1 / 63

ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL “PEDRITA”

ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL “PEDRITA”. PORTFÓLIO VIRTUAL GRUPO 4 TARDE. PROJETO: “NOSSA IDENTIDADE DA CABEÇA AOS PÉS.” PROFESSORA: AUDREY ROSE. NOSSO GRUPO. CADA UM. MANUELA ALVES. LUISA. ENZO WEBER. MARIA FERNANDA. ENZO NEIVA. MANUELA BORGES. ANNA CAROLINA. ISIS. ISABELA. GABRIEL.

maleah
Download Presentation

ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL “PEDRITA”

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL “PEDRITA” PORTFÓLIO VIRTUALGRUPO 4 TARDE PROJETO: “NOSSA IDENTIDADE DA CABEÇA AOS PÉS.” PROFESSORA: AUDREY ROSE

  2. NOSSO GRUPO

  3. CADA UM MANUELA ALVES LUISA ENZO WEBER MARIA FERNANDA ENZO NEIVA MANUELA BORGES ANNA CAROLINA ISIS ISABELA GABRIEL

  4. Ao retornar às aulas as crianças do G4 também passam por um processo de adaptação, afinal de contas muitas mudanças ocorrem quando passam para outro grupo. Até mesmo acostumar-se com a nova sala é um desafio, pois, por vezes, ao chegarem à escola, acabam direcionando-se à sala anterior. Por isso vamos organizando nosso espaço e despertando neles o sentimento de pertença ao grupo 4. Nos momentos de rotina, apesar de alguns procedimentos serem parecidos ou até os mesmos que no G3, as crianças do G4 exercem mais sua autonomia ao retirarem e guardarem seus pertences, trocar ou vestir roupas, realizar higiene, servir-se na hora do lanche, etc.

  5. PREPARANDO NOSSA SALA Nos primeiro dias de aula as crianças do G4 começaram a preparar a sala para que assim fossem aos poucos apropriando-se do novo grupo e espaço. Sentindo-se realmente pertencentes ao Grupo 4!

  6. NOSSA ROTINA

  7. HORA DE BRINCAR Brincar é uma delícia! Através da brincadeira a criança aprende a se relacionar, compartilhar e cooperar. Brincar proporciona a realização de descobertas e estimula a criatividade!

  8. NOSSA ESCOLA Fotografamos os espaços da escola e depois fizemos intervenções nas imagens impressas em folhas. Por fim construímos os nomes do espaço utilizando letras móveis. Foi um momento de aprendizagem e muita descontração, nos divertimos muito com as intervenções!

  9. DESCOBERTAS SOBRE O CARNAVAL Através de pesquisas descobrimos que o carnaval veio da Europa e hoje existem diferentes manifestações. Registramos cada uma em um cartaz coletivo! Confeccionamos máscaras para brincar de carnaval

  10. TRABALHO COM OS NOMESTRILHA DOS NOMES BRINCAMOS DE TRILHA DO NOME COM OBJETIVO DE IDENTIFICAR OS NOMES DOS AMIGOS DO GRUPO.

  11. UM POUQUINHO SOBRE O NOSSO GRUPO Demos início a mais uma fase escolar das crianças, o ano inicia e algumas coisas mudam. Agora todos fazem parte do grupo 4 tarde. Fomos para uma nova sala, alguns aspectos da rotina são diferentes e agora exigimos mais autonomia das crianças, claro que de acordo com suas possibilidades. Recebemos duas amigas em nosso grupo, a Maria Fernanda e a Isis. Desde o início todos mostraram-se contentes por estarem no grupo 4, e é um momento ótimo para trabalharmos a autonomia e amadurecimento das crianças, afinal eles são os mais “velhos” da escola e exemplo para os menores. E as crianças adoram serem colocadas nesta posição. Todos gostam muito de brincar no parque e dos jogos propostos por mim como: queimada, alerta, pega-pega, etc. Este grupinho é bem agitado e falante, tenho feito interferências para que fiquem atentos e aproveitem de maneira significativa as atividades propostas. Durante as brincadeiras preciso interferir constantemente, pois apresentam dificuldades em esperar a vez de participar, emprestar brinquedos, realizar trabalhos em grupo e negociar situações como: qual brincadeira vamos brincar agora? Nesse grupo muitos conflitos são gerados por provocações. Tenho trabalhado muito a virtude do respeito com as crianças, utilizando como recurso historinhas, rodas de conversa e vivências. Vamos dar continuidade a este trabalho e tenho certeza que teremos bons resultados! Vamos preparar estes pequenos para que consigam enfrentar os novos desafios que encontrarão pela frente com confiança e determinação.

