1 / 26

AULA TÉCNICA 71 2008

AULA TÉCNICA 71 2008. INSTRUTOR: SCOPINO. INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MULTEC M. ATUADORES: EGR, RELÉ DA BOMBA E DO AR CONDICIONADO. ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC. DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO. INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC.

brick
Download Presentation

AULA TÉCNICA 71 2008

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. AULA TÉCNICA 71 2008 INSTRUTOR: SCOPINO

  2. INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA:MULTEC M ATUADORES: EGR, RELÉ DA BOMBA E DO AR CONDICIONADO. SCOPINO TREINAMENTOS

  3. ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

  4. INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC SOMENTE NA UMEC VOCÊ ASSISTE AS AULAS AO VIVO OU GRAVADAS ! NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DOS PRODUTOS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

  5. Já tivemos aula sobre: MOTOR DE PASSO, LÂMPADA DE DIAGNOSE E ELETROVENTILADOR Agora veremos: MULTEC M CORSA 16V - AULA 09 ATUADORES PARTE 3.

  6. DIAGRAMAÇÃO E C U MULTEC M MOTOR 16 V SONDA LAMBDA * VÁLVULA EGR LINEAR * ROTAÇÃO E PMS * LÂMPADA DE DIAGNOSE * DETONAÇÃO * 04 INJETORES * COMANDO A/C * MÓDULO DIS * FASE * CANISTER * ELETROVENTILADOR * POSIÇÃO BORBOLETA * ATUADOR DE M. LENTA * VSS – VELOCIDADE RELÉ BOMBA * SENSOR MAP * AR CONDICIONADO * TEMPERATURA DA ÁGUA * TEMPERATURA DO AR * CONECTOR DIAGNOSE IMOBILIZADOR

  7. VÁLVULA EGR APLICADA NOS MOTORES DA FAMÍLIA CORSA COM 16 V, E NO NOSSO CASO NO SISTEMA MULTEC M TEMOS A VÁLVULA EGR, QUE SIGNIFICA RECIRCULAÇÃO DOS GASES DE ESCAPAMENTO, UMA VÁLVULA ELETRÔNICA CONTROLADA PELA ECU QUE AINDA CONTA COM UM SENSOR ACOPLADO.

  8. A ECU COMANDA O SINAL

  9. VÁLVULA EGR

  10. DETALHES É MAIS UM ATUADOR, MAS COM UM CONTROLE ELETRÔNICO DE ABERTURA. A VÁLVULA EGR NA POSIÇÃO ABERTA FAZ A LIGAÇÃO ENTRE OS COLETORES DE ADMISSÃO E DE ESCAPE, PARA QUE ENTRE UM POUCO DE GÁS QUEIMADO NA ADMISSÃO PARA DIMINUIR A EFICIÊNCIA DA COMBUSTÃO.

  11. LOCALIZAÇÃO

  12. LOCALIZAÇÃO E FUNÇÃO DE DIFÍCIL LOCALIZAÇÃO, A EGR ESTÁ ABAIXO DO COLETOR DE ADMISSÃO. SUA FUNÇÃO É APENAS PARA EFEITO DE CONTROLE DE POLUENTES, E VISA ELIMINAR OU DIMINUIR A FORMAÇÃO DO GÁS NOx (ÓXIDO DE NITROGÊNIO) QUE OCORRE EM ALTA TEMPERATURA NA CÂMARA DE COMBUSTÃO.

  13. SENSOR ACOPLADO

  14. PINOS LIGAÇÕES: TERMINAL A=> PINO D1 DA ECU TERMINAL B=> PINO B2 TERMINAL C=> PINO D2 TERMINAL D=> PINO D8 TERMINAL E=> F19 OBS. TESTE DE RESISTÊNCIA ENTRE TERMINAIS A e E: 6 à 10 ohms

  15. O SENSOR JUNTO A ESTE ATUADOR TEMOS UM SENSOR QUE INDICA O SEU CORRETO FUNCIONAMENTO, OU SEJA, SEMPRE QUE A ECU COMANDA A ABERTURA DA EGR ESPERA A RESPOSTA DO SENSOR DE PERCENTUAL DE SEU ACIONAMENTO, HAVENDO DIVERGÊNCIAS A ECU REGISTRA O CÓDIGO DE FALHAS.

  16. DICA UMA DAS MAIS COMUNS FALHAS NESTE SISTEMA MULTEC M É A EGR. HÁ CASOS DE NECESSIDADE DE TROCA DO COMPONENTE MAS HÁ MUITOS CASOS APENAS DE LIMPEZA DA VÁLVULA E DOS DUTOS DOS COLETORES COM DESCARBONIZANTE.

  17. RELÉ DA BOMBA

  18. RELÉ DA BOMBA O ACIONAMENTO DA ELETROBOMBA DE COMBUSTÍVEL É FEITO PELA ECU ATRAVÉS DE UM RELÉ, QUE TEM AINDA MAIS ATUADORES PARA ALIMENTAR, SE TORNANDO UMA ESPÉCIE DE COMANDO CENTRAL DE ALIMENTAÇÃO POSITIVA DO SISTEMA.

  19. O RELÉ

  20. O QUE ALIMENTA TEM QUATRO PINOS SENDO ALIMENTADO PELOS FUSÍVEIS F26 E F19, É COMANDADO PELA ECU ATRAVÉS DO PINO A12, E A TENSÃO DE SAÍDA ALIMENTA COM TENSÃO DA BATERIA A BOMBA ELÉTRICA DE COMBUSTÍVEL, A VÁLVULA DE PURGA DO CANISTER, E OS INJETORES.

  21. COMANDO DO A/C A ECU FAZ O CONTROLE DO AR CONDICIONADO PARA RETOMAR A SUA POTÊNCIA EFETIVA EM CASOS DE FORTE ACELERAÇÃO, PORTANTO, ATRAVÉS DO SINAL DO SENSOR TPS, A ECU COMANDA O DESLIGAMENTO DO COMPRESSOR, PELOS PINOS A8, A15 E B5.

  22. DICA NO CORSA GSI, EXISTE UM SISTEMA DE INJEÇÃO SUPLEMENTAR DE AR NO SISTEMA DE ESCAPAMENTO, QUE VISA EMPOBRECER A MISTURA PÓS QUEIMA E PÓS SONDA LAMBDA. É COMPOSTO POR UM RELÉ E UMA ELETROBOMBA SUPLEMENTAR DE AR.

  23. PERGUNTA É BAIXO O CUSTO DA EGR ?

  24. RESPOSTA NÃO. A PEÇA É MUITO CARA E A MÃO DE OBRA DE SUBSTITUIÇÃO É MUITO DEMORADA TAMBÉM.

  25. OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DESTA AULA. ATÉ A PRÓXIMA:INJEÇÃO ELETRÔNICA72/2008AULA 11 - FINAL CORSA 16V Instrutor Scopino

  26. E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO

More Related