1 / 38

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I. Aula de Revisão AV1. Prof.: Ricardo Ferreira. Conteúdo Programático desta aula:. Revisão da AV1 (aula 01 até aula 05 ). CONCEITOS DE RH OU DE GESTÃO DE PESSOAS.

kiral
Download Presentation

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I Aula de Revisão AV1 Prof.: Ricardo Ferreira

  2. Conteúdo Programático desta aula: Revisão da AV1 (aula 01 até aula 05 )

  3. CONCEITOS DE RH OU DE GESTÃO DE PESSOAS • ARH: é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho; • ARH: é a função administrativa devotada à aquisição, treinamento, avaliação e remuneração dos empregados. Todos os gerentes são, em um certo sentido, gerentes de pessoas, porque todos estão envolvidos em atividades como recrutamento, entrevistas, seleção e treinamento;

  4. ARH: é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações; • ARH: é a função na organização que está relacionada com provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados

  5. A Administração de Recursos Humanos É um campo de conhecimento que estuda e trata todas as questões relacionadas às pessoas no ambiente de trabalho, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e o valor do principal ativo das organizações, seu potencial humano, assim como os resultados das organizações.

  6. OBJETIVOS DA GESTÃO DE PESSOAS Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; Proporcionar competitividade à organização; Proporcionar à organização empregados bem treinados e bem motivados; Aumentar a auto atualização e a satisfação dos empregados no trabalho; Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho; Administrar a mudança; Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

  7. MISSÃO : 1º) Promover o desenvolvimento das organizações através do desenvolvimento das pessoas; 2º) Promover o desenvolvimento das pessoas, através do desenvolvimento das organizações.

  8. SUBSISTEMAS DA GRH: Recrutamento e Seleção Suprir a empresa com os RHs necessários ao seu pleno funcionamento. Treinamento e Desenvolvimento Desenvolver os RHs para atendimento pleno de suas funções, bem como futuras funções decorrentes da evolução na dinâmica organizacional.

  9. Administração de Cargos e Salários: Estabelecer as funções e remunerar os RHs, buscando um equilíbrio com o mercado; Administração de Benefícios: Integrar (social e funcionalmente) os RHs, além da concessão de produtos ou serviços que visem o bem-estar dos empregados. Segurança e Medicina do Trabalho: Assegurar a integridade física dos RHs e mental dos empregados.

  10. Planejamento de Recursos Humanos; estimar as necessidades futuras de mão-de-obra das empresas, bem como as necessidades futuras de seus funcionários em relação às suas carreiras. Relações Trabalhistas e Sindicais: Manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado; Administração de Pessoal. Cumprir as obrigações legais trabalhistas e as decorrentes dos contratos individuais e dos instrumentos coletivos de trabalho.

  11. MANUTENÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS A Manutenção cria condições para que as pessoas estejam motivadas a trabalhar, protegidas de possíveis riscos inerentes ao trabalho e devidamente representadas em seus anseios legítimos. • Compensação (administração de salários) • Plano de benefícios sociais • Higiene e segurança do trabalho • Relações sindicais

  12. REMUNERAÇÃO Subsistema de Recompensas • Remuneração - é o processo que envolve todas as formas de pagamento ou de recompensas dadas aos funcionários e decorrentes do seu emprego. • Remuneração é a função de RH que lida com as recompensas que as pessoas recebem em troca do desempenho das tarefas organizacionais. • Remuneração - inclui retornos financeiros e serviços tangíveis, além de benefícios aos empregados como parte das relações de emprego.

  13. Remuneração é o pacote de recompensas quantificáveis que um empregado recebe pelo seu trabalho. Inclui três componentes: remuneração básica, incentivos salariais e remuneração indireta/benefícios. • Salário - é a retribuição em dinheiro equivalente paga pelo empregador ao empregado em função do cargo que este exerce e dos serviços que presta a organização.