  12. NOSSO PROJETO “Nossa Identidade da cabeça aos pés” O objetivo deste projeto é levar as crianças a se apropriarem progressivamente da imagem global de seu corpo, bem como iniciar um trabalho de autoconhecimento e investigação da própria história. Para isso vamos promover que conheçam e identifiquem segmentos e elementos do corpo, que desenvolvam atitudes de interesse e cuidados com o próprio corpo, que conheçam sua origem e que cada uma busque conhecer melhor suas características pessoais. O projeto espera levar as crianças à descoberta das maravilhosas capacidades humanas através de abordagens que permitem uma viagem por todas as áreas de conhecimento. Trabalhando a identidade – desde o nome às impressões digitais – investigando a origem da vida, conhecendo o corpo humano, as crianças irão aprender mais sobre si, sobre o outro e o mundo em que vivem, valorizando a preservação da saúde, da vida e do meio em que vivem.

  13. Vejam como estamos desenvolvendo nosso projeto!

  14. COMO TUDO COMEÇO FIZEMOS UMA RODA DE CONVERSA A FIM DE LEVANTAR QUESTÕES SOBRE AS FUNÇOES DO CORPO E AS PARTES QUE O COMPÕE. CADA UM PODE COLABORAR COM SUAS IDEIAS E PENSAMENTOS COM RELAÇÃO AO ASSUNTO ABORDADO! Vivenciamos a possibilidade de diferentes pontos de apoio do nosso corpo. (joelho, cotovelo, cabeça, pés e mãos).

  15. NOSSO PROJETODESENHANDO A SILHUETA Desenhamos a silhueta do corpo com o objetivo de que as crianças reconheçam as partes que compõe nosso corpo e possibilite discussões e pesquisas sobre suas funções.

  16. NOSSO PROJETOCOMPLETANDO NOSSA SILHUETA Continuamos nosso trabalho com as silhuetas. Desta vez falando sobre as diferenças dos nossos cabelos. Usando lã cada um fez seu cabelo observando suas próprias características .

  17. NOSSO PROJETOHORA DO CONTO – “UM SORRISO CHAMADO LUIZ” Após ouvir a história “Um Sorriso Chamado Luiz” as crianças precisaram identificar seu sorriso para completar o rosto da sua silhueta

  18. NOSSO PROJETO“UM SORRISO CHAMADO LUIZ” Retomamos a história “Um sorriso chamado Luiz”. E levantamos hipóteses sobre as funções da boca! Em seguida cada um registrou em um cartaz coletivo algo que é possível fazer com a boca. Realizamos a escrita das palavras através do levantamento de hipóteses sobre a escrita de maneira coletiva.

  19. NOSSO PROJETOPINTURA REFLETIDA Percebendo as estruturas do rosto: Observando o seu rosto no papel laminado as crianças desenharam a si próprios de acordo com suas possibilidades. Todos se divertiram muito com os desenhos.

  20. NOSSO PROJETODESENHO NO ESPELHO Mais uma vez explorando as estruturas do rosto. Agora, desenhando no espelho. Foi uma experiência muito legal, as crianças estavam super envolvidas durante a atividade!

