1 / 16

Relações éticas e cuidadosas no trabalho educativo (educador e docente)

Encontro das Equipes Pedagógicas para compartihar saberes e práticas educativas que evangelizam e educam cidadãos éticos. Relações éticas e cuidadosas no trabalho educativo (educador e docente). Walter Pinheiro Barbosa Junior walter_natal@hotmail.com. Jaboatão, março/2010.

Download Presentation

Relações éticas e cuidadosas no trabalho educativo (educador e docente)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Encontro das Equipes Pedagógicas para compartihar saberes e práticas educativas que evangelizam e educam cidadãos éticos Relações éticas e cuidadosas no trabalho educativo (educador e docente) Walter Pinheiro Barbosa Junior walter_natal@hotmail.com Jaboatão, março/2010

  2. VIVER É ARRISCADO ATRAVESSAMOS O MUNDO COMO UM LUGAR DE PASSAGEM EXPERIMENTANDO A TRAVESSIA DO MUNDO EM NOSSA ALMA (vela)

  3. Ninguémpode permanecer em si: a humanidade do Ser-aí, é uma responsabilidade pelos outros “o senhor me ouve, pensa e repensa, e rediz e então me ajuda”.

  4. Ética e o homo-sapiens-demens • ÉTICA VEM DO GREGO “ETHOS”(eta significa a casa ou morada. Com um épsilon, significa o costume); • Contrariamente às espécies animais, não há ethos característico da espécie humana. O homo-sapiens-demens ao se inventar tornou-se uma espécie que pode receber o leque de todas as qualidades “éticas”.

  5. Ser gente ou da insustentávelleveza do meu ser • Não pedimos para nascer – postos no mundo e condenados a morte; • Desejo do controle com consciência do não controle (verbo ser – é e o conforme); • Convivemos com o luto e as enfermidades; • Convivemos com a maldade humana; • Feitos para não olhar para si; • Sem saber de onde veio e do seu destino último, torna-se um quase, um entre; • Somos feitos da mesma substância dos sonhos (células espreitam nosso ser sensível)

  6. O ser sensivel coisificando-se • Eu Etiqueta (Drumond); • Saída tem sido individual (Condomínios fechados, plano de saúde individual – negando o público – público para todos diferente do público grego); • Heidgger – Vivemos o tempo da miséria extrema, pois…

  7. COMO CUIDAR DE SI E DO OUTRO? • O Mito do Cuidado (Cuidado, Júpiter, Terra e Saturno) • O tempo: como algo exterior/relógio mecânico; que escapa a natureza – a internet (criando nova organizacão corpórea – a prova escrita no concurso); • Cuidadores descuidados de si (o meu sendo no mundo – sem sonhar e sem ruminar na cela interior).

  8. Sobre a escola ou entre a sala e o pátio. configuração – ver tese O encarcerar A carteira A foto 3X4 A razão do estudo – nota; Raiz: esquecimento do ser-aí.

  9. A cultura escolar no Brasil

  10. Contrato de Professoras em 1923 Este é um acordo entre a senhorita ........... mestra, e o Conselho de Educação da Escola ........... pelo qual a senhorita ........... acorda em lecionar em classes durante um período de oito meses a partir de ............. septiembro de 1923. O Conselho de Educação acorda pagar à senhorita .............. a quantia de (*75) mensais. A senhorita ................. concorda: 1.- Não casar-se. Este contrato será automáticamente anulado e sem efeito se a professora se casar. 2.- Não andar em companhia de homens. . 3.- Estar em sua casa entre às 8 da noite e às 6 da manhã, a menos que seja para atender função escolar. 4.- Não passear por sorveterias do centro da cidade. 5.- Não abandonar a cidade sob nenhum motivo sem permissão do presidente do Conselho de Delegados.

  11. E a nossa responsabilidade no trabalho educativo? A RSE vem se afastando de duas perspectivas A imagem de Sassá Mutema A imagem do imobilizado

  12. Projeto Pedagógico da RSE Projeto – em última análise diz da consciência. Construir um Projeto de Escola centrado nas relações entre pessoas comprometidas com a transformação da realidade em que estão inseridas, visando à contínua e indispensável formação de uma comunidade educativa. (Legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello) Compartilhar com a família e retomar o sentido da escola – levar o sujeito, onde sozinho ele não vai (Comunidade de aprendizagem) – algumas atividades fantásticas, como uma partida entre pais e filhos. (a saída da caverna).

  13. Projeto Pedagógico da RSE Projeto de pessoa e de sociedade; A - Perfil do educando (p.10): Homens e mulherescapazes de: a) descobrir o sentido de suasvidas num contextomutável, flexível, de múltiplossignificados; B – Crenças e valores: d) as forças interiores,configuradas no trinômiorazão, religião e amoreducativo, àsquais se fazconstanteapelonaexperiênciaeducativasalesiana. (p.11)

  14. Veredas para uma relação ética e cuidadosa no trabalho educativo • Diálogo – enraizado na palavra autêntica (não comunicados, mas uma comunicação entre todos – mudança de mentalidade política. Não cabe mais a hierarquia, mas o argumento - Aristóteles) • Reflexão: Ato ou efeito de voltar-se sobre si. Diálogo na interioridade, mediado pelos outros (EU – EUS – DEUS). Quando esse processo é constante instaura-se o que denominamos de entusiasmo. Um sujeito que reflete, que conversa consigo mesmo e que se insere no mundo possuído pelo divino que o habita e irradia; • Prática de pensar a prática – somos intelectuais – criar os nossos sentidos para o nosso trabalho.

  15. Recomendação • Pensarmos a institucionalização da pesquisa no interior da rede – saber dos sujeitos envolvidos, para alimentar as veredas; • Criação do observatório da rede (acompanhamento dos sujeitos em seus processos); • Uma política de formação continuada orientada pela prática de pensar a prática. Encontros de professores da área e diversificado (áreas e funções).

  16. Relações éticas e cuidadosas no trabalho educativo... Alunos e obrigacões cotidianas? Um encontro com o outro para tecer um mundo justo? O que você vê no caleidoscópio?

More Related