1 / 20

17 e 18 de novembro de 2011

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP. Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM. Programa de Pós-graduação em Química Conceito na Capes: 7 Início do Curso:

roz
Download Presentation

17 e 18 de novembro de 2011

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Química Conceito na Capes: 7 Início do Curso:  Mestrado: 1985  Doutorado: 1993 Apresentador(a): Prof. Robert Alan Burrow Centro de Ciências Naturais e Exatas 17 e 18 de novembro de 2011

  2. Pontos fortes do Programa •  O PPGQuímica já está no nível mais avançado na avaliação da CAPES. •  As áreas principais (Analítica, Inorgânica, Orgânica) estão estabelecidas com mestrado e doutorado. •  O programa recebeu forte investimento das agências de fomento. • Sistema de avaliação interna que valoriza produção (artigos e defesas) e, também a qualidade: o ranqueamento. • Recursos do programa estão disponíveis para todos os docentes permanentes. • Transparência de administração (veja nossa página: http://www.ufsm.br/ppgq/).

  3. Pontos fortes do Programa Art. 1º. A equação I, descrita a seguir, que estabelece o cálculo do Índice de Produtividade do Docente Permanente (IPO) será utilizado para mensurar a produtividade no PPGQ. Equação I: IPO = Quantidade + Defesas + Qualidade IPO= 3×(ΣPCAP) + 1× (ΣPCCO) + 3,5× {[(2×48ΣDr)/T1] + [(24×ΣMSc)/T2]} + 2,5× [(ΣPCAPi) ×(FiO/FiP)] IPO = Índice de Produtividade do Docente Permanente do PPGQ nos últimos 5 anos. PC = Produção Científica. AP = Autoria Principal (Número de Artigos indexados no ISI / JCR com a participação obrigatória de Discentes do PPGQ/UFSM, Capítulo de Livros e Patentes = 1,0 cada /n e Livros = 2,0 cada / n; onde n = número de autores principais). Co = Co-autoria (Número de Artigos indexados ao ISI / JCR + Capítulo de Livros, Livros e Patentes = 1,0 cada) até o total de AP. Dr = Número de Doutores formados no PPGQ /UFSM. T1 = Tempo Médio de Formação de Doutores do Docente Permanente Avaliado (meses). MSc = Número de Mestres formados no PPGQ / UFSM. T2 = Tempo Médio de Formação de Mestres do Docente Permanente Avaliado (meses). APi = Autoria Principal Inteira (Número de Artigos indexados ao ISI / JCR com a participação obrigatória de Discentes do PPGQ/UFSM, Cap. Livros, Patentes e Livros = 1,0 cada). FiO = Fator de Impacto Médio do Docente Permanente (Somatório do fator de impacto dos Artigos indexados ao ISI / JCR com a participação obrigatória de Discentes do PPGQ/UFSM dividido pelo somatório destes artigos). FiP = Fator de Impacto Médio do PPGQ (Fator de impacto médio de cada Docente Permanente nos últimos cinco anos (FiO) dividido pelo número de Docentes Permanentes do programa no momento da aplicação da Equação I).

  4. Pontos fortes do Programa

  5. Pontos fracos do Programa • O número de orientadores principais é pequeno para o nível do programa. • No último documento de área, o CA de Química da CAPES sinalizava 35 orientadores para programas 6 e 7. • http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/QUIMICA19jun10.pdf • Consequentemente, o PPGQuímica procurou ativamente novos orientadores: aumentou de 21 em 2009 a 31 docentes permanentes em 2011. • Nesse ano, o CA de Química instituiu uma regra nova somando os melhores fatores de impacto de 24 docentes permanentes como um quesito de excelência no triênio (2010-2012). • A área de Físico-Química está quase ausente. • O PPGQuímica está consolidando a área. (Já está presente como nova área do PPGQ). • Temos 4 docentes (3 permanentes) na área.

  6. Pontos fracos do Programa • A internacionalização do programa deve ser aprimorada. • Uma aluna da Colômbia não pode fazer a seleção, pois a prova é presencial em Santa Maria. • Espaço física está esgotado. • O aumento de novos docentes dentro do programa implica espaço para laboratórios visando acomodar os novos alunos. • Temos 154 alunos ativos e 63 prestando seleção em dezembro. • Falta sala de aula para aulas de pós-graduação. • O auditório com 50 lugares não é mais adequado para o número dos alunos.

  7. METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA

  8. METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE

  9. METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA Número de projetos de pesquisa

  10. METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL Trabalhos completos em periódicos

  11. METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL Porcentagem Artigos com Discente

  12. METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO

  13. METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO

  14. EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS

  15. EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA • “Os alunos ressaltaram como um dos aspectos positivos do programa a qualidade dos trabalhos desenvolvidos e publicados pelos grupos de pesquisa... e a qualidade dos profissionais formados pelo PPGQ” •  “...[D]estacaram a qualidade dos profissionais formados pelo PPGQ, o que pode ser comprovado pelo grande número de aprovações de egressos do programa em concursos públicos.” • “...[F]oram destacados as oportunidades e os incentivos para intercâmbios no exterior, os projetos de cooperação com grupos de pesquisa de outras instituições brasileiras e do exterior, o número de projetos aprovados e a qualidade do corpo docente.”

  16. EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA • “Os alunos apontaram como aspectos negativos e ou problemas do PPGQ a falta de interdisciplinaridade entre os grupos das diferentes áreas.” • “Destacaram problemas relacionados à infra-estrutura disponível e a grande demanda de alunos, ou seja, número de salas aulas inadequadas para as disciplinas da pós-graduação.” • “Salientaram preocupação quanto a localização inapropriada de alguns laboratórios de pesquisa que encontram-se instalados juntamente com salas de aulas dos cursos de graduação, podendo trazer riscos devido ao grande fluxo de alunos.” • “Outro aspecto negativo do programa e que foi destacado pelos alunos é a falta de envolvimento, comunicação e participação dos alunos em assuntos que dizem respeito ao PPGQ.”

  17. METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA

  18. METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL

  19. CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS PRINCIPAIS METAS

  20. OBRIGADO PELA ATENÇÃO Obrigado a PRPGP Prof. HelioHey Prof. Carlos Ceretta

More Related