  21. NOSSO PROJETOCONSTRUINDO O CORPO COM MASSA DE BISCOITO Trabalhamos a princípio a escrita coletiva da receita do biscoito. Durante a atividade as crianças fizeram a leitura da receita e identificaram os ingredientes pela embalagem. Todos colaboraram com o preparo da massa. Usamos a massa para construir um corpo segundo suas perspectivas.

  22. NOSSO PROJETODESCOBERTAS SOBRE O CORPO Registramos nosso conhecimento sobre as partes do corpo e descobrimos as diferenças e semelhanças entre os meninos e as meninas!

  23. NOSSO PROJETOO QUE TEMOS DENTRO DO CORPO? Levantamos hipóteses sobre o que tem dentro do corpo e as crianças registraram num cartaz coletivo. Depois observamos algumas partes de dentro do nosso corpo. (coração, crânio, músculos e veias)

  24. NOSSO PROJETOPALAVRAS CRUZADAS Exploramos a construção da escrita dos nomes das partes do corpo em um jogo muito divertido: Palavras cruzadas!

  25. NOSSO PROJETOCARA MALUCA Exploramos a estrutura do rosto e as possíveis expressões faciais através do jogo confeccionado pelo grupo!

  26. NOSSO PROJETOHora do conto: Pe-legrino e Pe-trônio Após a leitura do livro brincamos de fazer pegadas na areia e comparar o tamanho dos nossos pés. Por fim desenhamos o “Pe-legrino e o Pe-trônio em nossos pés!

  27. NOSSO PROJETOÓRGÃOS DOS SENTIDOS Fizemos uma roda de conversa para falar sobre os órgãos dos sentidos e confeccionamos um cartaz coletivo para registar nossas descobertas.

  28. NOSSO PROJETOÓRGÃOS DOS SENTIDOS REALIZAMOS VIVÊNCIAS COM OBJETIVO DE SENSIBILIZAR AS CRIANÇAS PARA QUE PERCEBAM OS SENTIDOS E COMO FAZEMOS USO DELE COTIDIANAMENTE!

  29. ARTES Nas aulas de artes realizamos atividades que visam desenvolver o hábito de observação, a imaginação e a criatividade. Além de despertar o interesse pela arte e aprimorar movimentos motores refinados!

  30. EDUCAÇÃO FÍSICA Durante as aulas de Educação Física realizamos atividades com objetivo de aprimorar movimentos motores amplo, força, velocidade e equilíbrio. Também é objetivo despertar uma postura cooperativa e promover a interação entre as crianças do grupo 3 e 4.

  31. COMPARTILHANDO BRINQUEDOS É durante a brincadeira que a criança aprende a se relacionar, se diverte e aprende a resolver conflitos. Brincar com jogos desperta posturas de cooperação, percepção de regras, proporciona a organização e autonomia para o trabalho em equipe.

  32. PÁSCOA Decoramos orelhinhas de coelho para celebrarmos a páscoa! Aprendemos que a páscoa é momento de lembrarmos de Jesus e fizemos um propósito de sermos generosos como ele foi. Fizemos biscoito de coelho e presentearmos nosso amigo! Também assumimos uma postura generosa presenteando o amigo com ovo de galinha decorado, para celebrarmos a vida, assim como era feito na páscoa antigamente!

  33. PÁSCOA GINÁSTICA HISTORIADA VISITA À FABRICA DE CHOCOLATE! TEATRO: A LENDA DO COELHO DA PÁSCOA! CAÇA AOS OVOS

  34. Valorizando alimentação saudável

  35. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVELVisita ao mercado DURANTE NOSSO PASSEIO AO MERCADO PARA COMPRAR OS INGREDIENTES DA NOSSA RECEITA VIMOS MUITOS ALIMENTOS SAUDÁVEIS! ALGUNS ALIMENTOS FORAM NOVIDADE PARA AS CRIANÇAS COMO A BATATA-DOCE, CHUCHU E RABANETE. NESTA VISITA PUDEMOS CONVERSAR TAMBÉM SOBRE QUAIS ALIMENTOS SÃO MAIS UTILIZADOS PELO ÍNDIOS.

