1 / 18

PROAB 2012.1 DIREITO TRIBUTÁRIO PROFESSOR: CLAUDIO CARNEIRO Aula 12

PROAB 2012.1 DIREITO TRIBUTÁRIO PROFESSOR: CLAUDIO CARNEIRO Aula 12. EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO – Parte I. 01 - Sobre o instituto da COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA, marque a alternativa correta: a) taxas, contribuições de melhoria e empréstimos compulsórios são tributos de competência comum;

woodrow
Download Presentation

PROAB 2012.1 DIREITO TRIBUTÁRIO PROFESSOR: CLAUDIO CARNEIRO Aula 12

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PROAB 2012.1 DIREITO TRIBUTÁRIO PROFESSOR: CLAUDIO CARNEIRO Aula 12

  2. EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO – Parte I

  3. 01 - Sobre o instituto da COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA, marque a alternativa correta: a) taxas, contribuições de melhoria e empréstimos compulsórios são tributos de competência comum; b) cabe aos Municípios, Estados e Distrito Federal instituírem Contribuições de Iluminação Pública; c) tanto os Estados Membros como os Municípios podem tributar com impostos a prestação de serviço; d) a competência tributária para instituir a CIDE dos Combustíveis é da União, dos Estados e do Distrito Federal, mas não dos Municípios.

  4. 02 – Segundo a atual jurisprudência do STJ, assinale a alternativa incorreta: a) A Fazenda Pública pode substituir a certidão de dívida ativa (CDA) até a prolação da sentença de embargos, quando se tratar de correção de erromaterial ou formal, vedada a modificação do sujeito passivo da execução. b) A exceção de pré-executividade é admissível na execução fiscal relativamente às matérias conhecíveis de ofício que não demandem dilação probatória.

  5. c) o contribuinte de IPTU é notificado do lançamento pelo recebimento do carnê ao seu endereço. d) cabe à legislação municipal estabelecer o sujeito passivo do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

  6. 03 -Em relação às medidas provisórias em matéria tributária marque a afirmativa correta: a) Segundo a Constituição Federal de 1988 é vedado o uso de medidas provisórias para instituir ou majorar impostos por violar o princípio da legalidade tributária; b) Medida provisória que implique instituição ou majoração de impostos, como regra, só produzirá efeitos no exercício financeiro seguinte se houver sido convertida em lei até o último dia daquele em que foi editada. c) É vedado o uso de medida provisória para instituir empréstimos compulsórios, imposto sobre grande fortuna e imposto de importação, por serem tributos reservados à lei complementar.

  7. d) O STF pacificou o entendimento de que medida provisória tem força de lei, por isso, se admite em qualquer hipótese o seu uso em matéria tributária para instituir ou majorar os tributos previstos na Constituição Federal. e) Medida provisória não poderá instituir ou majorar o imposto de importação, exportação, IPI e IOF por serem tributos extrafiscais.

  8. 04 – Segundo o atual entendimento do STJ, assinale a afirmativa incorreta: a) É legítima a cobrança da tarifa de água, fixada de acordo com as categorias de usuários e as faixas de consumo. b) Em execução fiscal, a prescrição ocorrida antes da propositura da ação pode ser decretada de ofício. c) A ação de repetição de indébito de tarifas de água e esgoto sujeita-se ao prazo prescricional estabelecido no Código Civil.

  9. d) O inadimplemento da obrigação tributária pela sociedade gera, por si só, a responsabilidade solidária do sócio-gerente. e) A citação por edital na execução fiscal é cabível quando frustradas as demais modalidades.

  10. 05 - Tendo havido enchente em certo Município, a lei determinou que os créditos tributários definitivamente constituídos à data de sua publicação ficariam extintos independentemente de pagamento, bastando requerimento do contribuinte demonstrando ter seu imóvel sido danificado pelas águas. Trata-se de hipótese de a) moratória; b) anistia; c) isenção; d) remissão; e) compensação.

  11. 06 - No caso de infrações que decorram direta e exclusivamente de dolo específico, a responsabilidade do agente é a) subsidiária; b) solidária; c) complementar; d) pessoal;.

