1 / 23

AULA TÉCNICA 15 2006

AULA TÉCNICA 15 2006. INSTRUTOR: SCOPINO. INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MP 9.0. INTRODUÇÃO AULA 1/3. ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC. TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

beate
Download Presentation

AULA TÉCNICA 15 2006

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. AULA TÉCNICA 15 2006 INSTRUTOR: SCOPINO

  2. INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MP 9.0 INTRODUÇÃO AULA 1/3 SCOPINO TREINAMENTOS

  3. ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

  4. Já tivemos aula sobre vários sistemas de injeção eletrônica monoponto e multiponto. Agora veremos: Injeção Eletrônica Multiponto MP 6.0 BOSCH

  5. VEÍCULO E DETALHES

  6. APLICAÇÃO • LINHA VW GOL COM MOTOR 1.0 8 VÁLVULAS DE 1997 À 2003 KOMBI COM MOTOR 1.6 DE 1999 À 2005

  7. INTRODUÇÃO O SISTEMA MP 6.0 FOI DESENVOLVIDO PELA BOSCH, PARA ATENDER VEÍCULOS DA VW COM SISTEMA MULTIPONTO, E QUE ATENDA AS ESPECIFICAÇÕES DE POLUENTES DO CONAMA FASE III. SUA UTILIZAÇÃO FOI INICIADA APÓS O TÉRMINO DA AUTOLATINA.

  8. ESTE SISTEMA TEM CONTROLE DIGITAL DA INJEÇÃO SEQUÊNCIAL DO COMBUSTÍVEL E CONTROLE DE AVANÇO DOS CILINDROS. UTILIZA DISTRIBUIDOR DE IGNIÇÃO. O CONTROLE DOS POLUENTES É EM MALHA FECHADA COM SONDA LAMBDA E CATALISADOR. POSSUI 04 INJETORES DE COMBUSTÍVEL. HÁ O SISTEMA MOVIDO A ÁLCOOL E A GASOLINA.

  9. ECU LOCALIZAÇÃO DA ECU

  10. DICA TÉCNICA - LOCALIZAÇÃO NO GOL TEMOS A ECU E OS RELÉS PRÓXIMOS AO PORTA LUVAS E O CONECTOR DE DIAGNOSE JUNTO À CENTRAL DE FUSÍVEIS. NA KOMBI, TEMOS O RELÉ JUNTO À CENTRAL DE FUSÍVEIS E O CONECTOR E A ECU PRÓXIMOS À BATEIRA.

  11. CONECTOR DA ECU 16 8 9 1

  12. A ECU O CÉREBRO DO SISTEMA É DIGITAL, NÃO TEM A LÂMPADA DE DIAGNÓSTICO COMO UM DE SEUS ATUADORES, TEM COMUNICAÇÃO COM SCANNER MAS NÃO PERMITE ACESSO VIA CÓDIGO DE PISCADAS. SÃO 45 PINOS EM SEU CONECTOR, SENDO DE 1 A 23, E DE 24 A 45.

  13. RESET DE PARÂMETROS UMA DICA EM ESPECIAL, É NA MANUTENÇÃO DO VEÍCULO (CHECK-UP DE INJEÇÃO – TROCA DE CORREIA – TROCA DE BATERIA) SE FAZ NECESSÁRIO O RESET DO PARÂMETROS AUTOADAPTATIVOS DA ECU, ATRAVÉS DO SCANNER PARA ADEQUAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DO MOTOR. CÓDIGO MOTOR: 098

  14. A IGNIÇÃO O SISTEMA DE IGNIÇÃO É CONJUGADO, OU SEJA, A ECU FAZ O MAPEAMENTO DA INJEÇÃO ELETRÔNICA E DA IGNIÇÃO TAMBÉM. A IGNIÇÃO É MAPEADA DINÂMICA, OU SEJA POSSUI DISTRIBUIDOR E REGULAGEM INICIAL DO PONTO DE IGNIÇÃO. ATENÇÃO AO SHORTING PLUG.

  15. TESTE DE ALIMENTAÇÃO ECU : ATERRAMENTO= 01 POSITIVO= 21 POSITIVO PÓS CHAVE= 23 OBS. AS ECU´s POSSUEM APLICAÇÃO DIFERENTES DE MODELO PARA MODELO. NÃO CONFUNDIR COM 1AVS OU 1AVB.

  16. PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL O SISTEMA FICA PRESSURIZADO, MESMO APÓS O MOTOR ESTAR DESLIGADO. ANTES DE QUALQUER TESTE, DESLIGUE O CONECTOR ELÉTRICO OU RETIRE O FUSÍVEL DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL E LIGUE O MOTOR, ATÉ QUE PÁRE DE FUNCIONAR DEMONSTRANDO QUE O SISTEMA ESTÁ DESPRESSURIZADO.

  17. A PRESSÃO E A VAZÃO COM O MANÔMETRO NA LINHA DE COMBUSTÍVEL, O RELÓGIO DEVE INDICAR PRESSÃO DE 2,4 A 2,6 BAR EM MARCHA LENTA E DE 3 BAR NAS ACELERAÇÕES. TESTANDO A PRESSÃO MÁXIMA DA BOMBA DEVEMOS ENCONTRAR PRESSÃO ACIMA DE 5 BAR. A VAZÃO EM 30 SEGUNDOS, MEDIDA NA LINHA DE RETORNO, DEVE SER MAIOR QUE 700 ml.

  18. CUIDADO ESPECIAL NA KOMBI, CUIDADO AO DESCONECTAR O CABO MASSA DA BATERIA À LATARIA, E POR ESQUECIMENTO, DAR PARTIDA NO MOTOR. COMO A ECU ESTÁ LIGADA AO MOTOR E À LATARIA, OCORRERÁ A QUEIMA DA ECU, JÁ QUE NÃO HAVERÁ ATERRAMENTO SUFICIENTE.

  19. PERGUNTA COMO É FEITA A REGULAGEM DO PONTO DE IGNIÇÃO DESTE SISTEMA ?

  20. RESPOSTA SEGUIR O PROCEDIMENTO: • AQUECER O MOTOR • RETIRAR O SHORTING PLUG • NOTAR A ALTERAÇÃO NA ROTAÇÃO DO MOTOR • REGULAR O PONTO COM 7,5 -KOMBI OU 9 - GOL • REINSTALAR O SHORTING PLUG COM O MOTOR FUNCIONANDO

  21. SHORTING PLUG

  22. OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA:INJEÇÃO ELETRÔNICA 16MP 6.0 - SENSORES 2/3Instrutor Scopino

  23. E AGORA VAMOS AO VIVO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO

More Related