  36. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ALIMENTOS INDÍGENAS DENTRO DE CADA BEXIGA HAVIA UMA FIGURA DE UM ALIMENTO INDÍGENA. AO ESTOURAR A BEXIGA CADA CRIANÇA TEVE QUE IDENIFICAR A FIGURA E ESCREVER NO CHÃO DA QUADRA COM GIZ, SEGUNDO SUAS POSSIBILIDADES. EM SEGUIDA FIZ AS DEVIDAS INTERVENÇÕES DE ACORDO COM NECESSIDADE DE CADA CRIANÇA.

  37. Nossa identidade e a identidade indígena Durante o mês de Abril o G4 realizou pesquisas e descobertas sobre a cultura indígena. Nosso objetivo foi levar as crianças a perceberem diferentes culturas e valores que preservam a comunidade indígena. Além disto aprenderem a respeitar as diferenças e comparara-las com nosso modo de vida. Depois de tantas descobertas as crianças da Escola Pedrita tiveram a oportunidade de vivenciar alguns costumes e rituais indígenas no dia da “vivência indígena”. Foi um dia muito divertido e rico em aprendizagem!

  38. Identidade IndígenaBRINCADEIRAS INDÍGENAS Nos divertimos muito brincando de algumas brincadeiras indígenas como: cabo de guerra, gavião e os pintinhos e passeio de canoa. Aproveitamos para comparar tais brincadeiras com as que já conhecemos e costumamos brincar. Percebemos que todas tem regras e são muito divertidas!

  39. Identidade indígenaPREPARAÇÃO PARA A VIVÊNCIA INDÍGENA CONFECÇÃO DO COLAR INDÍGENA COM FOLHAS ENCONTRADAS NO CHÃO DO PARQUE. O G4 BUSCOU FOLHAS E BAMBU PARA A CONSTRUÇÃO DA OCA. CONFECÇÃO DA CUMBUCA!

  40. Vivenciando a cultura indígena Hora de ascender a fogueira! Preparando o peixe para assar na fogueira! Caça à onça! DEGUSTAÇÃO DOS ALIMENTOS – E COMO SÃO SAUDÁVEIS!

  41. Alimentação SaudávelCultura Indígena – Nossa CulturaPapel da mãe Retomamos o olhar sobre a alimentação em nossas famílias e, aproveitando a proximidade do dia das mães e a importância que ela tem no cuidado com a alimentação fizemos um cartaz coletivo onde escrevemos o nome de cada mamãe do grupo e seu alimento favorito. Trabalhamos a linguagem escrita levantando hipóteses sobre a escrita coletivamente. PREPARAMOS O PRESENTE DA MAMÃE COM MUITO CARINHO! FALAMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MAMÃE NA FAMÍLIA! Comparamos o papel da mãe indígena e nossa mãe!

  42. SAÚDE = Alimentação saudável + Boa higiene bucal O G4 aprendeu a escovar os dentes da maneira correta e como utilizar o fio dental para uma melhor limpeza dos dentinhos. Também ressaltamos a importância de escovar os dentes diariamente após as refeições e antes de dormir.

  43. Festa Junina – Tempo de conhecer outras culturasA Identidade Gaúcha

  44. Nosso Poema VINDA LÁ DE PORTUGAL VEJAM SÓ QUE ALEGRIA VAMOS FAZER UMA DANÇA LÁ DE SANTA CATARINA. SEGURANDO LONGAS FITAS E FAZENDO UM MOVIMENTO PASSAM POR CIMA E POR BAIXO QUE BELEZA DE MOMENTO DANÇAM GURIS, DANÇAM GURIAS GIRANDO EM GRAÇA E HARMONIA FAZENDO LINDOS TRANÇADOS COMO É GRANDE NOSSA ALEGRIA UMA DANÇA COLORIDA QUE PRECISA ORGANIZAÇÃO DANÇA DAQUI, DANÇA DE LÁ  MAIS PARECE UM PIÃO. PRA FICAR MAIS BONITO UMA REVERÊNCIA VAMOS FAZER É UM JEITO SIMPLES MAIS LINDO DE AGRADECER.

