140 likes | 315 Views
UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU.
E N D
UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU A solenidade de outorga de grau aos concluintes dos cursos de graduação constitui ato oficial, formal e solene da Universidade, regimentalmente presidido pela Reitora ou por seu representante legal, com a presença de dirigentes, autoridades, professores, padrinhos, homenageados, familiares e convidados dos concluintes.
SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU • A escolha e locação do local da solenidade, decoração, som, limpeza e o que for necessário para a realização do evento são de responsabilidade da Universidade, cabendo aos concluintes apenas a locação de beca, capelo e serviço fotográfico. • A equipe de recepcionistas do Núcleo de Eventos da UnP recepcionará os concluintes e seus convidados, bem como as autoridades especialmente convidadas pela Universidade. • A solenidade de Concessão do Grau, sempre com início às 20 horas, obedece ao seguinte roteiro:
Assinatura da Ata Os formandos devem comparecer ao local da solenidade às 19 horas, ou seja, com uma hora de antecedência do início da solenidade e devem dirigir-se ao local de assinatura da ata. A Ata deve ser assinada por todos os formandos, sendo condição sine qua nonpara receber o Diploma de Graduação, na solenidade de outorga de grau. Acolhida aos presentes O Mestre de Cerimônias faz a saudação inicial a todos os presentes, autoridades universitárias e autoridades especialmente convidadas, familiares e convidados dos concluintes. ROTEIRO DA SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU
Introdução dos concluintes O cortejo de entrada dos concluintes com seus padrinhos e madrinhas será organizado pelo Núcleo de Eventos da UnP, e conduzido por uma comissão composta pelo Diretor da Escola, Diretor do Curso e pelos homenageados da Turma Concluinte (Patrono, Paraninfo, Nome da Turma). ROTEIRO DA SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU • Apresentação das autoridades • O Mestre de Cerimônias faz a apresentação das autoridades que integram a mesa dirigente da Solenidade. • Apresentação Artística (quando houver) • Os presentes são brindados com uma apresentação do Coral da Universidade Potiguar.
Instalação da Assembléia Universitária É prerrogativa da Reitora, ou seu substituto, presidir a solenidade e declarar a instalação da Assembléia Universitária destinada à outorga de grau aos concluintes dos cursos de graduação. • Ato Cívico • O Presidente da Assembléia Universitária convida a todos para cantarem o Hino Nacional Brasileiro. ROTEIRO DA SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU
Mensagens As mensagens proferidas nas sessões solenes de colação de grau são restritas a três, a saber: Do Orador oficial das turmas concluintes, De um representante dos Paraninfos, e Mensagem da Reitora ROTEIRO DA SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU • O tempo máximo de duração de cada mensagem, tanto do representante dos concluintes como do paraninfo, é de 05 (cinco) minutos.
Apresentação da Turma Concluinte O Mestre de Cerimônias convida o Diretor do Curso para apresentar a Reitora e à Assembléia Universitária os alunos concluintes aptos a receber o grau. Os formandos ficam de pé para a apresentação. ROTEIRO DA SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU • Requerimento de grau • O requerimento de concessão de grau será dirigido formalmente ao Presidente da Solenidade, por representante dos concluintes.
Juramento O juramento solene corresponde ao ato de compromisso do formando em relação à profissão que vai futuramente exercer. O Mestre de Cerimônias convida o Juramentista para ir até a tribuna e proferir o juramento em nome da turma. Este dirige-se à tribuna e, com o braço direito estendido e mão espalmada, lê o juramento pausadamente. Os demais formandos, em pé, também com o braço direito estendido e mão espalmada, acompanhama leitura. Ao final desta, todos repetem a uma só voz, bem alto, a expressão: "ASSIM PROMETO!". ROTEIRO DA SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU • Concessão do grau • A Reitora confere o grau aos concluintes apresentados e declarados aptos, para que os mesmos possam usufruir as prerrogativas profissionais que lhes são outorgadas por lei. • Neste momento os formandos colocam o capelo na cabeça.
Proclamação do Aluno Laureado A UnP instituiu a Medalha e o Diploma de Láurea Estudantil Universidade Potiguar com o objetivo de premiar o concluinte que obteve o melhor rendimento acadêmico durante todo o curso. O aluno(a) laureado(a) será anunciado pelo Diretor do Curso e deverá dirigir-se a Magnífica Reitora, na mesa dirigente da solenidade, acompanhado(a) de seu padrinho ou madrinha para receber a Medalha e o Diploma a que faz jus pelo aproveitamento relevante demonstrado durante o curso. ROTEIRO DA SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU
ROTEIRO DA SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU Chamada Nominal dos Concluintes e Entrega de Diplomas e Históricos Escolares • O Mestre de Cerimônias faz a chamada nominal dos concluintes, por turma (A, B, C...) e em ordem alfabética. • Estes, na ordem de chamada, dirigem-se à mesa dirigente da solenidade para receber o Diploma e o respectivo Histórico Escolar, acompanhados de seus padrinhos ou madrinhas. • Os Diplomas são definitivos, já registrados pela Universidade, na forma determinada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Certificação dos Homenageados da Turma Concluinte • A Universidade faz a entrega de Certificados aos homenageados escolhidos pelos concluintes (patrono, paraninfo, nome da turma). • Homenagens Especiais da UnP (se houver) A UnP concede títulos honoríficos e dignidades universitárias a seus homenageados especiais.
ROTEIRO DA SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU • Encerramento A Reitora faz uso da palavra cumprimentando os novos profissionais, seus pais e familiares, agradecendo a presença das autoridades, dos professores e dos convidados especiais dos concluintes e declara encerrada a sessão solene de colação de grau.
Elaboração: Cássia Maria de Medeiros Gabinete da Reitoria Tel. 3215-1366 E-mail: cassia@unp.br