1 / 28

PLANO DE SEGURANÇA INTERNO

PLANO DE SEGURANÇA INTERNO. Colégio Vasco da Gama. INCÊNDIO. O que deves fazer em caso de incêndio?. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=U3l_jQ56H9s. ALARME. . Manter a serenidade. . Não perder tempo com a salvaguarda de bens. . Acatar as orientações do professor.

chico
Download Presentation

PLANO DE SEGURANÇA INTERNO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PLANO DE SEGURANÇA INTERNO Colégio Vasco da Gama

  2. INCÊNDIO

  3. O que deves fazer em caso de incêndio? http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=U3l_jQ56H9s

  4. ALARME . Manter a serenidade. . Não perder tempo com a salvaguarda de bens.

  5. . Acatar as orientações do professor.

  6. . Seguir o guia de classe, pelos itinerários de evacuação; . Em silêncio; . De forma apressada, mas sem correr.

  7. Guias de Classe (Delegado de turma) • Após o sinal de evacuação, compete ao Delegado de Turma: • abrir de imediato a porta da sala; • conduzir os restantes alunos atrás de si, em fila indiana, pelos itinerários definidos no plano de evacuação, até aos locais de concentração exterior previsto neste plano.

  8. . Seguir os itinerários: . Abandonar o edifício; . Pelas saídas de emergência.

  9. . Descer as escadas encostados à parede; . Não voltar atrás!

  10. . Se encontrar fumo na deslocação: . Caminhar de gatas (junto ao chão o ar é mais fresco e o fumo menos denso)

  11. . Não voltar atrás para ir buscar quaisquer objetos; . Dirigir-se para ao local de concentração exterior.

  12. ITINERÁRIOS / VIAS DE EVACUAÇÃO . São percursos a efetuar, desde qualquer ponto do edifício até à saída de emergência respetiva: corredores, patamares e escadas.

  13. ITINERÁRIOS / VIAS DE EVACUAÇÃO . Os itinerários normaisa utilizar prioritariamente e que correspondem aos percursos habituais para aceder a qualquer local do edifício, estando, por isso, assinalados nas plantas existentes em cada piso.

  14. ITINERÁRIOS / VIAS DE EVACUAÇÃO . Os itinerários alternativos, quando possível, e que serão utilizados sempre que o itinerário normal se encontre obstruído.

  15. . Na maioria dos casos, há uma saída óbvia da sala de aula para o exterior. . No edifício 7 (3º ciclo): . No piso 2, as salas 17, 18, 22 e TIC saem pela escadaria principal; as salas 19, 20 e 21 saem pelas escadas interiores. . No piso 1, as salas 11, 12, 16 e laboratório de CFQ, bem como os gabinetes de Psicologia e Coordenação do 3º ciclo saem pela escadaria principal; as salas 13, 14 e 15 saem pelas escadas interiores.

  16. ITINERÁRIOS / VIAS DE EVACUAÇÃO . Encaminhar, de maneira rápida e segura, os ocupantes para o exterior, até um local seguro.

  17. Locais de Concentração Exteriores designados por pontos de encontro são . Locais amplos e seguros, situados no exterior dos edifícios escolares, para onde devem dirigir-se e permanecer os alunos, professores e funcionários, após saírem dos edifícios.

  18. . Não abandonar o local de concentração exterior sob qualquer pretexto e sem a devida autorização, até serem dadas instruções de regresso à normalidade.

  19. No caso da nossa escola correspondem: . PONTO A . PONTO B . PONTO C

  20. PONTO A - Se estiver: . No edifício 4 (nas instalações desportivas interiores - piscina, ginásio, balneários; no bar; na reprografia; . No edifício 6 (nas salas de EV, de EMRC e convívio dos rapazes do 3º ciclo).

  21. PONTO B – Se estiver: . No edifício 1 (Solar das Tílias, Auditório, Sala Multiusos, Salas 28, 29 e 30); . No edifício 2 (Salas 7, 8 e 9); . No edifício 7 (Salas 10 a 22, Laboratório de Ciências Físico-químicas, Gabinete de Psicologia, Gabinete da Coordenadora 3º Ciclo, Refeitório, Sala de Professores, Sala de convívio de meninas 3º ciclo).

  22. PONTO C – Se estiver: . No edifício 9 (sala de informática); . No edifício 10 (Escola de Equitação); . No edifício 11 (Quinta Pedagógica); . No edifício 13 (Casa do Ténis).

  23. Responsáveis: . Central de Incêndios – Ana Paula Loureiro; . Auditório – professores acompanhantes; . Edifício 2 (1º piso) – António Farinha; . Piscina – professores em aula; . Ginásio – José Machado; . Salas de EV, de EMRC, de convívio dos rapazes do 3º ciclo – Vitor Hugo Penalva; . Edifício 7 (2º piso) – José Manuel Cobrado; . Edifício 7 (1º piso) – Conceição Piedade; . Edifício 7 (R/C) – Teresa Fernandes; . Edifício 9 (sala de informática) – Gil Nabais; Atenção – os responsáveis devem nomear um substituto para quando está ausente!

  24. . Atenção: os alunos devem permanecer, sempre, junto do professor responsável, até ser declarado o fim da emergência ou serem entregues ao Dr. Inácio e polícia para serem entregues aos encarregados de educação. Fim da apresentação aos alunos

  25. Diretores de Turma - funções: • Transmitir aos alunos os comportamentos adequados a cada tipo de catástrofe; • Informar os alunos sobre o sistema convencionado de alerta em caso de emergência; • Instruir os alunos sobre os procedimentos corretos a adotar no cumprimento rigoroso do plano de evacuação; • Contribuir para disciplinar a utilização normal dos itinerários de evacuação; • Nomear o Delegado de Turma como Guia de Classe ou Chefe de Fila; • Providenciar para que o aluno delegado de turma ocupe uma carteira, na sala de aula, próxima da porta de saída; • No caso de existir, na turma, algum aluno portador de deficiência, designar um aluno da turma para o ajudar .

  26. Os Professores em atividade letiva, após o sinal de evacuação devem: • Manter a serenidade; • Controlar a saída dos alunos da sala, sendo o último a sair; • Prestar auxílio a qualquer aluno que se desoriente, fique atrasado ou magoado na deslocação; • Acompanhar os alunos, no final da fila, até ao local de concentração exterior; • Certificar-se da presença de todos os alunos à sua responsabilidade; • Manter os alunos nos locais de concentração, até serem dadas instruções de regresso à normalidade.

  27. Professores sem atividade letiva (presentes na sala de professores, sala de estudo, etc.), após o sinal de evacuação devem: • Desligar, se possível, o equipamento elétrico que estejam a utilizar; • Prestar, se necessário, auxílio na evacuação de outros elementos; • Dirigir-se para a saída de emergência estabelecida no Plano de Evacuação, juntando-se à restante população escolar nos locais de concentração previstos.

More Related