  14. SERVIÇOS PRESTADOS PELA ARH: Suprir a empresa com os RHs necessários; Desenvolver os RHs; Reter os RHs; Integrar (social e funcionalmente) os RHs; Assegurar a integridade física dos RHs; Remunerar os RHs; Recompensar os RHs pelos desempenhos excepcionais; Recompensar os RHs pela aquisição de competências e habilidades necessárias;

  15. Incentivar e mobilizar os RHs para o alcance dos objetos organizacionais; Assegurar o melhor aproveitamento possível do potencial dos RHs; Cumprir as leis trabalhistas, os contratos individuais de trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho e as sentenças normativas; Manter um relacionamento harmonioso entre a empresa, funcionários, sindicatos e o Estado; Gerenciar o desempenho dos RHs; Assegurar um bom clima organizacional.

  16. CARACTERÍSTICAS DA ARH: É uma especialidade da Administração; Uma atividade de contatos intensos e exposta; Atividade meio; Seus profissionais atuam em diversos ramos; Contingencial; Interdisciplinar.

  17. ARH COMO RESPONSABILIDADE DE LINHA DE FUNÇÃO DE STAFF Há um princípio básico em ARH: gerir pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. Quem deve gerir as pessoas é o próprio gerente, ou supervisor, ao qual elas estão subordinadas. Ele tem a responsabilidade linear e direta pela condução de seus subordinados. Para que o gerente possa assumir com plena autonomia essa responsabilidade de gerir seu pessoal, ele precisa receber assessoria e consultoria do órgão de ARH, que lhe proporciona os meios e serviços de apoio.

  18. Assim, gerir pessoas é uma responsabilidade de cada gerente, que por sua vez recebe orientação do staff a respeito das políticas e procedimentos adotados pela organização. Gerir pessoas e competências humanas representa hoje uma questão estratégica para as empresas. Em plena era da informação, onde a mudança, a competitividade, a imprevisibilidade e a incerteza constituem os desafios básicos das empresas. Nunca a ARH foi tão necessária como neste momento de mudança e de transição - só que o seu papel está se tornando diferente e inovador.

  19. CENTRALIZAÇÃO DESCENTRALIZAÇÃO VANTAGENS Descentraliza as decisões e ações de RH nos gerentes de linha, desmonopolização das decisões e ações de RH, adequação das práticas de ARH às diferenças individuais das pessoas, órgão de ARH torna-se consultor interno dos gerentes de linha, focalização no cliente interno, favorece a administração participativa e visão estratégica através das unidades estratégicas de RH. VANTAGENS Reúne os especialistas de RH em um só órgão,incentiva a especialização,proporciona elevada integração intradepartamental. A área de ARH é perfeitamente delimitada,focaliza a função e,consequentemente,as tarefas e atividades de RH e ideal para pequenas organizações.

  20. CENTRALIZAÇÃO DESCENTRALIZAÇÃO DESVANTAGENS Excessiva concentração das decisões e ações no staff de RH, monopólio e exclusividade das decisões e ações de RH no staff, homogeneização e padronização das práticas de RH, manutenção e conservação do Status quo, distanciamento do foco de ação, O órgão de ARH torna-se operacional e burocrático e proporciona administração autoritária e autocrática. DESVANTAGENS Órgão de ARH perde suas fronteiras e limites.Especialistas de RH se dispersam e necessidade de terceirização de atividades burocráticas.

  21. Treinamento e Desenvolvimento; Recrutamento e Seleção Administração de Cargos e Salários; Administração de Pessoal. Administração de Benefícios; SUBSISTEMAS DA ARH Segurança e Medicina do Trabalho; Planejamento de Recursos Humanos; Relações Trabalhistas e Sindicais;

  22. Objetivos da Área de R e S: Suprir a empresa com recursos humanos qualificados, motivados e adequados às suas necessidades atuais e futuras. Busca por candidatos potenciais para o preenchimento de vagas.

