90 likes | 210 Views
DOR MUSCULAR. DOR MUSCULAR AGUDA. A dor sentida durante ou imediatamente após o exercício pode ser resultante do acúmulo de produtos metabólicos decorrentes do exercício. Essa dor ou desconforto geralmente levam alguns minutos ou horas após o exercício para desaparecer.
E N D
DOR MUSCULAR AGUDA • A dor sentida durante ou imediatamente após o exercício pode ser resultante do acúmulo de produtos metabólicos decorrentes do exercício. Essa dor ou desconforto geralmente levam alguns minutos ou horas após o exercício para desaparecer.
DOR MUSCULAR DE INÍCIO RETARDADO (DMIR) • A dor muscular sentida um ou dois dias depois após uma sessão exercícios não é totalmente compreendida,mas pesquisas realizadas nos últimos anos nos forneceram maiores informações sobre esse fenômeno. A DMIR é causada principalmente pela ação excêntrica e está associada a uma lesão muscular real.
METABOLISMOS E SISTEMAS ENERGÉTICOS BÁSICOS • Toda energia é originária do sol sob a forma de energia luminosa. Reações químicas nas plantas convertem a luz em energia química armazenada. De nossa parte ,obtemos energia consumindo plantas ou animais que as ingeriram. A energia é armazenada nos alimentos em forma de carboidratos, gorduras e proteínas.
Esses componentes alimentares básicos podem ser clivados no interior de nossas células para liberar energia armazenada.
CARBOIDRATOS • Os carboidratos fornecem uma grande quantidade energia para exercícios de curta e média duração e média à alta intensidade.
GORDURAS • As gorduras fornecem uma quantidade considerável de energia durante o exercício prolongado e menos intenso.
PROTEÍNAS • As proteínas também podem ser utilizadas como fonte energética,mas elas devem ser primeiramente convertidas em glicose. No caso de depleção energética severa ou inanição. O processo de através do qual as proteínas ou as gorduras são convertidas em glicose é denominado gliconeogênese.
O processo de conversão das proteínas em ácidos graxos livres é denominado lipogênese, para a energia celular. As proteínas fornecem de 5% a 10% da energia necessária para manter o exercício prolongado