  45. Vivenciando e Registrando Nosso amigo Gabriel trouxe chimarrão para o grupo 4 conhecer e experimentar! ÁPÓS A PESQUISA O G4 REALIZOU O REGISTRO LEVANTANDO HIPÓTESES COLETIVAMENTE DA ESCRITA DAS PALAVRAS TENDO ALGUMAS DAS CRIANÇAS COMO ESCRIBA.

  46. Vivenciando a identidade gaúcha! ATRAVÉS DO FAZ-DE- CONTA AS CRIANÇAS PUDERAM VIVENCIAR UM PQUINHO DA CULTURA GAÚCHA .

  47. CUIDADOS COM O CORPO! INICIEI COM O G4, DENTRO DA PROPOSTA DO PROJETO, O TRABALHO DE RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS COM O CORPO. BRINCAMOS DE MÉDICO E EXAMINEI TODOS DO GRUPO, PESAMOS E MEDIMOS A ALTURA DE CADA CRIANÇA. PUDEMOS DURANTE ESTA BRINCADEIRA TRABALHAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS DE PESOS, MEDIDAS E NUMERAIS.

  48. Um coração que bate sem parar! NOSSA AMIGUINHA MARINA DO GRUPO 4 – MANHÃ TROUXE UM ESTETOSCÓPIO DE VERDADE PARA OUVIRMOS O CORAÇÃO. FOI UMA EXPERIÊNCIA MUITO LEGAL E SIGNIFICATIVA PARA AS CRIANÇAS!

  49. Cuidados com o corpo! LEVANDO EM CONTA A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS PARA SAÚDE DO CORPO E APROVEITANDO O MOMENTO DA COPA DO MUNDO NO BRASIL, NÓS ORGAZIMAMOS DOIS TIMES DE FUTEBOL. O GRUPO FOI DIVIDIDO EM DOIS TIMES E AS CRIANÇAS ELEGERAM ALGUNS NOMES PARA OS TIMES. PEDIMOS QUE OS OUTROS GRUPOS DA ESCOLA VOTASSEM PARA ELEGER UM NOME PARA CADA TIME. PREPARAMOS ENTÃO O UNIFORME DO TIME, ONDE CADA UM ESCREVEU SEU NOME E NÚMERO NA CAMISETA. APÓS BRINCAR DE MÉDICO E VERIFICAR A SAÚDE DOS JOGADORES, INICIAMOS NOSSO CAMPEONATO. FORAM TRÊS JOGOS ONDE REGISTRAMOS O PLACAR E AO FINAL DESTES JOGOS CONFERIMOS O RESULTADOS PARA SABER QUAL FOI TIME CAMPEÃO. APESAR DESTA BRINCADEIRA PROMOVER A COMPETIÇÃO PROCUREI DESPERTAR NAS CRIANÇAS O ESÍRITO ESPORTIVO E O RESPEITO AO TIME ADVERSÁRIO ONDE CADA UM PARABENIZOU O OUTRO POR SEU EMPENHO E PARTICIPAÇÃO, NÃO POR TER GANHADO O CAMPEONATO!

  50. Volta às aulas Ao voltar as aulas medimos a altura e pesamos todas as crianças do G4. Depois comparamos com os registros feitos antes das férias para notarmos o quanto cada um cresceu e se ganhou ou perdeu peso. Esta atividade levou as crianças a realizarem calculo mental para chegar ao resultado da comparação, bem como identificar e conhecer instrumentos de medida para peso e altura.

More Related