  23. RECRUTAMENTO INTERNO:  Vantagens: Mais econômico; mais rápido; apresenta maior índice de segurança, já que os candidatos são conhecidos; é uma fonte poderosa de motivação; representa uma garantia de adaptação à empresa.  Desvantagens: Desfalca, temporariamente, a área que cedeu o profissional transferido ou promovido; Quando praticado excessivamente, “freia” a renovação dos quadros e o ingresso de know-how.

  24. RECRUTAMENTO EXTERNO:  Vantagens:  Desvantagens: Traz conhecimentos e experiências de outras empresas/culturas. Mexe com a acomodação Gera insatisfação nos funcionários que se sentem preteridos do processo de seleção. Maior custo Mais demorado Incerteza quanto à adaptação.

  25. FONTES DE RECRUTAMENTO: TIPOS DE FONTES: A própria Empresa (seus RHs e seu cadastro) Outras empresas Escolas Sindicatos Agências de recrutamento de mão-de-obra Associações de Classe Agentes de Integração Sites de emprego (da empresa e de terceiros)

  26. TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO: Anúncios em jornais/revistas Cartazes (empresa, sindicatos, escolas etc) Contatos com associações de classe Palestras em escolas Visitas à empresa Divulgação junto aos funcionários Programas de Estágio/Trainee

  27. SELEÇÃO DE PESSOAL: • Etapas do Processo de Seleção: É o processo de escolha entre os candidatos recrutados, daqueles mais adequados aos cargos, àempresa, ao setor e à chefia. • Solicitação de Pessoal • Análise: Propostas de Emprego e Currículos • Triagem inicial: com base em um requisito essencial • Entrevista inicial: RH

  28. Avaliação de Conhecimento: gerais e específicos • Avaliação Psicológica: projetiva e psicométrica • Aplicação de Testes Situacionais: de simulação • Referências • Entrevista Final: Requisitante • Exames Médicos

  29. SELEÇÃO Objetivos • Escolher e hierarquizar candidatos mais qualificados para o cargo • Prever o sucesso futuro num cargo. Diagnóstico /Prognóstico: • Adequação da pessoa ao cargo • Eficiência da pessoa no cargo

  30. Campo de análise da Seleção: • Exigências do Cargo - são as características que o cargo exige do profissional em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes para o bom desempenho das funções. • Características do candidato - é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que cada candidato possui para desempenhar as suas tarefas.

  31. LEVANTAMENTO PROFISSIOGRÁFICO: É um levantamento dos conhecimentos e dos atributos físicos, mentais e psicológicos necessários para o desempenho satisfatório do cargo pelo ocupante.

  32. Rotatividade de Pessoal Desvantagens da Alta Rotatividade: • Custos de demissão • Perda de produção • Perda de Know-How • Custos de seleção e de treinamento dos novos funcionários • Insegurança nos funcionários • Perda de imagem junto ao mercado de trabalho.  Desvantagens da Não Rotatividade  Vantagens da Baixa Rotatividade:

  33. Causas Internas: Baixos Salários Falta de Benefícios Falta de segurança de emprego Falta de oportunidades de desenvolvimento ou de crescimento profissional Relacionamento com a chefia imediata Localização da empresa Ambiente de trabalho

  34. Causas Externas: Entrevista de Desligamento Conjuntura econômica; Instalação de novas empresas; Expansão ou redução dos negócios; Outras oportunidades de emprego.

  35. ENTREVISTA DE SELEÇÃO: ETAPAS: Histórico Profissional. Histórico Escolar. Histórico Familiar. Histórico Social.

  36. ASPECTOS OBSERVADOS: trailer do Diabo veste Prada • Aparência. • Rapidez de Compreensão. • Facilidade de Expressão • Maneirismos Desagradáveis • Nível Cultural • Interesse

  37. PROCESSO DE SELEÇÃO ENTRADA PROCESSAMENTO SAÍDA • Aplicação das técnicas de Seleção • Entrevistas • Testes de Conhecimento • Testes Psicológicos • Testes de Personalidade • Técnicas de Simulação Candidatos encaminhados pelo recrutamento Candidatos selecionados encaminhados pelo gerente

  38. ATÉ A PRÓXIMA AULA!

More Related