais formandos, em pé, também com o braço direito estendido e mão espalmada, acompanhama leitura. Ao final desta, todos repetem a uma só voz, bem alto, a expressão: "ASSIM PROMETO!". ROTEIRO DA SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU • Concessão do grau • A Reitora confere o grau aos concluintes apresentados e declarados aptos, para que os mesmos possam usufruir as prerrogativas profissionais que lhes são outorgadas por lei. • Neste momento os formandos colocam o capelo na cabeça.

  9. Proclamação do Aluno Laureado A UnP instituiu a Medalha e o Diploma de Láurea Estudantil Universidade Potiguar com o objetivo de premiar o concluinte que obteve o melhor rendimento acadêmico durante todo o curso. O aluno(a) laureado(a) será anunciado pelo Diretor do Curso e deverá dirigir-se a Magnífica Reitora, na mesa dirigente da solenidade, acompanhado(a) de seu padrinho ou madrinha para receber a Medalha e o Diploma a que faz jus pelo aproveitamento relevante demonstrado durante o curso. ROTEIRO DA SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU

  10. ROTEIRO DA SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU Chamada Nominal dos Concluintes e Entrega de Diplomas e Históricos Escolares • O Mestre de Cerimônias faz a chamada nominal dos concluintes, por turma (A, B, C...) e em ordem alfabética. • Estes, na ordem de chamada, dirigem-se à mesa dirigente da solenidade para receber o Diploma e o respectivo Histórico Escolar, acompanhados de seus padrinhos ou madrinhas. • Os Diplomas são definitivos, já registrados pela Universidade, na forma determinada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Certificação dos Homenageados da Turma Concluinte • A Universidade faz a entrega de Certificados aos homenageados escolhidos pelos concluintes (patrono, paraninfo, nome da turma). • Homenagens Especiais da UnP (se houver) A UnP concede títulos honoríficos e dignidades universitárias a seus homenageados especiais.

  11. ROTEIRO DA SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU • Encerramento A Reitora faz uso da palavra cumprimentando os novos profissionais, seus pais e familiares, agradecendo a presença das autoridades, dos professores e dos convidados especiais dos concluintes e declara encerrada a sessão solene de colação de grau.

  12. Elaboração: Cássia Maria de Medeiros Gabinete da Reitoria Tel. 3215-1366 E-mail: cassia@unp.br

More Related