1 / 22

AULA TÉCNICA 56 2008

AULA TÉCNICA 56 2008. INSTRUTOR: SCOPINO. AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA. TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 09 – CATALISADOR II. ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC. DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

kiri
Download Presentation

AULA TÉCNICA 56 2008

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. AULA TÉCNICA 56 2008 INSTRUTOR: SCOPINO

  2. AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE:ANÁLISE DE GASES PARTE 09 – CATALISADOR II SCOPINO TREINAMENTOS

  3. ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

  4. INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

  5. JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC,A AULA SOBRE AULA 08 – CATALISADOR Nesta aula veremos: ANÁLISE DE GASES AULA 9 – CATALISADOR II

  6. PROGRAMAÇÃO • INTRODUÇÃO • QUEIMA DA MISTURA • DETALHES DOS GASES • COMO MEDIR • EQUIPAMENTOS DE TESTES • SISTEMAS DE CONTROLE • CATALISADOR • VÁLVULA EGR • CANISTER E BLOW BY • LEGISLAÇÃO

  7. O MEIO AMBIENTE

  8. CATALISADOR Um catalisador de três vias opera num circuito fechado que inclui uma catálise redutora, uma catálise oxidante e um sensor de oxigênio (sonda lambda) para regular a entrada de ar/combustível no motor: o catalisador pode, ao mesmo tempo, oxidar o monóxido de carbono, CO, e os hidrocarbonetos (HC) a dióxido de carbono, e água, enquanto reduz os óxidos de azoto, a azoto (N2).

  9. ESTÁGIOS

  10. ESTÁGIOS A catálise redutora é o primeiro estágio do conversor catalítico constituído por 2 rolimãs: usa a platina e o ródio para reduzir as emissões de NO. Quando moléculas de NO ou de NO2 entram em contato com o catalisador, este quebra as ligações dos átomos de azoto nas moléculas, absorvendo-os na sua superfície e deixando livre os átomos de oxigênio para formarem O2.

  11. ALTA TEMPERATURA

  12. EXEMPLO A catálise oxidante é o segundo estágio do conversor catalítico: oxida os hidrocarbonetos que não sofreram combustão e o monóxido de carbono através da passagem num leito catalisador de platina e paládio. Por exemplo: 2 CO + O2 --» 2 CO2

  13. ESCUDO METÁLICO

  14. CATALISADOR

  15. TERCEIRO ESTÁGIO É um sistema de controle que monitora os gases de saída e usa a informação para controlar o sistema de injeção de combustível: um sensor de oxigênio montado no coletor de escape entre o motor e o conversor indica ao motor qual a quantidade de oxigênio, através da relação ar/combustível, que vai permitir trabalhar numa relação próxima da relação estequiométrica.

  16. OXIDAÇÕES

  17. A CONTAMINAÇÃO A Contaminação de um Conversor Catalítico acontece quando este é exposto a emissões com substâncias contaminantes que cobrem as superfícies de trabalho, não permitindo o contato e tratamento dos gases de escape. Um dos contaminantes mais comuns é o chumbo(Pb), devido a isso os veículos equipados com Conversores Catalíticos apenas usam gasolina sem chumbo.

  18. COMBUSTÍVEL O combustível contém pequenas quantidades de enxofre(S) que limita a capacidade de armazenamento de oxigênio do conversor de três vias, logo diminui a capacidade de reduzir a toxicidade dos gases de escape, embora novos parâmetros de qualidade exigidos. O excesso de combustível ou não queimado derrete a cerâmica com combustões instantâneas.

  19. BOMBA DE AR

  20. PERGUNTA COMO ARGUMENTAR PARA CONVENCER UM CLIENTE A TROCAR UM CATALISADOR DEFEITUOSO ?

  21. RESPOSTA • QUESTÃO CONSCIÊNCIA AMBIENTAL • LEGISLAÇÃO (BLITS OU INSPEÇÃO VEICULAR) • ORIGINALIDADE DO VEÍCULO • CONTRAPRESSÃO DO MOTOR

  22. OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA:AULA 58ELÉTRICA E ELETRÔNICAANÁLISE DE GASESPARTE 10Instrutor Scopino

More Related