  12. 07) Duas pessoas são proprietárias de um mesmo imóvel urbano, embora em frações desiguais. Sob o ponto de vista do IPTU, pode-se afirmar que seu pagamento é da responsabilidade a) de ambos, proporcionalmente à participação de cada qual; b) do titular do imóvel, que se tiver inscrito como tal; c) principal do proprietário da quota majoritária e subsidiária do outro; d) de ambos, podendo ser exigida de cada um deles a dívida toda; e) solidária de ambos, cabendo porém para o minoritário o benefício de ordem.

  13. 08 - A respeito do Sistema Tributário Nacional e sobre a COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA RESIDUAL, marque a alternativa incorreta: somente a União pode exercer a competência residual tributária; a competência residual tributária para instituir outras fontes de custeio para a seguridade social depende de lei complementar para ser exercida; impostos residuais respeitarão a não cumulatividade; impostos residuais não precisam ter fato gerador e base de cálculo diferente dos impostos já contemplados na Constituição.

  14. 09 - Lei Estadual, publicada em 01.12.2008, alterou, de 3% para 4%, a alíquota do IPVA relativo à propriedade de veículo usado, movido a gasolina. Assinale a alternativa que indique a data que tal aumento pode ser cobrado. (A) 02.03.2009. (B) 01.01.2009. (C) 01.01.2010. (D) 02.12.2009. (E) 31.12.2008.

  15. 10 - A Cia. de Limpeza do Município de Trás os Montes, empresa pública municipal, vendeu um imóvel de sua titularidade situado na rua Dois, da quadra 23, localizado no nº 06. Neste caso, o novo proprietário: a) não paga o imposto de transmissão de bens imóveis, em função de ser bem público. b) fica isento do imposto predial e territorial urbano, ante a imunidade do patrimônio público. c) paga o IPTU, mas não paga o ITBI, uma vez que, nesta última hipótese, quem transmite a propriedade do bem é empresa pública. d) fica obrigado a pagar todos os tributos que recaiam sobre o bem.

  16. 11 - Semprônio dos Santos é proprietário de um sítio de recreio, local destinado ao lazer, na área de expansão urbana, na região serrana de Paraíso do Alto. A área é dotada de rede de abastecimento de água, rede de iluminação pública e esgotamento mantidas pelo município, embora não existam próximos quer escola, quer hospitais públicos. Neste caso Semprônio deve pagar o seguinte imposto: a) o IPTU, por ser área de expansão urbana, dotada de melhoramentos. b) o ITR, por ser sítio de recreio, não inserido em área urbana. c) o IPTU, por ser sítio, explorado para fins empresariais. d) o ITR, por não haver escola ou hospital próximos a menos de 3km do imóvel.

  17. 12 - Pizza Aqui Ltda., empresa do ramo dos restaurantes, adquiriu o estabelecimento empresarial Pizza Já Ltda., continuando a exploração deste estabelecimento, porém sob razão social diferente – Pizza Aqui Ltda. Neste caso, é correto afirmar que: • a Pizza Aqui responde solidariamente pelos tributos devidos pela Pizza Já, até a data do ato de aquisição do estabelecimento empresarial, se a Pizza Já cessar a exploração da atividade. • caso a Pizza Já prossiga na exploração da mesma atividade dentro de 6 (seis) meses contados da data de alienação, a Pizza Aqui responde subsidiariamente pelos tributos devidos pela Pizza Já Ltda. até a data do ato de aquisição do estabelecimento.

  18. c) caso a Pizza Já mude de ramo de comércio dentro de 6 (seis) meses contados da data de alienação, então a Pizza Aqui será integralmente responsável pelos tributos devidos pela Pizza Já até a data do ato de aquisição desta. d) caso o negócio jurídico não fosse a aquisição, mas a incorporação da Pizza Já pela Pizza Aqui, esta última estaria isenta de qualquer responsabilidade referente aos tributos devidos pela Pizza Já até a data da incorporação.

More Related